A verdadeira razão para o seu gato massajar

A verdadeira razão para o seu gato massajar

Já se deparou com o seu gato estar no seu colo e começa a massajar as suas pernas?

Alguma vez já lhe aconteceu ter o seu gato no seu colo e ao mesmo tempo em que ele ronrona começa a massajar as suas coxas com as suas patas? Certamente que este acto já não é novidade para si. Ele esfrega as suas patinhas e flexiona os seus dedos numa repetição lenta. Esta abertura e fechamento dos dedos das patas é conhecida como massajar. De alguma forma sabe o que significa massajar. Mas por que os gatos realmente fazem isso?

O massajar de gato

Este comportamento é mais simples comparando com outras coisas que os nossos gatos fazem. Massajar é um acto que vem desde o tempo em que o gatinho está na fase da amamentação e faz com que o movimento das suas patas minúsculas estimule as glândulas mamárias da mãe gata para libertar o leite.

Os gatos não são animais de produção e ainda dependem do toque dos seus gatinhos para ajudar a libertar o fluxo de leite. Massajar é uma habilidade da sobrevivência dos gatinhos bebés que dependem do leite da sua mãe exclusivamente por muitas semanas.

A posterior o nosso gato cresce em adulto nas nossas casas e já não dependem da sua mãe. Mas o seu cérebro básico ainda se lembra. Numa situação de relaxamento, o seu gato sente-se seguro e quente, e o seu cérebro recorda as suas primeiras experiências semelhantes. As suas patas respondem à memória e começam a masssajar. Se não tiver as garras aparadas, o massajar pode ser desconfortável para si, mas não significa de todo que o seu gato o queira magoar.

 

Amassar não parece ser um reflexo real, que seja uma resposta que ocorra a um estímulo sem ter que envolver o cérebro. Por exemplo, a “resposta do joelho-empurrão” ocorre tão rápido que você nem sequer tem tempo para pensar sobre isso. Massajar, ao contrário de um reflexo, é uma resposta que requer o cérebro do seu gato e é uma reação verdadeiramente comportamental.

A abertura rítmica e o fecho dos dedos é uma resposta muito natural para que ele se sinta seguro, quente e acolhido.

O Blog Universo de gatos não assume qualquer responsabilidade pelo conteúdo desta página.

Este conselho não é um substituto a uma consulta adequada com um veterinário e destina-se apenas como um guia. Entre em contato com o seu veterinário local para aconselhamento ou tratamento imediato se estiver preocupado com a saúde do seu animal de estimação – mesmo que estejam encerrados, existe hospitais que dispõem de turnos diurnos e noturnos. Descubra mais sobre o que fazer em um fora de horas de emergência.

Veja também:

5 Maneiras de criar amizade com gato
Gato massaja a barba do seu dono 
O ronronar dos gaos cura doenças

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

gato afofar, gato amassa, gato amassa o pãozinho, gato amassar, gato amassar o pão, gato faz massagem no dono, massajar de gato


Nídia Silva

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Mantém-te ligada

Junta-te a comunidade e subscreve à newsletter semanal, assim ficas a par das últimas novidades.

© 2019 Universo de Gatos de Nídia Silva com ❤ Todos os direitos reservados