Conheça algumas técnicas que poderá aplicar para introduzir o seu gatinho no seu espaço.

Tenho um novo gatinho e agora?

Ao adotar um gatinho a sua casa é um novo lugar para o seu gatinho explorar.

Dependendo da sua personalidade o seu gatinho irá precisar de tempo de adaptação. Conheça algumas técnicas que poderá aplicar ao acolher um novo gatinho.

Nenhuns animais de estimação existentes

Se não tiver outros animais domésticos, integrar um gatinho novo em sua casa é uma questão bastante simples. Automaticamente fará dele um novo membro da família e sem dúvida lhe trará momentos muito felizes.

Adaptação ao espaço

Lembre-se de que a sua casa é um lugar estranho para o seu gatinho, e dependendo do seu feitio, ele vai precisar de tempo para se ajustar e adaptar. O gatinho pode ter vindo de uma fat onde foi tomado algum cuidado em querer ligá-lo aos seres humanos. Por outro lado, muitos gatinhos passam as suas primeiras semanas num abrigo com outros gatos, jovens e adultos. O seu novo gatinho vai exigir muito amor e paciência. O cuidado em fornecer estas necessidades ajudará a aliviar os medos do seu gatinho no seu novo ambiente.

Reserve uma área privada, com uma cama, comida e uma caixa de areia para o seu gatinho. Não tem que ser um quarto inteiro, mas pode ser um canto protegido fora da atividade normal do quarto. Chamamos isto de “Sala Segura”.

 

Dê um espaço novo ao gatinho quando ele precisar é muita atenção amorosa quando pedir.

Integração com outros animais existentes

Se tem cães e /ou gatos existentes na sua família, em primeiro lugar, é importante ficar de quarentena o recém-chegado até que tenha sido visto pelo seu veterinário, de forma a evitar a propagação de doenças ou parasitas. Em geral os gatinhos muitas vezes têm ácaros nas orelhas, pulgas e outros parasitas. Infelizmente, eles podem ser portadores De FIV ou FeLV. Os gatinhos adotados de abrigos por vezes têm (infecções respiratórias superiores). Mesmo quando são gatinhos de criadores, ocasionalmente, podem ter problemas de saúde e têm um período de incubação até três ou quatro semanas.

Coloque o seu gatinho num quarto seguro separado por alguns dias. Certifique-se de que ele tem a sua própria cama, prato de comida e água, e caixa de areia. Depois de ter sido visto pelo seu veterinário, poderá abrir a porta do seu “quarto” aos poucos, para permitir que os outros gatos o conheçam. Esfregue-o com uma toalha para transmitir o seu cheiro, em seguida, coloque a toalha na área de dormir dos gatos existentes. Aos poucos eles vão se acostumar com o cheiro. Inverta a tática, dando-lhe uma toalha ou cobertor com o cheiro dos seus gatos mais velhos. Em alguns dias você poderá colocá-lo numa transportadora e permitir que os outros gatos o cheirem.

Não apresse as coisas, mas forneça momentos em que os gatos mais velhos e o novo gatinho compartilhem atividades prazerosas. Dentro de uma semana ou duas semanas,o seu novo gatinho deverá estar adaptado aos outros animais. A chave é não apressar as coisas e dar a ambos os lados muita atenção individual.

Veja também:

5 Maneiras de criar amizade com gato
Gatinhos quais os cuidados a ter
3 Dicas como fazer o seu gato o amar mais

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

adoptar gatinho, gatinho, gatinhos, novo gatinho


Nídia Silva

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Mantém-te ligada

Junta-te a comunidade e subscreve à newsletter semanal, assim ficas a par das últimas novidades.

© 2019 Universo de Gatos de Nídia Silva com ❤ Todos os direitos reservados