Tudo sobre o miar dos gatos

Tudo sobre o miar dos gatos

A importância da comunicação no mundo dos felinos.

Os gatinhos têm várias maneiras de comunicar para despertar a nossa atenção. Eles são capazes de fazer vários tipos de ruídos incluindo assobio, rosnando, miando, ronronando e chilrear. Um gato utiliza o miar para comunicar com os humanos. Ainda que algumas raças sejam mais vocais que outras, o miar é a linguagem que prevalece em todos eles. Neste artigo iremos perceber alguns dos motivos para este tipo de comunicação.

Porque os gatos miam e o que significa?

Podemos ter pistas do nosso gato e decifrar algumas das coisas que está tentando nos dizer. Por exemplo:

Fome: Se andarmos na cozinha, ao abrirmos a porta da despensa onde está a comida ele corre para si miando, sabemos que ele nos quer dizer que está com fome.

Deixe-ma sair: Tal como nós gostamos de liberdade, os gatos também adoram dar os seus passeios. Por vezes eles miam apenas para nos dizerem que querem sair…se tivermos sorte, ele vai nos dar um “obrigado” miado quando passar por nós.

Regresso a Casa “Bem-vinda”: Muitas das vezes, quando voltamos para casa do trabalho, abrimos a porta a um gato de olhos sonolentos que olha para cima e nos cumprimenta com um “Olá” miado.

Onde estás tu? / Eu sinto a tua falta: o miar também pode ser um indicador de que algo está errado. Tivemos uma gata birmanês, Misha que perdeu o seu companheiro felino. Ela andava pela rua a miar,  sentia a falta dele e miava na espetativa de o encontrar.

Ei, eu estou aqui, tira a atenção do teu livro e dá-me miminhos: Atenção é outra razão para miarem. Se o seu gato sentir que está a ser ignorado por nós e quer ser acariciado por exemplo, ele vai miar e andar á sua volta até que lhe dê um miminho.

 

Estou sozinho e com medo: gatos chateados, stressados, aflitos podem miar excessivamente. Um exemplo é quando traz um novo gatinho para casa. Ele pode, inicialmente, miar melancolicamente na porta. Se trouxe um novo gatinho para casa que é instável, envolva-o num cobertor quente, ou melhor ainda, deixe-o consigo nas primeiras noites. Ele sente a falta da sua mãe e dos irmãos e apenas precisa receber algum conforto extra de si.

Cio: as gatas em fase de cio também costumam ter uma forma de miar muito característica para atrairem um companheiro do sexo masculino.

Alguns donos adoram um gato comunicativo, outros preferem-nos com uma personalidade forte, mas que sejam silenciosos. Se está na fase de procura faça uma pequena pesquisa e pergunte se a raça é comunicativa ou não. Saiba quais são as raças tranquilas e quais são as mais ativas para que ambos gato e proprietário sejam felizes.

  

“O meu gato normalmente é tranquilo e começou a miar o tempo todo”

Resposta: Por vezes o miar pode ser um indicador de que algo não está certo. Se tem um gato normalmente tranquilo que de repente começa a miar ou caso contrário um gato falante que se torna tranquilo, pode muito bem significar que ele não está bem. Quaisquer alterações ao comportamento normal garantem um check-up com o veterinário. Mesmo que o seu gato pareça bem, pode haver uma causa subjacente que não se tornou evidente ainda. Um estudo precoce é sempre importante para seu gato e sua saúde.

Por vezes o miar pode indicar que algo não está bem

O miar pode aumentar à medida que o seu gato avança em anos. Isto é porque os outros sentidos, como visão e audição estão se deteriorando e ele pode estar se sentindo ansioso ou confuso.
Contudo o seu gato pode também estar sentindo mal-estar e / ou estar com dor. Problemas urinários são uma causa comum de miar em gatos. Se ele está lutando para urinar ou sentindo dor ao urinar, ele pode miar enquanto está tentando usar a caixa de areia. Esta é uma bandeira vermelha definitiva e você deve levar imediatamente o seu gato ao veterinário. Isto pode rapidamente tornar-se uma emergência médica.
Um novo gato se movendo para o bairro e entram no território do seu gato pode causar uma mudança repentina na miando como o gato se torna frustrado que seu remendo está sendo invadida por um recém-chegado. Mesmo com animais selvagens, como os gambás, aves etc. Se for esse o caso, tentar bloquear o seu gato de ver o intruso se possível (fechar cortinas em uma noite, mantendo-o em outro quarto).
Seu gato pode ser furado quando você ir para a cama. Se possível, envolver nele lotes durante o dia com jogos e atividades para que ele seja mais provável que seja cansado em uma noite.
Fome. Certifique-se de colocar uma tigela de algo para roer antes de ir para a cama para que ele não está com fome.
Solidão. Ele pode muito bem ser solitário.

Noite miando tempo / manhã:

Muitos donos de animais contactar-me perguntando como parar o seu gato de acordá-los em 5:00 por miando na porta. Os gatos são crepuscular, o que significa que eles são mais ativos ao entardecer e amanhecer. Então, enquanto nós estamos olhando para a frente para um sono fim de semana bem merecido, nosso companheiro felino pode ter outras ideias e gostaria que você sair da cama e alimentos para animais e / ou jogar com ele. Uma maneira de superar isso é colocar para fora algum alimento seco para ele na noite anterior, de modo que ele tem algo para fazer um lanche enquanto você dorme. A pior coisa que você pode fazer nesta situação é de se levantar e alimentar o gato / jogo com ele. Tudo o que você está dizendo é que miando acabará por resultar em ele conseguir o que queria. A melhor maneira de lidar com um gato que mia excessivamente durante a manhã noite / início é ignorá-la. Se possível, desligue-o em uma parte diferente da casa para você e certifique-se que ele tem um pouco de comida e brinquedos para mantê-lo ocupado até que esteja pronto para sair da cama.

O Blog Universo de gatos não assume qualquer responsabilidade pelo conteúdo desta página.

Este conselho não é um substituto a uma consulta adequada com um veterinário e destina-se apenas como um guia. Entre em contato com o seu veterinário local para aconselhamento ou tratamento imediatamento se estiver preocupado com a saúde do seu animal de estimação – mesmo que estejam encerrados, existe hospitais que dispõem de turnos diurnos e noturnos. Descubra mais sobre o que fazer em um fora de horas de emergência.

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

curiosidades, gato mia muito, gatos, gatos de casa, gatos domésticos, gatos e alimentação, gatos e energia, miar, miar excessivo


Nídia Silva

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Mantém-te ligada

Junta-te a comunidade e subscreve à newsletter semanal, assim ficas a par das últimas novidades.

© 2019 Universo de Gatos de Nídia Silva com ❤ Todos os direitos reservados