Grandes dicas para treinar o seu gato

Treinar o seu gato – Grandes dicas!

Sabia que pode treinar o seu gato? Pode ensinar-lhes comportamentos úteis, assim como truques.

Comparando com os cães existem algumas diferenças entre a forma como deve treinar o seu gato. Os gatos não são tão susceptíveis de serem motivados através do elogio conforme os cães. Os gatos não trabalham tanto em parceria com os seus companheiros humanos. Mas isto não significa que eles não possam ser grandes estrelas. Com os métodos adequados e um pouco de criatividade da sua parte, o seu gato em breve irá surpreendê-lo com as coisas que ele pode aprender.

X

1. Não deve punir o seu gato

Deve treinar o seu gatinho com novos comportamentos através de um treino positivo, baseado em recompensas. Punição e domínio não são métodos saudáveis, nem sequer são eficazes. “A punição cria stresse, e o stresse é uma das causas mais comuns dos problemas de comportamento em gatos.

2. Dê ao seu gatinho guloseimas como recompensa

Os melhores reforços que pode usar são guloseimas para gatos. “As minha gatas adotivas gostam de treinar comigo”  “No entanto elas não obedecem com qualquer guloseima. Elas preferem as guloseimas húmidas sem dúvida alguma”. Muitos gatos precisam de algo especial para motivá-los. Dê-lhe guloseimas como recompensa mas aquelas que ele mais aprecia para obter o seu emprenho.

3. Prática, prática, prática … mas não exagerada

Repita o processo de formação várias vezes seguidas para que o seu gato perceba o motivo de estar a ser recompensado. Ensine apenas um truque de cada vez e limite sessões de 10 a 15 minutos de prática. Poderá, no entanto, repetir a rotina novamente no dia seguinte de modo a treinar o seu gato a não se esquecer do que aprendeu.

 

4. Tente usar um som para reforçar o que ele fez correto e por fim reduza o tempo de guloseimas

É importante salientar que o seu gato merece ser recompensado assim que o treinar e executar a ação desejada. Mas por vezes pode ser difícil para alguns perceberem a tempo em que momento ele deve receber o seu prémio. Um som pode ajudar a fazer perceber ao gato que o que ele acabou de fazer foi bom. Após algumas vezes ele vai aprender que o som significa coisas boas e por fim esse ruído pode ser sua própria recompensa.

5.Uma vez que o seu gato tem dominado completamente o seu primeiro truque, passe para os próximo.

Use as guloseimas e o seu som, pode introduzir truques comuns como “baixar”, “ficar” e “vir”. Seja criativo. Pode também optar por treinar o gato a andar numa trela.

Se tiver dificuldades no ensino, entre em contato com um instrutor na sua área. Certifique-se que ele ou ela tem experiência em trabalhar com os gatos. Certifique-se também que qualquer pessoa que você contratar não utiliza a punição nos seus treinos.

O Blog Universo de gatos não assume qualquer responsabilidade pelo conteúdo desta página.

Este conselho não é um substituto a uma consulta adequada com um veterinário e destina-se apenas como um guia. Entre em contato com o seu veterinário local para aconselhamento ou tratamento imediato se estiver preocupado com a saúde do seu animal de estimação – mesmo que estejam encerrados, existe hospitais que dispõem de turnos diurnos e noturnos. Descubra mais sobre o que fazer em um fora de horas de emergência.

Veja também:

Tenho um novo gatinho e agora?
Treino e disciplina para o seu novo gatinho
Preparado para um novo gatinho?

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

Deixar Mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *