gato_com_caspa

Como tratar caspa num gato

Semelhante aos seres humanos, gatinhos podem sofrer de alguns transtornos no couro cabeludo, como a caspa.

 

A caspa no gato é o resultado de pele seca. Pode ser ainda provocada por algum tipo de dermatite alérgica – uma reação a algo que faz com que a pele do gato esteja seca, com coceira ou escamosa.

Um gato pode não demonstrar ao seu dono que tem caspa por isso é importante descobrir o que está a causar e tratar o problema. Se não for tratada, a caspa pode ser tão desconfortável que o gato pode até fazer arranhões nas sua própria pele, correndo o risco de contrair uma infecção.

Por vezes pode ser difícil determinar a causa da dermatite alérgica. Pode ser causada por uma infestação parasitária, como a micose, carrapatos ou ácaros. O seu gato pode estar sensível ou stressado, pode ser alérgico a um novo alimento ou algum produto de higiene pessoal. Pode até ser devido a algo tão simples como o ar estar muito seco no interior no inverno. Se sentir que o ar está seco em sua casa e a sua pele está seca e ressequida, você crer que provavelmente o seu gato está a sofrer do mesmo problema. A humidificação não só irá  livrar o problema da caspa, como também irá reduzir a eletricidade estática no revestimento do seu gato e a probabilidade de resfriados de inverno. Esta é a correção mais fácil para os problemas de caspa em gatos.

Após descobrir qual o melhor tratamento para a causa da caspa do seu gato, conseguirá ajudá-lo a se sentir mais confortável enquanto a caspa desaparece. Procure produtos de higiene indicados para gatos com pele seca. Se o seu gato não tolera o banho, você poderá pelo menos usar uma loção ou intensificar a sua rotina de escovação para distribuir a gordura que o seu pêlo liberta. Poderá ainda precisar de fazer uma mudança na sua dieta ou adicionar um suplemento de ácido graxo também.

Agumas das causas de caspa no gato

. Parasitas

. Ácaros como por exemplo (Cheyletiella) 

. Pele sensível provocada por excesso de sol

 

. Ar seco

. Mudança na comida

. Produto de higiene não adequado

. Stress

. Mudanças

 

O Blog Universo de gatos não assume qualquer responsabilidade pelo conteúdo desta página.

Este conselho não é um substituto a uma consulta adequada com um veterinário e destina-se apenas como um guia. Entre em contato com o seu veterinário local para aconselhamento ou tratamento imediato se estiver preocupado com a saúde do seu animal de estimação – mesmo que estejam encerrados, existe hospitais que dispõem de turnos diurnos e noturnos. Descubra mais sobre o que fazer em um fora de horas de emergência.

Veja também:

5 Maneiras de criar amizade com gato
Gatinhos quais os cuidados a ter
3 Dicas como fazer o seu gato o amar mais

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

caspa em gato, caspa no gato, causas de caspa no gato, dermatite gato, gato com caspa, gato com pele seca, seborreia em gato, tratar caspa no gato


Nídia Silva

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Mantém-te ligada

Junta-te a comunidade e subscreve à newsletter semanal, assim ficas a par das últimas novidades.

© 2019 Universo de Gatos de Nídia Silva com ❤ Todos os direitos reservados