É possivel manter um gato em casa com toxoplasmose?

Tenho toxoplasmose, posso ter gatos?

Quem tem toxoplasmose pode ter gatos?

Num artigo anterior já foi falado que a toxoplasmose é uma infecção criada por um parasita chamado Toxoplasma gondii. Embora muita gente pense que a toxoplasmose esteja associada unicamente aos gatos, existem outros fatores de risco que desenvolvem a toxoplasmose. Neste artigo iremos falar acerca desses risco assim como a possibilidade de ter gatos mesmo com toxoplasmose.

A Toxoplasma infecção ocorre por:

Comer carne mal cozida, contaminada (especialmente carne de porco, cordeiro e carne de veado).
Ingestão acidental de carne mal cozida e contaminada após manuseá-la e não lavar as mãos cuidadosamente ( o Toxoplasma não pode ser absorvido pela pele intacta).
Comer alimentos contaminados por facas, utensílios, tábuas de corte e outros alimentos que tiveram contato com carne crua e contaminada.
Água potável contaminada com Toxoplasma gondii .
Engolir acidentalmente o parasita através do contato com fezes de gato que contêm Toxoplasma. Isto pode acontecer limpando a caixa de areia de um gato quando o gato derramou Toxoplasma em suas fezes
Tocando ou ingerindo qualquer coisa que tenha entrado em contato com fezes de gato que contenham Toxoplasma.
Acidentalmente ingestão de solo contaminado (por exemplo, não lavar as mãos depois de jardinagem ou comer frutas não lavadas ou legumes de um jardim).
Transmissão de mãe para filho (congênita).
Receber um transplante de órgão infectado ou sangue infectado por transfusão, embora isso seja raro.

Se eu estou em risco, posso manter meu gato?

Sim, você pode manter o seu gato se é uma pessoa em risco para uma infecção grave (por exemplo, se tiver um sistema imunológico enfraquecido ou estiver grávida). No entanto, existem várias precauções de segurança para evitar a exposição a Toxoplasma gondii :

 

Certifique-se de que a caixa de areia do gato é trocada diariamente. O parasita do Toxoplasma não se torna infeccioso até 1 a 5 dias depois que é derramado nas fezes de um gato.
Se está grávida ou está imunocomprometida:
Evite trocar a liteira do gato, se possível. Se ninguém mais pode executar a tarefa, use luvas descartáveis ​​e lave as mãos com sabão e água morna depois.
Mantenha os gatos em ambientes fechados.
Não adote ou lide com gatos vadios, especialmente gatinhos. Não obtenha um gato novo enquanto estiver grávida.
Alimente os gatos apenas com alimentos enlatados ou secos comerciais ou comida de mesa bem cozida, não cruas ou mal cozidas.
O seu veterinário pode responder a quaisquer outras perguntas que possa ter sobre o seu gato e o risco de toxoplasmose.

O Blog Universo de gatos não assume qualquer responsabilidade pelo conteúdo desta página.

Este conselho não é um substituto a uma consulta adequada com um veterinário e destina-se apenas como um guia. Entre em contato com o seu veterinário local para aconselhamento ou tratamento imediato se estiver preocupado com a saúde do seu animal de estimação – mesmo que estejam encerrados, existe hospitais que dispõem de turnos diurnos e noturnos. Descubra mais sobre o que fazer em um fora de horas de emergência.

Veja também:

5 Maneiras de criar amizade com gato
Gatinhos quais os cuidados a ter
3 Dicas como fazer o seu gato o amar mais

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

tenho toxoplasmose, toxoplasmose


Nídia Silva

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Mantém-te ligada

Junta-te a comunidade e subscreve à newsletter semanal, assim ficas a par das últimas novidades.

© 2019 Universo de Gatos de Nídia Silva com ❤ Todos os direitos reservados