Será que os gatos hibernam no inverno

Os gatos hibernam no inverno?

A temperatura no exterior está caindo, os dias ficando mais curtos e os seus gatos parecem menos brincalhões…

Estão frios, doentes ou simplesmente os gatos hibernam? Aqui estão algumas informações que podem ajudá-lo a determinar o que está acontecendo com seu gato nos meses de inverno.

Os gatos hibernam?

Os gatos dormem quinze a vinte horas por dia, não importa a época. Como predadores, eles estão predispostos a estar ativos ao redor do crepúsculo – a hora do dia em que a sua presa é mais provável estar fora e próxima. A sobrevivência significa que a maioria da sua energia tem que ser gastada na caça. Todo esse funcionamento requer muito sono para construir as suas reservas de energia. É por isso que a maioria dos gatos ou cochilam ou estão num sono profundo durante todo o dia ou durante as horas mais escuras da noite.

Por outras palavras, eles adaptam o seu padrão de sono ao redor das refeições. Para os gatos domésticos, significa que dormem durante o dia quando os seus donos não estão em casa e devem ficar ativos durante a noite. Os gatos ajustam o seu comportamento por uma série de razões, incluindo o horário dos seus proprietários, quanto eles são alimentados e com que frequência e até mesmo a quantidade de luz que recebem durante o dia. Apetite, padrão de sono e energia podem mudar de estação para estação.

Apesar da sua sensibilidade ao ambiente, os gatos na natureza não entram em verdadeira hibernação. Os gatos grandes evoluíram crescendo com um revestimento mais grosso, e continuam a caçar e a comer durante todo o inverno. Os gatos selvagens também são ativos durante todo o ano. Em climas mais frios, eles também podem precisar de ajuda de cuidadores humanos para sobreviverem ao Inverno. Orelhas e patas frias, falta de energia e uma frequência cardíaca mais lenta são todos os sintomas de hipotermia – uma condição perigosa que pode levar à morte.

 

Como assim, o inverno afeta o meu gato internamente?

Alguns acreditam que os gatos domésticos podem sofrer de depressão sazonal. Se o comportamento de um gato for afeiçoado pela exposição à luz natural, o início do inverno pode afetá-los adversamente, também. Além de uma queda na temperatura, o inverno traz mudanças de estilo de vida, incluindo mudanças nos horários das famílias, fim do horário de verão e festas.

Aqui deixamos algumas dicas para ajudar o seu gato indoor a lidar com o frio até à Primavera:

  1. Deixe uma luz ou abra as cortinas antes de sair para o trabalho para que o seu gato não esteja preso numa casa escura durante todo o dia.
  2. Dê ao seu gato um lugar quente para dormir como uma cama semi-fechada ou aquecido.
  3. Certifique-se que a sua cama de gato não é colocada muito perto de um aquecedor.
  4. Brinque com ele com frequência, especialmente naqueles dias em que tudo o que você quer fazer é se aconchegar no sofá chávena de chocolate quente.
  5. Fique de olho nos gatos mais velhos. A artrite e outras doenças relacionadas com a idade podem surgir durante os meses mais frios.
  6. Os gatos são conhecidos por serem estóicos sobre o seu desconforto, por isso cabe a nós antecipar as suas necessidades, especialmente durante o inverno. Eles não podem hibernar, mas tal como nós, eles podem ficar frios. Se notou mudanças no comportamento do seu gato durante o inverno, Conte-nos nos comentários abaixo!

O Blog Universo de gatos não assume qualquer responsabilidade pelo conteúdo desta página.

Este conselho não é um substituto a uma consulta adequada com um veterinário e destina-se apenas como um guia. Entre em contato com o seu veterinário local para aconselhamento ou tratamento imediato se estiver preocupado com a saúde do seu animal de estimação – mesmo que estejam encerrados, existe hospitais que dispõem de turnos diurnos e noturnos. Descubra mais sobre o que fazer em um fora de horas de emergência.

Veja também:

5 Maneiras de criar amizade com gato
Gatinhos quais os cuidados a ter
3 Dicas como fazer o seu gato o amar mais

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

gatinhos inverno, gatos hibernam, gatos no inverno, hibernação


Nídia Silva

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

Comentário

  • Ola boa tarde estou preocupada com o meu gato quase não come e está muito mole só quer estar deitado ele tem 2 anos e o normal dele é estar sempre a brincar e a correr e saltar e agora está muito quieto será se pudessem me ajudar agradecia obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Mantém-te ligada

Junta-te a comunidade e subscreve à newsletter semanal, assim ficas a par das últimas novidades.

© 2019 Universo de Gatos de Nídia Silva com ❤ Todos os direitos reservados