Como preparar o seu gato de estimação para a chegada do bebé

Preparar o seu gato de estimação para a chegada do bebé

Muitas pessoas dizem que um gato de estimação é como ter outro filho.

1. Preparando o seu gato de estimação para a chegada do seu bebé

Assim que souber que o seu bebé vem a caminho, comece a organizar as futuras mudanças! O seu gato de estimação também necessita de estar preparado para a nova chegada, pois vão surgir alterações no ambiente doméstico e na rotina. Com um pouco de método, poderá habituar o seu animal de estimação ás mudanças com bastante antecedência, para que o seu gato não note qualquer diferença assim que o bebé chegar. Comece por fazer os preparativos quatro meses antes do nascimento. Toda a família pode usufruir dos benefícios de ter um gato de estimação, seguindo o conselho neste artigo.

2. Manipulando o seu gato de estimação com afetos

Todos os gatos são diferentes quando se trata de manipulação. Alguns ficam felizes por serem acariciados em todo o lado, enquanto outros só gostam de receber carinhos na cabeça ou nas patas. É comum que a maioria dos gatos seja sensível ao redor da área do estômago e da cauda. Se o seu gato não gostar de ser tocado em determinadas áreas, terá que estar atento a isso quando o seu bebé se tornar mais móvel, pois os bebés podem inconscientemente irritar o seu gato.

Evite aplicar jogos que envolvam as suas mãos, por mais tentadoras que sejam! Mesmo que o seu gato seja meigo quando brinca, é sempre melhor usar brinquedos, em vez disso para o seu gato de estimação não associar as mãos ou os dedos a objectos.

3. Alimente o seu gato num local longe do bebé

Quando o seu bebé começar a gatinhar e explorar, os alimentos para gatos podem provocar uma atração irresistível. Desta forma habitue o seu gato a comer numa área, onde o seu filho não possa alcançar.

4. Um lugar tranquilo para se recolher

É provável que tenha muitos visitantes quando o seu novo bebé chegar, incluindo familiares e amigos. Alguns gatos sociáveis ​​podem desfrutar da atenção extra que eles recebem dos visitantes, enquanto outros podem ficar stressados se for algo que eles não estejam acostumados. Os gatos sempre devem ter um lugar calmo e seguro para se recolherem sempre que precisarem de descansar. Isto será especialmente importante para eles após o bebé chegar. Os gatos preferem lugares altos, escuros e isolados que têm uma boa visão das atividades domésticas. Um poste de arranhador alto com níveis extras ou uma prateleira alta é o ideal. Incentive-o a usar essas áreas, colocando algumas guloseimas saborosas e roupinhas de cama.

 

5. Adaptar o gatinho aos sons de bebé

Para ajudar a preparar o seu animal de estimação para os sons que os bebés fazem, reproduza gravações de um bebé a chorar, a dar gargalhadas e a gritar por curtos períodos de tempo durante o dia. Inicialmente, o som deve ser apenas audível, aumentando o volume gradualmente à medida que o seu gato se acostumar com estes ruídos. É importante que ele se sinta calmo e relaxado com os sons antes de aumentar o volume, então lembre-se de levar este processo lentamente.

6. O sentido do olfacto

O sentido primário de um gato é o cheiro, então os novos produtos e objetos comprados podem ser um momento particularmente desafiador e ameaçador para eles. Habitue o seu gato aos cheiros de bebé, sabonetes, shampôs e leite, usando-os nos meses que antecedem á chegada do bebé. Os objectos como berços, cadeiras e tapetes devem estar instalados antes do seu bebé nascer.

7. Separar brinquedos de bebé e de gato

Os brinquedos para gatos e os brinquedos para bebés são muitas vezes feitos de materiais similares. Alguns brinquedos produzem o mesmo tipo de ruído, como guizos. Arrume-os, mas lembre-se de os colocar disponiveis pelo menos 15 minutos por dia e brinque com o seu gatinho.

8. Como o seu animal reagirá ao seu novo bebé?

Se o seu animal de estimação já presenciou a chegada de um novo bebé, e lidou bem com a situação, provavelmente não deverá ter muitos problemas. No entanto, se esta é a primeira vez, coloque a si própria estas questões: Uma vez que o bebé vem, quero excluir o gato de algumas áreas da casa? O meu animal de estimação possui algum problema comportamental? Se assim for, eles podem piorar quando um bebé chegar. Deve entrar em contato com o seu veterinário para uma consulta de aconselhamento comportamental para animais de estimação.

 

animal de estimação, gatinho de estimação, gato, gato de estimação


Nídia Silva

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Mantém-te ligada

Junta-te a comunidade e subscreve à newsletter semanal, assim ficas a par das últimas novidades.

© 2019 Universo de Gatos de Nídia Silva com ❤ Todos os direitos reservados