Porque gostam os gatos de arranhar?

Porque gostam os gatos de arranhar?

Os gatos adoram arranhar e utilizar as suas garras para subir cortinas, coçar nos tapetes, carpetes, pernas de cadeira e fazer algumas outras coisas que se podem revelar um pouco chatas para nós.

Mas por que adoram os gatos agarrar e puxar utilizando as suas garras ao seu redor? Muitas pessoas pensam que os gatos fazem isso para que eles possam manter as suas unhas agradáveis e afiadas.

No entanto, alguns estudos têm revelado que os nossos amigos felinos realmente arranham as coisas para conseguirem comunicar.

Fique a saber porquê os gatos gostam de arranhar

Certamente deve ter reparado em algumas posições quando o seu gato está arranhar. Uma pesquisa realizada mostrou que o comportamento nos gatos é de facto a sua forma de mostrar ao mundo o que eles estiveram a fazer e onde estiveram.

Contudo, os gatos também podem arranhar apenas para esticar as pernas e não há nada mais agradável do que ver o nosso companheiro felino a estender-se de um modo tão lento e elegante.

Arranhador para gatos

Gateiro que é gateiro de certeza que tem um arranhador em casa. Vários arranhadores existem à venda de acordo com as preferências de um gato.

Os gatos gostam de arranhar de várias formas, uns gostam de arranhar para cima e para bais,  outros para os lados e ainda podem gostar de arranhar em angulo.

Por este motivo, antes de escolher um arranhador tente observar de que forma o seu gato gosta de arranhar.

Para longa durabilidade, escolha arranhadores firmes e resistentes, porque no caso de serem leves, o seu gato pode rejeitar o arranhador e em vez disso preferir o sofá e a poltrona da casa.

Se encontra diversas vezes o seu gato a arranhar os seus móveis, cortinas e afins, sugerimos que invista num arranhador bem feito, de boa qualidade e com plataformas divertidas, para que o seu gato tenha foco no arranhador e não nos seus belos móveis.

Dado isto, precisa de escolher o arranhador perfeito para que após várias utilizações não se danifique. Os gatos geralmente gostam de se deitar nos arranhadores altos e também os ajuda a desgastar as suas energias pelo simples facto de terem de subir e descer.

Os arranhadores com várias colunas preenchidos com corda de sisal são a escolha ideal, mas é preciso que haja algumas colunas, pois o desgaste será imenso.

O local ideal para colocar o arranhador é próximo de onde eles costumam dormir, desse modo vão dar mais utilidade à plataforma e acabam por descansar também.

Gatos arranham para marcar território

Os gatos têm tendência a frequentar os mesmos lugares favoritos, são fanáticos pela rotina.

Estes locais são facilmente detectados porque  geralmente estão muito bem marcados.

Os gatos têm as suas glândulas odoríferas nas suas patas, por isso, quando eles arranham e se esfregam em qualquer coisa, na verdade estão deixando o seu cheiro para que o mundo saiba que aquele é o seu território e o mesmo se aplica ao mobiliário da sua casa!

 

Arranhar é algum tipo de comunicação entre gatos?

Ainda não está bem definido o que exatamente os gatos estão dizendo uns aos outros quando eles arranham as coisas, mas ambos os gatos fêmeas e machos comportam-se dessa forma seja na sua mobília ou no exterior, ou ainda um objeto favorito como o caso de um belo arranhador.

No entanto, o consenso de opinião é que os gatos machos são mais propícios a arranhar com o objetivo de marcar território ou avisar outros gatos que possam estar próximos de estarem a invadir um outro domínio de gatos.

O que devemos lembrar é que, se o seu gato tem destruído o seu mobiliário, eles não fazem isso para irritar ou perturbar, mas sim porque eles estão tentando se comunicar com o mundo através das suas marcas que vão deixando sobre as coisas!

Então, na verdade, embora todos sabemos sobre as suas glândulas de cheiro do lado da boca de um gato, podem não ter percebido mas os gatos também têm glândulas nas suas patas!

Como impedir que o seu gato estrague os móveis

Se achar que o seu gato está destruindo a sua casa com as suas palhaçadas, então talvez seja hora de tentar fazer algo para reduzir os danos que está causando.

Em baixo estão algumas dicas sobre como estabelecer o que o seu gato pode arranhar na casa:

  • Invista em 2 ou 3 placas preenchidas com corda de sisal que servem de arranhadores e coloque estrategicamente em alguns locais da sua casa certificando-se de que um fica próximo do local onde o seu gato costuma descansar e os outros onde ele costuma brincar.
  • Pode realizar os seus próprios arranhadores, se tem capacidade e tempo para o fazer, acredito será um passatempo engraçado, e de certo ficará com mais qualidade e mais económico que alguns existentes nas lojas comerciais, um artigo muito útil para gastar as energias do seu gato é as 7 formas de entreter o seu gato sem gastar muito dinheiro.
  • Nunca tente forçar o seu gato a usar um arranhador, seja paciente e naturalmente ele vai arranhar por si próprio. Se por algum motivo tiver a pensar usar incentivos como fios ou laser partilhamos outro artigo relativamente a este último acessório os lasers fazem bem ou mal aos nossos gatos?
  • Lembre-se de dar elogios e recompensas a cada vez que o seu gato começar a usar o arranhador, deste modo irá incentivá-los a usar ainda mais!

Os Gatos mais velhos podem ser ensinados?

É possível ensinar um gato velho com muita paciência e truques novos para que eles comecem a usar um arranhador, seja comprado ou realizado por si mesmo.

O caminho a percorrer deverá ser ensinado para que não voltem arranhar os seus móveis, mas sim o arranhador.

Para isso faça o seguinte:
Cobrindo os seus móveis danificados com algum plástico grosso, de modo que quando o seu gato vai para arranhar, por algum motivo existem películas e até mesmo tecidos que não os atraem e que por sua vez não arranham.

Este método será apenas temporário até ele se habituar a dirigir-se ao arranhador.

Coloque o seu arranhador perto dos móveis onde geralmente gostam de arranhar e verifique a sua atitude face ao novo brinquedo e até mesmo ao plástico colocado!

Conclusão

Os gatos são adoráveis e eles têm alguns hábitos muito particulares e únicos.

Se possui um gato activo que adora destruir o seu mobiliário, precisa de entender que eles não estão fazendo isso para irritar, mas sim para marcar o território e, como método de comunicação, sendo este algo da sua natureza felina, a melhor maneira de impedi-los é adquirir objetos e colocar em locais estratégicos.

Acredite, que o seu gato se vai divertir muito e também divertir-lo a si com as suas palhaçadas. E claro, com a vantagem de manter o seu mobiliário seguro!

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

arranhadores, arranhar, gatinhos, gatos, gatos e energia, gatos engraçados, gatos fofos


Nídia Silva

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

Mantém-te ligada

Junta-te a comunidade e subscreve à newsletter semanal, assim ficas a par das últimas novidades.

© 2019 Universo de Gatos de Nídia Silva com ❤ Todos os direitos reservados