Persa e os cuidados a ter

persa cuidados a ter

Gostaria de ter um persa, já sabe os cuidados a ter?

Quem possui um gato persa sabe a exigência e compromisso que existe nesta relação. É necessário ter noções básicas de groomer. O seu pêlo deve ser limpo e escovado diariamente para que esteja em boas condições. Os seus olhos também requerem alguma atenção devido ao lacrimejamento.

Um compromisso para a vida

O gato persa deve ser considerado um animal de estimação apenas de interior o seu temperamento não é o ideal para expor em contacto com animais de exterior.

Deste modo também diminui a probabilidade de apanhar parasitas, que seriam de difícil remoção devido ao seu longo casaco.

A caixa de areia deve estar sempre limpa para que não fique alojado excrementos no seu pêlo e é muito comum o gato persa simplesmente deixar de usar a caixa por falta de higiene.

Uma particularidade realizada por muitos criadores de gato persa é de manter pelo menos parte do escudo grampeado nos quartos traseiros e ao redor do ânus para evitar o acúmulo de fezes.

Como já deve ter percebido, o gato persa faz parte de uma raça que exige um grande compromisso de afeto, cuidados e atenção. Como representante do glamour no mundo felino, vamos confessar algo, o gato persa não precisa de um dono, mas sim de um STAFF.

O seu belo pêlo só se consegue com muito empenho e dedicação, não é uma missão apenas possível para os grandes criadores. Vamos identificar e explicar um pouco sobre os cuidados a ter com o seu gato persa.

Como escovar o seu casaco e evitar os nós ou emaranhados

O gato persa tem um temperamento ameno, no entanto é adequado habituar a ser penteado e escovado desde gatinho. Deve preparar um horário e o melhor momento para o fazer é ao final do dia.

Pentear e escovar não deve demorar mais do que 10 minutos, e é uma ótima maneira de se relacionar com ele.

É mais fácil de preparar o seu gato persa se ele estiver sobre uma mesa, bancada ou até mesmo no seu colo, vai necessitar de um pente normal de dentes largos, pente de pulgas e uma boa escova de aço inoxidável.

Usando gentilmente um pente de dentes largos primeiro, deve pentear a partir da sua cabeça e ir abrindo um caminho para as laterais até à cauda removendo delicadamente sempre qualquer bola, nó ou emaranhado sem nunca puxar.

Vai ter de escovar sob o queixo e na barriga, lembre-se a pelagem deste local é muito fina então deverá ser ainda mais delicado.

Repita o processo agora com um pente de pulgas, mas seja extremamente cuidadoso para não irritar o seu gato. E vai notar que o pêlo fica bem mais macio.

Use agora a escova de aço inoxidável, para remover a camada interna e diluir para fora do revestimento do seu gato persa qualquer excesso de pêlo, deixando assim o topo do casaco saudável.

Esta prática deve ser diária para que assim evite os nós e emaranhados.

Como limpar os olhos e evitar as manchas

O seu gato persa pertence a uma raça braquicéfalo. Tem uma face plana com um nariz curto e grandes olhos redondos.

 

A sua estrutura de rosto faz com que ele tenha lacrimejamento dos olhos e drenagem lacrimal imprópria. Esta drenagem do olho é mais um aborrecimento para o seu gato ao invés de qualquer problema prejudicial.

A quantidade e frequência dos cuidados a ter varia muito de gato para gato. Dependendo do tamanho do seu nariz, o nivelamento do seu rosto e do próprio gato.

Alguns terão de ser limpos imensas vezes ao dia e outros uma vez à semana ou menos ainda.

A bactéria provoca e cria uma mancha de cor ferrugem marron em redor que acaba por ser mais visível no gato persa de cor clara ou branco. Para evitar infeções e coloração é necessário a limpeza ao olho.

Esta limpeza é realizada da seguinte forma vai necessitar de almofadas de algodão que não larguem pêlo, água morna ou soro fisiológico.

Lave bem as mãos com água morna e sabão para remover qualquer sujidade ou germes.

Agora humedeça levemente a almofada de algodão com uma solução de sua escolha e limpe cuidadosamente o local onde se concentra a mancha sempre com movimentos opostos à direção do olho.

Nunca toque ou coloque qualquer solução diretamente sobre os olhos do seu gato persa sem consentimento médico. Use uma nova almofada em cada olho para evitar contaminação cruzada.

Se eventualmente notar que existe pêlos que crescem diretamente contra o olho consulte um médico veterinário pois devem ser penteados ou removidos, de modo que não crie irritação e posteriormente infecção no olho.

Limpar os ouvidos

O seu gato persa pode desenvolver cera excessiva e por vezes torna-se necessário limpar as orelhas.

Geralmente quando existe cera excessiva o seu gato vai começar a coçar e sacudir as orelhas e quando verificar que tem cera seca na orelha e o ouvido sujo, sugerimos dirigir-se a um médico veterinário para evitar o eventual surgimento de otite.

As orelhas são muito sensíveis e devem ser tomadas as devidas precauções. O ouvido externo pode ser limpo também com uma almofada de algodão húmido sem pingo.

É bastante importante amar o seu gato, pois ele está dependo de si para qualquer ação, seja comer, higiene e até mesmo educar. Seja fiel a ele como ele será fiel a si.

História do Gato Persa

Características

Gatos Persa e a sua Personalidade

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

O Blog Universo de gatos não assume qualquer responsabilidade pelo conteúdo desta página.

Este conselho não é um substituto a uma consulta adequada com um veterinário e destina-se apenas como um guia. Entre em contato com o seu veterinário local para aconselhamento ou tratamento imediatamento se estiver preocupado com a saúde do seu animal de estimação – mesmo que estejam encerrados, existe hospitais que dispõem de turnos diurnos e noturnos. Descubra mais sobre o que fazer em um fora de horas de emergência.

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

Deixar Mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *