Parasitas que causam a perda de peso em gatos

Parasitas que causam a perda de peso em gatos

Muitos dos donos se intrigam “será que o meu gato tem parasitas?” 45% dos gatos têm problemas com parasitas gastrointestinais.

Não é incomum para um proprietário de um gato se perguntar se o seu animal de estimação tem parasitas. De acordo com a University College Cornell de Medicina Veterinária 45 por cento dos gatos têm parasitas gastrointestinais. Observe se o seu gatinho tem sofrido de perda de peso inexplicada, os parasitas podem ser a causa. Agende uma visita com o seu veterinário para descartar a presença de parasitas, como ancilostomídeos, worms de estômago, e Giardia.

Ancilostomídeos

Ancilostomídeos são parasitas que procuram criaturas com corpos magros, filiformes que vivem no intestino dos gatos. Os gatos são infectados quer por comer os vermes, ou após os vermes penetrarem na sua pele. Os parasitas instalam-se nas paredes do intestino e causam perda de sangue pelo que pode levar à anemia. Este é um tipo de infecção que provoca diarreia e perda de peso. Este tipo de parasitas têm uma vida extraordinariamente longa e, se não tratada, eles podem viver tanto quanto o seu gato. Felizmente, os ancilostomídeos são fáceis de diagnosticar e tratados facilmente com medicação.

Vermes do estômago

Duas espécies de vermes do estômago podem afetar gatos: Ollanulus tricuspis e Physaloptera. infecções Ollanulus são difíceis de diagnosticar e tratar, mas felizmente também são muito incomuns. Os sintomas incluem vômitos, perda de apetite, perda de peso e desnutrição. As infecções Physaloptera, enquanto tratadas facilmente, também são incomuns.

Giardia

Giardia é uma infecção que a maioria das pessoas está familiarizada. É um organismo unicelular que se espalha para gatos através da ingestão de cistos contidos em alimentos e água contaminada. Os sintomas de Giardia incluem diarreia, perda de peso, desidratação e falta de apetite. A detecção e o tratamento não é fácil, mas não impossível. Pode ser necessário dar ao gatinho banhos frequentes durante o tratamento para evitar a reinfecção.

 

Considerações

Como acontece com qualquer problema de saúde envolvendo um animal de estimação, deverá consultar um veterinário se o seu gatinho tiver perda de peso de um momento para o outro ou se suspeitar de um parasita. As infecções parasitárias se não forem tratadas podem enfraquecer o sistema imune de um gato e causar um aumento da susceptibilidade a outras doenças. Além disso, alguns parasitas são transmissíveis aos seres humanos, por isso é importante se livrar dos parasitas para proteger a saúde das pessoas que entram em contacto com o seu gato.

O Blog Universo de gatos não assume qualquer responsabilidade pelo conteúdo desta página.

Este conselho não é um substituto a uma consulta adequada com um veterinário e destina-se apenas como um guia. Entre em contato com o seu veterinário local para aconselhamento ou tratamento imediato se estiver preocupado com a saúde do seu animal de estimação – mesmo que estejam encerrados, existe hospitais que dispõem de turnos diurnos e noturnos. Descubra mais sobre o que fazer em um fora de horas de emergência.

Veja também:

Ouvidos – 4 Problemas comuns nos gatos
Gatinhos quais os cuidados a ter
Gato Doente – Como saber se o seu gato não está bem?

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

gatos e saúde, parasitas no gato, perda de peso, saúde


Nídia Silva

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Mantém-te ligada

Junta-te a comunidade e subscreve à newsletter semanal, assim ficas a par das últimas novidades.

© 2019 Universo de Gatos de Nídia Silva com ❤ Todos os direitos reservados