Panleucopenia_tem_prevencao

Panleucopenia felina tem prevenção

A panleucopenia felina é uma doença altamente contagiosa e mortal. É possível prevenir este virus!

Esta doença é um perigo para a vida do seu gatinho. É importante conhecer os sintomas de panleucopenia, e ainda mais importante é proteger o seu gato. Ao longo destes parágrafos iremos ajudá-lo a perceber se o seu animal de estimação apresenta sintomas de panleucopenia felina e sobretudo aínda fique a conhecer a sua prevenção

Parvovírus felino

O parvovírus felino é o vírus que causa a panleucopenia felina . Esta é uma doença altamente contagiosa, e também muito perigosa. É também conhecida como enterite infecciosa felina, febre de gato ou ataxia felina. Este vírus é encontrado no ar, no ambiente. Isto significa que em algum momento das suas vidas, todos os gatos serão expostos a ele . É importante vacinar o seu gato contra esta doença, pois pode ser fatal.
O período de incubação do parvovírus em gatos é de 3-6 dias. Depois disso, a doença vai ficar progressivamente pior ao longo de 5-7 dias. É essencial diagnosticá-lo o mais cedo possível, a fim de lutar contra ele.

Parvovírus afeta a divisão celular normal

O parvovírus causa danos à medula óssea do gato e intestinos. Ele enfraquece o sistema imunológico, causando uma diminuição no número de glóbulos brancos, que são essenciais no combate à doença. A quantidade de glóbulos vermelhos também diminui, causando anemia e fraqueza.

Como o parvovírus felino é contraído?

A maior parte das infecções ocorre no contacto com as fezes contaminadas, embora seja comum haver transmissão pelo contacto directo entre gatos infectados, comida, água, ou objectos que sejam partilhados entre um gato infectado e outro saudável. O virus é transmissível também pela gestação .Os gatos doentes devem ser mantidos isolados, porque as suas fezes, urina, secreções e até mesmo pulgas carregam o vírus.
Como mencionado anteriormente, o vírus está no ambiente . O vírus é muito resistente e pode permanecer no ambiente por meses. Portanto, deve limpar tudo incluindo a caixa de areia, brinquedos e todas as áreas onde o gato infetado tenha estado. Pode consultar o seu veterinário sobre desinfetantes profissionais.
O parvovírus felino não afeta os seres humanos, mas deve aderir a medidas de higiene, a fim de eliminar o vírus do ambiente. Deve manter gatos jovens, doentes ou não vacinados longe de outros gatos ou aqueles que tiveram a doença alguns meses antes.

 


Como posso prevenir a panleucopénia?

A melhor maneira de evitar a infecção é a prevenção com a vacina. Acima de tudo, vacine sempre o seu gato uma vez que esta é a única maneira de prevenir o parvovírus felino. Os gatinhos muito jovens devem evitar o contato com outros gatos até que tenham recebido todas as suas vacinas . Siga o calendário de vacinação adequado e evitará a maioria das doenças comuns em gatos.

Sintomas

Os sintomas mais comuns de parvovirose em gatos são:
Febre
Vómito
Fraqueza e fadiga
Diarréia
Fezes sangrentas
Anemia

A panleucopénia tem cura?

Assim como outras doenças virais, não há tratamento específico para o parvovírus felino. O médodo é reduzir e aliviar os sintomas, e neutralizar a desidratação para que o gato supere a doença por conta própria.
Os gatinhos muito jovens ou aqueles com um estágio avançado da doença têm uma taxa de sobrevivência muito baixa. Se notar os sintomas da doença, deve ir imediatamente para o seu veterinário .
Normalmente , o gato terá de ser hospitalizado para que possa ser prestado o tratamento adequado. O gato é tratado para desidratação e desnutrição, e mais importante, a propagação de outras doenças é impedida. Além disso, a temperatura do seu corpo será controlada.
Uma vez que o parvovírus felino afeta o sistema imunológico, os gatos infectados são mais propensos a contrair outras infecções virais ou bacterianas. Portanto, insistimos em ir ao veterinário, bem como tomar precauções para evitar que a doença se agrave.
Quando o seu gato chega em casa, tenha um lugar quente e confortável pronto e dar-lhe lotes de abraços até que ele se recupera. Uma vez que seu gato superou a doença que se tornará imune a ele. Lembre-se de limpar todas as coisas do seu gato para evitar que outros gatos possam ficar infectados.

O Blog Universo de gatos não assume qualquer responsabilidade pelo conteúdo desta página.

Este conselho não é um substituto a uma consulta adequada com um veterinário e destina-se apenas como um guia. Entre em contato com o seu veterinário local para aconselhamento ou tratamento imediato se estiver preocupado com a saúde do seu animal de estimação – mesmo que estejam encerrados, existe hospitais que dispõem de turnos diurnos e noturnos. Descubra mais sobre o que fazer em um fora de horas de emergência.

Veja também:

Doença viral peritonite infecciosa felina
Principais doenças em gatinhos bebes
Como saber se o seu gato está a sentir dor

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

gato doente, gatos e saúde, panleucopenia, panleucopenia felina, parvovirose, problemas gastrointestinais gatos, saúde, saúde e gatos, virus


Nídia Silva

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Mantém-te ligada

Junta-te a comunidade e subscreve à newsletter semanal, assim ficas a par das últimas novidades.

© 2019 Universo de Gatos de Nídia Silva com ❤ Todos os direitos reservados