Pancreatite em gato - Tudo que precisa de saber

Pancreatite em gato o que você desconhece

Inflamação do pâncreas em gatos

A pancreatite em gato é uma inflamação comum que ocorre no pâncreas. Embora seja uma doença assistomática, é possível perceber quais são os sintomas mais frequentes neste tipo de distúrbio bem como as causas. Antigamente, pensava-se que o aparecimento de pancreatite em gatos era baixo, contudo existem estudos recentes que mostram o contrário. Embora a pancreatite em gato seja uma doença que progride rápidamente, ela pode ser tratada caso esteja na sua fase inicial.

 

O que é Pancreatite em gato?

O pâncreas faz parte do sistema endócrino e digestivo, que é essencial para a digestão dos alimentos. Este orgão tem um papel duplo. É um órgão “endócrino” que produz principalmente insulina, e é ainda um órgão “exócrino” – que produz enzimas que estão envolvidas na digestão de alimentos (principalmente amilase e lipase). Quando o pâncreas se torna inflamado, o fluxo de enzimas para o trato digestivo pode ser interrompido, forçando-as para fora do pâncreas e para a área abdominal.

De seguida, as enzimas digestivas começam a quebrar a gordura e proteínas nos outros órgãos, bem como no pâncreas. Devido à sua proximidade com o pâncreas, o rim e o fígado também podem ser afetados quando essa progressão ocorre, e o abdômen torna-se inflamado e infectado. Se existir sangramento no pâncreas, pode ocorrer um choque e até mesmo morte.

A pancreatite em gato progride rapidamente, mas em alguns dos casos ela pode ser tratada sem qualquer dano permanente ao órgão. No entanto, se a pancreatite estiver a longo prazo sem tratamento, o estadiamento do órgão torna-se grave, e até mesmo pode causar um dano cerebral.

Sintomas

Há uma variedade de sintomas que podem ser observados em gatos, incluindo:

 
  • Febre
  • Perda de apetite ( anorexia )
  • Perda de peso 
  • Desidratação
  • Fadiga e lentidão
  • Depressão
  • Aumento da frequência cardíaca
  • Dificuldade ao respirar

Causas

Existem várias causas possíveis de inflamação para o pâncreas. Algumas deles são:

  • Doença inflamatória intestinal concomitante ou doença hepática. A combinação de doença inflamatória do fígado, pâncreas e intestinos é bastante comum em gatos “triadite”. É seguro supor que a maioria dos gatos diagnosticados com uma destas circunstâncias têm algum grau dos outros dois também.
  • Diabetes mellitus
  • Alguns tipos de infecções (por exemplo, toxoplasmose ou cinomose felina)
  • Traumatismo abdominal
  • Exposição a insecticidas organofosforados

Uma outra causa suspeita, rara por causa da sua probabilidade geográfica, é picadas de escorpião. O veneno de um escorpião pode causar reação no pâncreas levando a inflamação.

Ao contrário dos cães, a inflamação do pâncreas não está relacionada com fatores nutricionais em gatos. Em muitos casos, nenhuma causa subjacente para a pancreatite pode ser determinada.

Embora a pancreatite possa ocorrer em qualquer raça animal, verificou-se que ocorre mais frequente gatos, especificamente no gato Siamês. A Inflamação do pâncreas é também mais comum em mulheres do que em homens, e mais comum em gatos idosos.

 O Blog Universo de gatos não assume qualquer responsabilidade pelo conteúdo desta página.

Este conselho não é um substituto a uma consulta adequada com um veterinário e destina-se apenas como um guia. Entre em contato com o seu veterinário local para aconselhamento ou tratamento imediato se estiver preocupado com a saúde do seu animal de estimação – mesmo que estejam encerrados, existe hospitais que dispõem de turnos diurnos e noturnos. Descubra mais sobre o que fazer em um fora de horas de emergência.

Veja também:

6 sinais o seu gato precisa beber mais agua
O meu gato está com uma depressão
Como saber se o seu gato está a sentir dor

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

gato inflamação no pancreas, pancreatite, pancreatite em gato, pancreatite felina, pancreatite no gato, pancreatite nos animais


Nídia Silva

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

Comentário

  • Andrea affonso dos santos

    Meu gato tem 11 anos esta c pancriste,problema n figado,esta tomando muitos remédios, ta meio complicado ,mas ele e o meu bebê nao sei o q vou FAZER se ele nao melhorar,não tenho mais condições p o tratamento

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Mantém-te ligada

Junta-te a comunidade e subscreve à newsletter semanal, assim ficas a par das últimas novidades.

© 2019 Universo de Gatos de Nídia Silva com ❤ Todos os direitos reservados