gatos_e_o_sono

Os gatos e os sonhos

Os sonhos felinos não são tão variáveis quanto os nossos. Mas a verdade é que os gatos também sonham. Conheça as suas posições enquanto dormem e perceba se o seu gato tem um sono tranquilo.

Confirma-se que os gatos dormem cerca de 16 a 18 horas por dia. Os sonhos felinos não diferem tanto quanto os nossos, de acordo com alguns estudos. Os gatos também sonham com as coisas do seu dia-a-dia como por exemplo brincadeira, comida, guerras, e outras mais. Durante o dia são chegadas ao cérebro muitas informações onde uma parte delas ficam temporariamente suspensas nos neurônios.

Enquanto o seu gato dorme, o seu cérebro envia mensagens para sítios diferentes. O cérebro capta imagens ocorridas durante o dia, revivendo os momentos que precisam de auxílio para reforçar o que aconteceu ou que pode servir no dia seguinte.

Algumas posições indicam o tipo de sono do seu gato. Se o gato estiver de barriga e o queixo virado para cima ou então todo enrolado com o rabo ou a patinha a cobrir os olhinhos, quer dizer que ele dorme profundamente. Quando está apenas a cochilar, pode se encontrar em qualquer posição, como a posição de patinho – com as patas escondidas debaixo do corpo.

 

Uma das minhas gatas, a Luna, normalmente dorme desta forma. Conhecendo-a eu como uma gata sempre atenta ao que a rodeia percebo porque ela dorme desta forma! Por outro lado a Zohey grande parte das vezes, dorme de barriga para cima com as patas a cobrir os olhos, ela é o contrário da Luna e nós costumamos lhe chamar “A gatinha da casa” sempre muito tranquila!

É possível eles dormirem sentados no peitoral da janela ou em cima de uma árvore porque se um gato estiver apenas a cochilar, os seus músculos enrijecem para ele não cair.

Veja também:

5 Maneiras de criar amizade com gato
Gatinhos quais os cuidados a ter
3 Dicas como fazer o seu gato o amar mais

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

gato e o sono, gato e sonhos, gato pesadelos, gato sonha, gatos e posições de dormir, sono de gato


Nídia Silva

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Mantém-te ligada

Junta-te a comunidade e subscreve à newsletter semanal, assim ficas a par das últimas novidades.

© 2019 Universo de Gatos de Nídia Silva com ❤ Todos os direitos reservados