Obstrução urinária em gatos o que deve saber

Obstrução urinária em gatos o que deve saber

Uma obstrução urinária (UO) é uma emergência médica que requer tratamento imediato.

Os gatos são de facto susceptíveis à formação de cálculos urinários derivado á concentração da sua urina. Esta concentração deriva da baixa ingestão de água que se responsabiliza pela quantidade urinária diária. Desta forma, os felinos estão predispostos a apresentarem sinais típicos de desidratação.

As principais causas de obstrução urinária são pedras ou cálculos nos rins ou na bexiga, infecção, uretra obstruída por inflamação, neoplasias e traumatismos. Para além destas causas, o stress psicológico também ser um causador de formação de cristais na urina.

Outras causas incluem a anomalia congênita, inflamação (uretrite), lesões, tumores ou coágulos. Os machos são mais propensos a desenvolver uma obstrução urinária que as fêmeas devido à sua uretra ser mais longa e estreita. No entanto, as fêmeas podem também ser afectadas.

A obstrução urinária pode ocorrer lentamente, ao longo de um período de tempo, ou muito repentinamente. Se não for tratada, uma obstrução urinária pode levar a uma falha da bexiga e um rim destruído. Como os rins não estão funcionando como deveriam, os níveis tóxicos de resíduos de produtos nitrogenados (uremia) e potássio (hipercalemia) acumulam-se no sangue.

Uma bexiga distendida pode causar danos neste orgão o que resulta em incontinência urinária, que pode ser permanente.

Quais são os sintomas de uma obstrução uretral?

  • Incapacidade de urinar
  • Fraco fluxo de urina.
  • Urinar em locais inadequados.
  • Sangue na urina (hematúria).
  • Lamber a àrea genital.
  • Areia como material na ponta do pénis.
  • Chorando ao tentar ir á caixa de areia.
  • Dor abdominal.
  • Inchaço abdominal.
  • Os sintomas adicionais podem ocorrer nos rins que com o seu mau funcionamento, as toxinas acumulam-se no sangue. Estes podem incluir vómitos, perda de apetite, fraqueza, letargia, ritmo cardíaco anormal, e, finalmente, entrar em colapso.

Como é diagnosticada uma obstrução urinária?

Para diagnosticar uma obstrução urinária o seu veterinário poderá fazer um diagnóstico baseado na apresentação dos sintomas. Ele irá realizar um exame físico completo á bexiga.

Serão feitos alguns testes de diagnóstico para determinar a causa da obstrução urinária e para analisar se ocorreu algum dano nos rins. Alguns testes podem incluir:

  • perfis de sangue para verificar os níveis de potássio no sangue, creatinina e de uréia e avaliar os danos nos rins.
  • Raios-X ou ultra-som para avaliar se há pedras, anomalias congênitas e tumores.
  • ECG (electrocardiograma) para monitorizar o ritmo cardíaco.

Como é tratada uma obstrução urinária?

A primeira prioridade para tratar uma obstrução urinária é corrigir os desequilíbrios minerais no seu gato. Tratar hipercalemia com bicarbonato de sódio, a insulina / dextrose ou gluconato de cálcio.

Removendo o bloqueio – o veterinário poderá conseguir expulsar manualmente urina, ou, se tal não for possível, por inserção de uma agulha através do abdómen e na bexiga, retira a urina.

A Cateterização pode ser utilizada para aliviar a obstrução. O gato será anestesiado o qual envolve a inserção de um tubo fino no pénis que irá em direção á bexiga. A solução estéril é descarregada através do tubo que empurra a obstrução de volta para dentro da bexiga, onde se irá dissolver.

 

Se o bloqueio não poder ser aliviado por meio dos métodos listados acima, será executado uma uretrostomia perineal de emergência. Isto envolve uma cirurgia para criar uma nova abertura da uretra.

Podem ser administrados fluidos IV para corrigir o desequilíbrio eletrolítico e tratar a desidratação.

Uma vez que a obstrução urinária foi removida, os rins serão capazes de retomar o seu trabalho de produção de urina e remoção de toxinas a partir da corrente sanguínea. Nos dias seguintes, a produção de urina é aumentada e os rins limpam o sangue. Isto é conhecido como a diurese pós obstrutiva. Os fluidos intravenosos serão continuos para impedir que o seu gato se torne desidratado assim como o desenvolvimento de hipocalemia (níveis baixos de potássio no sangue), como resultado do aumento da produção de urina.

Durante este tempo, o cateter permanece no local, a produção da urina é cuidadosamente monitorizada pelo seu médico veterinário.

Podem ser prescritos analgésicos para o seu gato enquanto estiver em tratamento.

Se estiver presente de uma infecção, serão administrados ainda antibióticos.

Procure a causa subjacente, será necessário para evitar ocorrências futuras. Aumente o consumo de água para diluir a urina, isto é fortemente recomendado. inclua uma dieta de comida humida pois contém uma maior quantidade de água em comparação com a ração seca.

Alternativamente, uma dieta de prescrição pode ser recomendada para ajudar a dissolver cristais e pedras.

O Blog Universo de gatos não assume qualquer responsabilidade pelo conteúdo desta página.

Este conselho não é um substituto a uma consulta adequada com um veterinário e destina-se apenas como um guia. Entre em contato com o seu veterinário local para aconselhamento ou tratamento imediato se estiver preocupado com a saúde do seu animal de estimação – mesmo que estejam encerrados, existe hospitais que dispõem de turnos diurnos e noturnos. Descubra mais sobre o que fazer em um fora de horas de emergência.

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

gatos e saúde, insuficiência renal, obstrução urinária, saúde, saúde e gatos, saúde gatos gordos


Nídia Silva

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Mantém-te ligada

Junta-te a comunidade e subscreve à newsletter semanal, assim ficas a par das últimas novidades.

© 2019 Universo de Gatos de Nídia Silva com ❤ Todos os direitos reservados