Microchip - Microchip Devo colocar no meu gato?

Microchip: Devo colocar no meu gato?

Embora algumas pessoas se possam opor ao Microchip por razões religiosas ou morais, tendo o seu gato microchip poderá ajudar abrigos de animais a reencontrar o seu gato, caso ele alguma vez se perca.

Antes de decidir colocar no seu gato ou gatinho um microchip, leia primeiro este artigo, deve ter uma compreensão completa do que é.

O que é um microchip?

A etiqueta de identificação é um chip de computador pequeno que contém informações que o liga ao seu gato. É inserido por via subcutânea (sob a pele) com uma agulha, um procedimento que leva apenas alguns minutos.

É uma prática comum inserir o chip, que é não-tóxico e tem o tamanho de um grão de arroz, entre as omoplatas do seu gato.

Os gatos não sentirão qualquer desconforto ou reações alérgicas. O chip é profundo na pele poderá senti-lo de vez em quando, dependendo do tamanho e peso do seu gato.

Pode diminuir com a idade, no entanto por ser superficial não se irá espalhar para os órgãos vitais.

Os abrigos de animais e veterinários estão cientes que os chips podem migrar e como resultado irão procurar um gato perdido por todo o corpo do animal e verificar se há um chip.

Quando é que devo colocar o microchip?

Os gatinhos podem ser equipados com um microchip jovens desde as cinco semanas de idade.

O tamanho e a idade do animal não é o que determina o tempo apropriado para inserir o microchip. Pelo contrário, é a saúde e estabilidade do seu gatinho.

Embora a inserção do chip localizador de animais não seja invasiva e não requer anestesia, gatinhos mais jovens que cinco semanas de idade são ainda muito frágeis e mais susceptíveis de receberem.

 

Na maioria dos abrigos é prática padrão esperar que o gatinho tenha oito semanas de idade para inserir o microchip.

O microchip permite ver com o GPS?

É importante saber que um microchip não é um Sistema de Posicionamento Global (GPS) ou dispositivo de localização.

Você não será capaz de usar o microchip para rastrear o seu gato. Além disso, para que o microchip seja eficaz deve certificar-se que as suas informações (número de telefone, endereço de casa, e contato de emergência) estejam sempre atualizadas.

Quais as vantagens de um circuito integrado?

O principal benefício de ter um chip é bastante simples – quando fazem a leitura das suas informações, pode reencontrar o seu gato caso ele se tenha perdido.

Uma vez que a maioria das empresas de chips servem como intermediárias durante o processo de reunificação, será mais seguro que os seus dados sejam colocados numa etiqueta de identificação regular.

Se preferír, as empresas dos chips localizadores de animais também poderão dar a opção de permitir que a pessoa que encontrar o seu gato perdido entre em contato consigo diretamente.

Pode atualizar as suas informações de contato com o veterinário frequentemente fazendo um telefonema ou enviar um e-mail.

Na verdade, é recomendável alterar as suas informações de contato cada vez que mudar o seu número de telefone ou endereço.

Veja também:
O meu gatinho tenta fugir de casa
10 dicas para treinar o seu gato a passear de arnês
O meu gato desapareceu o que devo fazer?

 

chip em gatos, chip localizador de animais, gatinhos, gato bebé, gato de casa, gatos, gatos e saúde, gatos na rua, microchip, saúde


Nídia Silva

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Mantém-te ligada

Junta-te a comunidade e subscreve à newsletter semanal, assim ficas a par das últimas novidades.

© 2019 Universo de Gatos de Nídia Silva com ❤ Todos os direitos reservados