O meu gato está com uma depressão

O meu gato está com uma depressão

A depressão muitas das vezes é associada aos seres humanos. Mas na verdade este problema também se aplica a animais como os nossos gatinhos.

Os gatos são animais bastante sensíveis e por vezes stressados. Um gato pode apresentar sintomas de depressão tal como qualquer ser humano. Este fator coloca em risco a sua vida. Conheça os sinais mais importantes de depressão em felinos de forma a garantir uma boa qualidade de vida para o seu animal e evite o aparecimento de outros problemas de saúde.

Quais as razões para um gato de encontrar deprimido?

Existem várias razões para um gato sofrer de depressão. Como já referimos os gatos são animais muito sensíveis, se existirem mudanças na sua rotina diária, se nos mudarmos para uma nova casa ou até mesmo alterarmos de móveis, por mais absurdo que possa pensar estes motivos podem tornar um gato deprimido. Vários estudos  concluíram que os gatos também se sentem deprimidos pela perda de um amado companheiro humano ou um animal. Os gatos também sintonizam muito as emoções do seu dono e podem ficar deprimidos simplesmente pela sua própria tristeza.

Sinais de depressão

Se notar mudanças no comportamento do seu gato, a depressão pode ser a causa. Os sinais de depressão em gatos são muito semelhantes aos de seres humanos e outros animais. A perda de interesse em atividades anteriormente apreciadas, a falta de apetite, diminuição de grooming, letargia e esconderem-se são todos os sinais para que perceba que algo está errado. Existem muitas causas para estes sintomas, por isso fale com o seu veterinário para descartar quaisquer problemas físicos. Se o seu veterinário determinar que a causa é comportamental, é hora de começar a trabalhar para uma solução.

 

Identificar e eliminar a causa

Determinar a causa da depressão do seu gato é importante para decidir como tratá-lo, mas às vezes não sabemos exatamente o que está por trás do  stress do nosso felino. Eliminar ou reduza a fonte de stress do seu gato, é altamente sugerido fazê-lo. Gastar mais tempo com o seu gato também fará com que ele se sinta mais confortável. Tente brincar com vários brinquedos, mesmo que sejam poucos minutos por dia, pode levar a uma melhora no seu humor . Muitas pessoas utilizam feliway para reduzir o stress dos seus gatos. Passar o tempo relaxando e escovando o seu gato pode também fazê-lo se sentir mais seguro. Tal como os seus amigos humanos, o seu gato precisa de si para estar lá nos momentos em que ele se sentir angustiado. A coisa mais importante você pode fazer é ter a certeza de gastam tempo de qualidade juntos .

O Blog Universo de gatos não assume qualquer responsabilidade pelo conteúdo desta página.

Este conselho não é um substituto a uma consulta adequada com um veterinário e destina-se apenas como um guia. Entre em contato com o seu veterinário local para aconselhamento ou tratamento imediato se estiver preocupado com a saúde do seu animal de estimação – mesmo que estejam encerrados, existe hospitais que dispõem de turnos diurnos e noturnos. Descubra mais sobre o que fazer em um fora de horas de emergência.

Veja também:

Caixa de areia para gatos evite problemas
Gatinhos quais os cuidados a ter
3 Dicas como fazer o seu gato o amar mais

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

depressão em gato, gato com depressão, gato deprimido, gato em depressão, gato sofre de depressão, gato stressado


Nídia Silva

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

Mantém-te ligada

Junta-te a comunidade e subscreve à newsletter semanal, assim ficas a par das últimas novidades.

© 2019 Universo de Gatos de Nídia Silva com ❤ Todos os direitos reservados