Como manter os gatos longe da banca da cozinha.

Como manter os gatos longe da banca da cozinha.

Um dos assuntos que mais nos abordam por e-mail são o facto dos gatos terem a tendência de subir para a banca da cozinha. De fato, alguns dos nossos leitores pensam que não existe qualquer problema em os deixar andar na banca da cozinha. Contudo, achamos que é um risco permitir que o façam, até porque a probabilidade de se aleijarem é enorme, seja saltar para um fogão quente ou caminhar sobre um produto de limpeza e ingerir quando se lavam.

A nossa responsabilidade como donos é educar e zelar pela sua segurança.

A banca de cozinha é um desejo para os nossos felinos

Eles amam as alturas.

Quem tem dois gatos sabe bem o que vou contar, se colocar um arranhador com uma zona de descanso no topo, acredite vai ser um caos tipo “O Rei da Montanha” entre os dois gatos. Faz parte da sua natureza, os gatos no alto sentem-se como Reis.

 

Balcões da cozinha cheiram bem!

Porque será? Os gatos são levados pelo olfato e quando lhes cheira a comidas tentadoras, como frango, carne moída, atum, peixe, no momento que está a cozinhar para eles é uma perdição de desejos.

Gostam de água corrente como é o caso da torneira

Por vezes são atraídos pelo som da água a correr na banca, e para muitos gatos, esta é a sua principal fonte de água potável. Melhor do que a taça com água. Na minha própria casa, tenho uma fonte a correr água todo dia e é sempre renovada à noite. Por este motivo é de menos uma tentação para eles querem subir para beber água na banca da cozinha.

Os gatos são teimosos e tendem a ir para onde são contrariados

O que posso dizer? É uma questão de “gatos tendo atitudes de gatos”, lembre-se que é suposto sermos mais inteligentes do que eles.

Partilhamos algumas dicas de como ensinar a não subir à banca da cozinha

  • Aplicar fita-cola na extremidade temporariamente. Eles odeiam sentir o adesivo e será certamente um motivo para desencorajar após uma ou duas tentativas. A desvantagem é que pode ter que aplicar algumas vezes e é um material pegajoso, dependendo da fita-cola pode tornar-se difícil de limpar após a experiência.
  • Utilize folha de alumínio, tape a banca quando não estiver presente o barulho é incomodativo para eles.
  • Como meio de os chamar atenção pode utilizar uma lata com moedas, o ruído irá repelir, seja por saltar para a banca da cozinha, ou até mesmo alguma atitude não desejável. O seu gato irá aprender o que pode ou não fazer.
  • Há quem utilize um spray com água para os educar, no entanto há a probabilidade de exagerar na quantidade e eles ficarem demasiado stressados. Quando não são habituados com água, pode-se tornar prejudicial a longo prazo. Se souber tomar cuidado na dose pode ser útil para comportamentos não desejados, mas mantenha a calma na repreensão.

Veja também: Como desencorajar o mau comportamento do seu gato.

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

gatos, gatos de casa, gatos domésticos, gatos e alimentação, gatos e saúde, gatos em casa, gatos roubando comida


Nídia Silva

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Mantém-te ligada

Junta-te a comunidade e subscreve à newsletter semanal, assim ficas a par das últimas novidades.

© 2019 Universo de Gatos de Nídia Silva com ❤ Todos os direitos reservados