Como remover manchas de lágrimas em pêlo de um gato persa

Manchas de lágrimas no pêlo de um gato persa

Os olhos são das partes mais sensíveis de um gato persa. 

Não há dúvida de que a raça persa é extremamente admirada por muitos de nós. O seu pêlo, as suas orelhas pontudas e os seus encantadores olhos redondos trazem a esta raça uma enorme beleza. Os olhos são das partes mais sensíveis num gato persa e se não forem bem cuidados podem causar um problema para si como proprietário. Todos os gatos têm olhos que largam lágrima, mas os persas geralmente têm tendência a libertar uma quantidade maior. Por vezes as lágrimas causam manchas no rosto e no pêlo. Existem causas para essa libertação e os resultados indesejados são a coloração do pêlo do persa. Existem também tratamentos que podem ajudar o dono de um gato persa a removerem manchas de lágrimas. Recolhemos alguma informação para o ajudar neste sentido.

1. A causa da libertação da lágrima no gato persa

Embora algumas das lágrimas sejam normais, algumas das manchas causam por vezes um problema. Pode acumular-se no pêlo de um gato e provocarem manchas. Isso pode ser causado por dutos lacrimais nos olhos do seu gato que não estão funcionando corretamente. Esses dutos podem se tornar infectados, o que cria o rasgo pior do que o normal. Deve ter sempre os olhos do seu gato persa controlados pelo seu veterinário.

 

2. Coloração

O fluxo constante de lágrimas do olhos de um persa pode causar manchas no focinho do seu gato e pode ainda manchar a parte frontal do seu corpo. As lágrimas endurecem e se não forem tratadas, a crosta pode se acumular em torno dos olhos causando infecção. Esta é a razão pela qual o rasgo não deve ser ignorado.

3. Tratamento

A melhor defesa contra a coloração de lágrimas é manter os olhos dos seus gatos limpos. A limpeza diária dos olhos é uma obrigação. Se a coloração aparecer, existem muitos produtos de limpeza á venda que o podem ajudar a remover as manchas do pêlo do seu gato. Para limpar os olhos em casa, tudo p que precisa é de um frasco de soro fisiológico e um pano macio ou uma gaze esterilizada.

 

Se as lágrimas estiverem cobertas pelos olhos, remova-as no início e dê tempo para suavizar antes de tentar remover a crosta. Depois de toda a crosta ser removida, lave o olho novamente para se certificar de que não há nada lá para causar infecção.

4.Tomando banho

Dar banho ao seu gato persa frequentemente ajudará a manter o pêlo livre de manchas. Existem vários produtos de clareamento no mercado que o podem ajudar com a coloração. Verifique sempre com o seu veterinário antes de aplicar qualquer produto no seu gato. Com o banho diário e a limpeza dos olhos dos seus gatos, ajudará imensamente a impedir que o pêlo do persa seja manchado.

Alguns persas não se importam com esta limpeza, especialmente se for praticado no inicio. Existem alguns gatos que não gostam da limpeza nos seus olhos, mas é algo que tem que ser feito para garantir que se mantenham limpos sem manchar a pele. Ao lavar os olhos dos seus gatos diariamente, estará fazendo de tudo o que pode para evitar a coloração. A remoção de manchas de lágrimas de no pêlo de persas é muito importante para a saúde dos seus olhos.

O Blog Universo de gatos não assume qualquer responsabilidade pelo conteúdo desta página.

Este conselho não é um substituto a uma consulta adequada com um veterinário e destina-se apenas como um guia. Entre em contato com o seu veterinário local para aconselhamento ou tratamento imediato se estiver preocupado com a saúde do seu animal de estimação – mesmo que estejam encerrados, existe hospitais que dispõem de turnos diurnos e noturnos. Descubra mais sobre o que fazer em um fora de horas de emergência.

Veja também:

Persa – Conheça a história do gato persa
Gato Persa e a sua personalidade
Gatos Persas como os identificar

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!


Nídia Silva

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Mantém-te ligada

Junta-te a comunidade e subscreve à newsletter semanal, assim ficas a par das últimas novidades.

© 2019 Universo de Gatos de Nídia Silva com ❤ Todos os direitos reservados