Hipertiroidismo Felino pode afetar vários orgãos

Hipertiroidismo Felino pode afetar vários orgãos

“O hipertiroidismo felino é uma doença hormonal associada á idade e pode afetar vários órgãos”

 

O hipertiroidismo felino ocorre em animais com cerca de 13 anos de idade, porém pode surgir em gatos entre 4 e 20 anos de idade, gatos de todas as raças e de ambos os sexos.

Estudos indicam que o Hipertiroidismo Felino surge com mais frequência em gatos idosos ou que consomem comida húmida, nomeadamente enlatada. Segundo estes estudos, deve-se a uma substância que está presente nas embalagens e que influência no desenvolvimento de hiperplasias na glândola tiroide.
Contudo estes são apenas fatores de risco, nenhum irá originar obrigatoriamente esta alteração hormonal.

O hipertiroidismo felino é uma doença hormonal comum em gatos idosos está associada á idade e afeta vários órgãos devido ao seu excesso de hormonas tiroideias que aceleram o metabolismo. Os gatos que desenvolvem hipertiroidismo apresentam nódulos benignos na glândula da tiroide que causam a hiperfunção, sendo também alguns casos mais raros de tumores malignos que causam hiperfunção glandular. Os níveis elevados de hormonas tiroideias associados a essa enfermidade fazem com que o organismo funcione a um ritmo muito mais acelerado do que o normal pelo que afetam os sistemas músculo-esquelético, cardiovascular, gastrointestinal, hepático, urinário, nervoso e a área comportamental do animal. As complicações mais comuns decorrentes do hipertireoidismo felino são espessamento do músculo cardíaco, aumento da pressão arterial, alterações no funcionamento renal e problemas intestinais.

Quais os sintomas mais frequentes de hipertiroidismo felino?

Os sintomas mais frequentes são:

 
  • Aumento da ingestão de água
  • Aumento de apetite
  • Perda de peso e maior agitação. Embora os gatos mostrem alguma agitação, não são necessariamente agressivos.
  • Caso eles sejam gatos gordos acabam por ficar com o seu peso normal. Pode ainda surgir problemas cardíacos, gastrointestinais e renais.
  • Alteração na pelagem
  • Uma pouca percentagem de gatos apresentam sinais atípicos como perda de apetite, anorexia, letargia e fraqueza.
  • Micções mais frequentes
  • Vómitos e diarreia

Que consequências o gato pode sofrer por falta de tratamento

A falta de tratamento pode trazer consequências graves para os rins e coração. O hipertiroidismo felino aumenta a frequência cardíaca. Como o músculo cardíaco tem de trabalhar mais, pode originar o desenvolvimento de doenças cardíacas e inclusive até mesmo conduzir à morte. Outra das consequências é a hipertensão que afeta igualmente o coração e outros órgãos, como o rim. Os gatos com hipertiroidismo não tratado tendem a ficar com a função renal muito afetada.

 

O Blog Universo de gatos não assume qualquer responsabilidade pelo conteúdo desta página.

Este conselho não é um substituto a uma consulta adequada com um veterinário e destina-se apenas como um guia. Entre em contato com o seu veterinário local para aconselhamento ou tratamento imediato se estiver preocupado com a saúde do seu animal de estimação – mesmo que estejam encerrados, existe hospitais que dispõem de turnos diurnos e noturnos. Descubra mais sobre o que fazer em um fora de horas de emergência.

Veja também:

Quanta água deve beber um gato? 
Gato bebe água demais
A falta de apetite pode levar a anorexia

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

excesso de hormonas da tiroide no gato, gato agitado, gato bebe muita água, gato com hipertiroidismo, gato com vómitos, gato tem muito apetite, gato urina mais, hipertiroidismo felino


Nídia Silva

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

Mantém-te ligada

Junta-te a comunidade e subscreve à newsletter semanal, assim ficas a par das últimas novidades.

© 2019 Universo de Gatos de Nídia Silva com ❤ Todos os direitos reservados