Gengivite nos gatos causas e sintomas

Gengivite nos gatos causas e sintomas

A Gengivite nos gatos é considerada a fase mais precoce da doença periodontal.

A gengivite nos gatos trata-se de uma inflamação que abrange a gengiva e o tecido gengival (tecido que dá sustentabilidade aos seus dentes). Esta afecção se não for tratada a tempo, mais tarde poderá originar outros problemas mais sérios. Infelizmente, a gengivite é bastante comum em felinos sendo ela uma das maiores doenças existentes nos gatos em todo o mundo.

A gengivite nos gatos ou doença periodontal poderá originar momentos de dores mais intensos, que poderão ser vistos mais facilmente pelo proprietário ou também momentos em que notoriamente não existem sintomas. Contudo, o problema continua a existir. Em gengivite avançada existem placa e cálculo de acordo com as gengivas, vermelhidão moderada a grave das gengivas e as superfícies de goma são irregulares. Tudo isto resulta de um conjunto de alimentos, detritos, bactérias, células mortas da pele e mucosa. A placa bacteriana forma-se dentro de 24 horas em superfícies de dentes limpos.

A gengivite nos gatos, provoca inchaços nas gengivas assim como vermelhidão. No entanto, esta inflamação é ainda uma fase inicial de um problema que pode desenvolver-se para uma doença periodontal. Normalmente, a gengivite pode ser tratada em casa, portanto, é importante consultar um veterinário para definir se o problema do seu gatinho é gengivite ou algo mais grave. Outros problemas de saúde como por exemplo doenças auto imunes, problemas de fígado e rins, iniciam-se em problemas gengivais. Dado isto, é muito importante contactar um especialista, para descartar problemas mais sérios.

Mais de 80 por cento dos animais de estimação com três anos ou mais desenvolvem algum tipo de gengivite. 

Gengivite nos gatos causas e sintomas

 

Sintomas de gengivite nos gatos

  • Gengivas vermelhas ou inchadas, especialmente no lado da gengiva que enfrentam as faces internas
  • Halitose / mau hálito
  • Quantidades variáveis de placa e cálculos na superfície dos dentes

Causas

O Blog Universo de gatos não assume qualquer responsabilidade pelo conteúdo desta página.

Este conselho não é um substituto a uma consulta adequada com um veterinário e destina-se apenas como um guia. Entre em contato com o seu veterinário local para aconselhamento ou tratamento imediatamento se estiver preocupado com a saúde do seu animal de estimação – mesmo que estejam encerrados, existe hospitais que dispõem de turnos diurnos e noturnos. Descubra mais sobre o que fazer em um fora de horas de emergência.

Veja também:

Gengivite nos gatos causas e sintomas
Higiene dentária nos gatos
Ração Húmida é saudável para os nossos gatinhos?

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

cuidados, cuidados a ter, doenças, gatos e saúde, gengivite, saúde


Nídia Silva

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Mantém-te ligada

Junta-te a comunidade e subscreve à newsletter semanal, assim ficas a par das últimas novidades.

© 2019 Universo de Gatos de Nídia Silva com ❤ Todos os direitos reservados