Gatos Persas de Pelo Comprido: Como os identificar

Gatos Persas como os identificar

Se sempre foi apaixonado por gatos persas, existem vários aspetos aos quais deve considerar. Se um gato por si só é um mistério, um gato de raça é uma verdadeira descoberta.

A história, o seu aspeto geral incluido todas as características que o tornam num verdadeiro gato de raça persa, as suas particularidades, a sua personalidade, todo este conjunto deve ser revisto para que conheça melhor o seu gatinho persa.

Proponho-lhe que descubra o mundo fascinante dos gatos persas!

Deixe-se seduzir e guiar pelas suas características tão peculiares neste artigo do Blog Univers      QSo de Gatos

Seguem os tópicos a serem abordados

  • Gatos Persas: Uma raça de gatos muito célebre em todo o Mundo
  • Características gerais dos gatos persas
  • Particularidades dos gatos persas

Gatos Persas: Uma raça de gatos muito célebre em todo o Mundo

Os antepassados dos gatos persas provêm do Irão. Foram importados da Pérsia (antigo irão) para Itália o século XVII , por Pietro Dell Valle.

Um pouco mais tarde, o conselheiro do Parlamento de Aix en Provence Nicolas Fabri de Peiresec, trouxe para França gatos da Turquia, provavelmente do tipo Angorá.

Estes gatos foram muito admirados pela aristocracia Europeia.

Luís XV tinha um Persa Angorá branco. A meados do século XVX, alguns gatos “Persas” que foram criados em Itália e introduzidos em França e Inglaterra foram cruzados com “Persas” de origem turca.

Os primeiros foram expostos no Crystal Palace de Londres em 1871.

Nessa mesma época, um conjunto de criadores de origem britânica organizaram um programa de criação seletiva.

Fizeram cruzamentos com gatos Angorá para o apuramento da pelagem. Realizaram um trabalho sistemático para aumentar a gama de cores e padrões. Resultou 20 variedades.

O Persa smoke (fumo) que resultou de cruzamentos entre Persas negros, brancos e azuis, foi o primeiro gato persa a ser exposto em Brighton no ano de 1872.

Em 1888 foi exibido o primeiro gato Chinchila em londres (Gato Silver).

Os Persas Colour Point denominados por Himalaia nos Estados Unidos e considerados por uma raça à parte pela T.I.C.A ou (Kmer) na Alemanha, surgiram por volta do ano de 1920.

Os persas Tabby, que surgiram Há mais de um século, foram expostos em Paris no ano de 1927 com a designação de “tigrados”

Nos Estados Unidos por volta de 1930, alguns criadores conseguiram obter um tipo brevilíneo extremo, batizado de “Peke Face” ( face de Pequinês).

O Persa, participou também da criação do gato British Shorthair e do Gato Sagrado da Birmânia.

Características gerais dos gatos persas

1. Cabeça

A cabeça dos gatos persas são a sua característica de certa forma mais marcante.

Comparativamente ao gato comum é maior e mais redonda com olhos grandes e uma expressão dócil.

Com faces também completamente redondas, e o nariz curto que parece estar alinhado com os olhos. Por vezes pode ser ligeiramente arrebitado.

2. Orelhas

As orelhas dos gatos persas são arredondadas na ponta e pequenas. Apresentam um espaçamento acentuado.

 

Na base são são abertas de forma excessiva e o seu interior é bastante peludo.

3. Patas

O gato de raça persa tem as patas fortes, curtas paralelas. A sua estrutura óssea é forte e a sua musculatura é bem desenvolvida. Pés redondos, fortes e redondos. Na região interdigital existem longos tufos de pêlo.

4. Cauda

A cauda é proporcional ao corpo e curta. Guarnecida com pelos abundantes e compridos. A cauda é mantida muito baixa.

Esta característica também é muito apreciada por quem admira um persa. Os olhos são grandes, redondos, muito espaçados e abertos.

A sua cor corresponde à da pelagem, é intensa e profunda. Podemos encontrar olhos ouro e cobre para todas as cores) verde nos Chinchila, Silver e Golden.

Azul nos gatos Colourpoint e olhos díspares em alguns persas brancos.

5. Pelagem

A sua pelagem é muito delicada, tanto o pêlo sub-pêlo são longos. Pelagem densa, longa e sedosa. Em média com 10cm e até 20 cm de colar. Estão reconhecidas todas as cores.

6. Tamanho

Não havendo nenhum peso definido, os gatos persas devem ser baixos, encorpados e equilibrados.

De médio a grande porte, de bom tônus muscular e sem obesidade este é o padrão para Associação Gato Fanciers ( CFA ) dos Estados Unidos.

Particularidades dos gatos persas

Os gatos persas são tranquilos, gatos calmos, sedentários, adaptam-se  bem a uma vida num apartamento. Sociável, pacífico, não é um gato agressivo, pelo contrário, é muito meigo e afetuoso.

Afeiçoa-se bastante ao seu dono. Interage por norma muito bem com crianças e outros animais.

Pode se demonstrar mais intimidado com estranhos. Necessita de uma vida calma para poder estar em equilíbrio.

Os miados são discretos. A maturidade é alcançada por volta dos dois anos. O persa atinge a puberdade por volta dos 12 meses.

Por vezes o parto pode ser difícil. Deve ter em conta os cuidados de higiene ( escovar,pentear e dar banho.)

O comprimentos do pêlo é favorável a formação de nós. Por este motivo diariamente deve desembaraçar o seu pêlo.

A mudança de pêlo ocorre na Primavera e no Verão. Os olhos são lacrimejantes , devem ser limpos regularmente.

Os gatos persas representam o glamour no mundo dos felinos. Em gatinhos, são umas autenticas bolas de pêlo adoráveis onde os seus olhos até se acabam por perder no meio do seu longo pêlo.

Já em adultos,os gatos persas têm um olhar impactante que por momentos se torna snobe. Contudo, não são conhecidos por ter uma personalidade arrogante, pelo contrário, os gatos persas são companheiros amorosos e leais.

 

 

História

Personalidade

Cuidados

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

Deixar Mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *