porque o meu gato faz xixi em todo lado

Porque o meu gato faz xixi em todo lado?

Compartilhamos algumas dicas que poderá aplicar para o seu gato parar de fazer xixi em todo o lado.

Se o seu gato é (ou foi) treinado a ir a uma caixa de areia, mas começou recentemente a fazer as suas necessidades noutra parte, poderá apostar que por trás desse comportamento existe mais alguma razão do que simplesmente ele se ter esquecido de ir á caixa de areia.

Ao contrário do cão que pode urinar no sofá, os gatos são criaturas delicadas quando são infelizes. Os sinais que dão para mostrá-lo muitas vezes não são detectados facilmente. Quando algo está errado, eles podem ganhar ou perder peso, deixar de brincar, tornarem-se ansiosos e produzir mais bolas de pêlo, ou urinar fora da caixa de areia. Estes sinais são muitas vezes prejudiciais quando se juntam. Enquanto isso, o gato cai cada vez mais fundo na depressão e procura novas maneiras de mostrá-lo que não está bem.

Então há o ponto de quebra para gatos e seres humanos que é geralmente quando o aleatório de urinar e defecar fora da caixa começa. Primeiro, o seu gato prefere a caixa de areia do que outro material – é mais natural para eles. Assim, se o seu gatinho começar a urinar ou pulverizar nas paredes, é sinal que algo está errado. É provável que o seu gatinho esteja a tentar chamar a sua atenção. Esta é a última forma de um gato pedir ajuda, eles vão encontrar qualquer canto, armário ou travesseiro que puderem para substituir a caixa de areia.

Porque eles fazem isso?

O que mais poderiam fazer? Eles não podem falar… Então naturalmente eles usam as únicas ferramentas que têm: chamar a sua atenção.

O problema do seu gato pode ser saúde, comportamental ou ambos. Embora recomendamos sempre consultar o seu veterinário para eliminar quaisquer problemas de saúde que ele possa ter, o stress tem um poder muito forte na saúde de um animal. O Stress e os problemas de saúde muitas das vezes andam de mãos dadas, por isso considere o bem-estar mental do seu animal de estimação.

Muitas coisas podem causar depressão, stresse ou infelicidade geral em gatos e geralmente se resume a um culpado: Mudança.

A maioria de gatos tornam-se muito confortáveis nas suas rotinas diárias, especialmente quando se trata de gatos indoor. O seu mundo é pequeno e, portanto, muito facilmente interrompido. Mover um mobiliário, remodelar um quarto, mover a caixa do gato, adotar um novo animal de estimação, ou ter convidados que vêm ficar para um fim de semana, pode ser um motivo de stress para o seu gato.

Encontrar a causa do problema pode muitas vezes pode ser uma pergunta difícil de responder uma vez que os gatos são conhecidos e amados pela sua natureza misteriosa. A boa notícia é que resolver um problema com um gato é geralmente mais fácil.

O que faz um gato feliz de qualquer maneira?

Além da adoração constante? Um monte de coisas!

1. Dieta saudável e água limpa

A boa comida faz um gato feliz e sobretudo saudável. É a coisa mais importante que pode fazer para o seu animal. Se estiver a comprar comida de marca branca o ideal é gastar um pouco mais e mudar para um alimento premium. Irá poupar algum dinheiro em contas do veterinário a longo prazo acredite. Introduza o novo alimento lentamente, misturando-o com o velho ao longo de algumas semanas até que a ração má seja eliminada. Além disto, limpe os pratos diariamente, especialmente o prato de água. Os gatos precisam de água limpa e fresca e evitam um prato sujo, não importa quão nova seja a água.

2. Utilizar areia de baixa poeira

Use um tipo de areia baixa em poeira e forneça mais de uma caixa de gato (especialmente se tiver mais que um gato ou uma grande casa). Mude a areia completa uma vez por semana.

 

3. Exercício e estimulação mental

Os gatos são talentosos e caçadores naturais. Se o seu gato fica dentro de casa todo o dia, a vida dele por vezes pode se tornar em tédio. Definir um tempinho todas as manhãs e à noite para brincar um pouco é uma boa opção para diminuir o tédio de estar sempre sozinho em casa. Existem também alguns jogos e desafios que pode dar ao seu gato para o despertar.

4. A zona de conforto e segurança

Se tem vários animais de estimação ou um família grande, pode encontrar a necessidade de dar ao seu gato o seu próprio espaço. Eles precisam de um lugar para se sentirem seguros e dormir durante o dia, especialmente se a sua casa é propensa a atividade agitada e muitos visitantes. Os gatos são criaturas simples que muitas vezes preferem caixas de papelão e sacos de papel em vez de camas compradas em lojas.

5. A importância do bronzeamento

Cada gato precisa de um local pacífico ao sol, onde eles possam cochilar e disfrutar do calor. Muitos gatinhos gostam de tomar banhos de sol durante horas e horas!

6. O poder do cartão e do catnip

Conhecemos muitos gatos, e quase nenhum deles resistem ao cartão. Os gatos necessitam de se esticarem e arranhar, muitos deles preferem arranhar em arranhadores de cartão. Em relação ao catnip é muito utilizado para atrair os gatinhos.

7. Formação

Quando falamos em formação não queremos dizer ensiná-los a sentarem-se e rolar (embora isso seja possível), mas mais importante é como ensinar um gato a sentir-se feliz comnosco e  educa-lo. Uma feramenta é o redirecionamento. “Não risques aqui não no meu sofá”,  “Aqui não na minha planta” e sucessivamente, concentre-se menos em parar um comportamento e mais em reorientá-lo para que o seu gato saiba onde fazer as coisas que são naturais para eles.

8. Socialização

Se o seu gato passa toda a sua vida dentro com as mesmas pessoas, animais e coisas, é seguro apostar que eles serão muito sensíveis a qualquer coisa nova. Exponha-os a novas pessoas, outros gatos bonitos e cães agradáveis, e incentive-os a mudanças enquanto eles são jovens. Parece tão simples, mas vai impactar a personalidade do seu gato mais do que qualquer outra coisa que fizer por eles.

Enquanto nenhum animal de estimação vem com uma garantia emocionalmente sólida, fazer essas coisas para o seu gato irá ajudá-lo a se tornar num membro da família confiante e feliz que pode se adaptar a mudar graciosamente.

O Blog Universo de gatos não assume qualquer responsabilidade pelo conteúdo desta página.

Este conselho não é um substituto a uma consulta adequada com um veterinário e destina-se apenas como um guia. Entre em contato com o seu veterinário local para aconselhamento ou tratamento imediato se estiver preocupado com a saúde do seu animal de estimação – mesmo que estejam encerrados, existe hospitais que dispõem de turnos diurnos e noturnos. Descubra mais sobre o que fazer em um fora de horas de emergência.

Veja também:

Gato versus carteiro [ BATALHA ÉPICA ]
Gatinho impertinente chateia gato adulto! [IMPERDÍVEL]
Gatinho versus sapatilhas [HILARIANTE]

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

19 Comments

  1. Pois bem, meus dois gatos resolveram de repente urinar nas coisas em casa isso me preocupa um pouco e não sei como agir diante disso, é tipo um jato de xixi, e é em qualquer lugar ou coisa o que faço diante disso?

  2. Pois bem, meus dois gatos resolveram de repente urinar nas coisas em casa isso me preocupa um pouco e não sei como agir diante disso, é tipo um jato de xixi, e é em qualquer lugar ou coisa o que faço diante disso?

  3. Oi Neidevan!
    Obrigada por nos seguir!
    Bem, o que eu faria em primeiro era falar com o veterinário e explicar o que tem acontecido para ver como está a saúde deles, pode estar tudo bem e eles quererem marcar território. O ponto chave aqui é encontrar a principal causa, existe sempre um motivo por de trás do comportamento deles... é dificil descobrir para nós donos porque eles são animais e não falam mas nada é impossível, temos que conhecer o nosso animal para perceber o que eles querem.
    Saudações Felinas!
    Nidia

  4. Tenho 5 gatos castrados e bem de saúde, tenho caixas de areia espalhadas pela casa. Eu tenho todos os cuidados, o problema e que são de idades diferentes,e não estou achando quem faz xixi na porta de entrada da casa e na gaveta do armario da cozinha!! Como foram resgatados da rua, acredito que pode ser ciúmes. Como posso descobrir o malandro???

  5. Olá Karla! sem duvida que existe alguma coisa que lhe esteja a causar stress para fazer com que esteja a ter esse comportamento...
    Talvez experimentasse um dia deixar algum num espaço fechado com a areia e ver se esse gato durante esse dia faz fora ou dentro da caixa de areia, e assim consecutivamente até descobrir quem faz fora, mas tenha mesmo a certeza que eles estão bem de saude...
    Beijinhos!

  6. oi,tenho 3 gatas e dois gatos, todos castrados mas um dos gatos machos foi castrado depois de adulto e ele não parou de marcar território. faz xixi por todos os lugares por onde ele passa, não tem lugar especifico.isto me encomoda muito pois tenho que estar sempre em alerta.aguardo ajuda por favor.
    obrigada, Rita

  7. Meu gato começou a fazer xixi dentro e fora de casa depois que brigou com um gato no quintal. Ele não é castrado mas sempre moramos em apartamento ou casa com pouco acesso ao quintal. Ele ficou agressivo até comigo já me mordeu, ele tem 9 anos e nunca me deu trabalho eu levei na veterinária e descobri que ele é renal crônico mesmo mesmo dando ração Premium. Agora come uma ração especial mas mesmo assim não parou de fazer xixi pela casa inteira. Peguei um gato filhote pra fazer companhia mas não adiantou nada, Agora se eu solte ele no quintal ele sai pra brigar na rua e se fica dentro de casa faz xixi e fica miando. A veterinária disse q pra ajudar eu teria q castrar ele mas a nossa preocupação é a anestesia que sobre carrega o rim eu tenho muito medo dele morrer ou piorar mas não aguento mais essa situação dele fazer xixi pela casa. Minha maior preocupação é que eu estou grávida tenho medo dele ser agressivo com o bebê e fazer xixi nas coisas dele.

    • Olá Renata, eu também tenho uma gatinha renal crónica. Ela nasceu com uma má formação no rim e quando a adotei não sabia desse problema dela. Pela minha experiência, eu quando esterilizei a Iris aínda não tinha sido detetado este problema nela. A esterilização correu bem, não aconteceu problema algum. Passados 4 meses, possivelmente por alguma pedra que ela, teve aí é que surgiu o diagnóstico, ela teve a sua primeira crise e com os exames foi diagnosticado IRC na Iris. A partir daí no meu caso eu sei que a minha veterinária não dá anestesia nela para não sobrecarregar os rins em caso algum, mas eu no seu lugar pediria mais uma opinião a outro especialista e neste momento fazia exame de sangue. Porque ele pode até estar a fazer xixi por ter alguma pedra a obstruír e nem ser pelo motivo do cio. Espero ter ajudado, Muitos Beijinhos!

  8. Meu gato fica solto pelo quintal.,mas tem livre acesso a casa ,porem vive mijando em tudo e em todos ,ja não sei o que fazer. Mija nas pessoas,no hack,na minha cama. Me ajudem!rs

  9. Tenho gatinhos pra doar quem tiver interesse (11)94870-8181

  10. Este é um anúncio público para todos que querem vender um rim, temos pacientes que precisam de um transplante de rim, por isso, se você estiver interessado em vender um rim, por favor entre em contato conosco em nosso e-mail em [email protected]
    Você também pode ligar ou escrever para nós no whatsapp em +1 515 882 1607.

    OBSERVAÇÃO: Sua segurança está garantida e nosso paciente concordou em pagar uma grande quantia de dinheiro para qualquer pessoa que concordar em doar um rim para salvá-lo. Esperamos ouvir de você, para que você possa salvar uma vida.

  11. Heya are using Wordpress for your blog platform? I'm new to the blog world but I'm trying to get started and set up my own. Do you require any html coding expertise to make your own blog? Any help would be really appreciated!

  12. Very handful of internet websites that come about to become in depth beneath, from our point of view are undoubtedly very well worth checking out.

  13. Here are a number of the web pages we recommend for our visitors.

  14. please stop by the websites we adhere to, including this a single, because it represents our picks through the web

  15. usually posts some extremely intriguing stuff like this. If youre new to this site

  16. below you will discover the link to some web pages that we feel you need to visit

  17. The details talked about in the article are several of the best accessible

  18. although internet sites we backlink to beneath are considerably not related to ours, we feel they are actually really worth a go by means of, so possess a look

Deixar Mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *