porque o meu gato faz xixi em todo lado

Porque o meu gato faz xixi em todo lado?

Compartilhamos algumas dicas que poderá aplicar para o seu gato parar de fazer xixi em todo o lado.

Se o seu gato é (ou foi) treinado a ir a uma caixa de areia, mas começou recentemente a fazer as suas necessidades noutra parte, poderá apostar que por trás desse comportamento existe mais alguma razão do que simplesmente ele se ter esquecido de ir á caixa de areia.

Ao contrário do cão que pode urinar no sofá, os gatos são criaturas delicadas quando são infelizes. Os sinais que dão para mostrá-lo muitas vezes não são detectados facilmente. Quando algo está errado, eles podem ganhar ou perder peso, deixar de brincar, tornarem-se ansiosos e produzir mais bolas de pêlo, ou urinar fora da caixa de areia. Estes sinais são muitas vezes prejudiciais quando se juntam. Enquanto isso, o gato cai cada vez mais fundo na depressão e procura novas maneiras de mostrá-lo que não está bem.

Então há o ponto de quebra para gatos e seres humanos que é geralmente quando o aleatório de urinar e defecar fora da caixa começa. Primeiro, o seu gato prefere a caixa de areia do que outro material – é mais natural para eles. Assim, se o seu gatinho começar a urinar ou pulverizar nas paredes, é sinal que algo está errado. É provável que o seu gatinho esteja a tentar chamar a sua atenção. Esta é a última forma de um gato pedir ajuda, eles vão encontrar qualquer canto, armário ou travesseiro que puderem para substituir a caixa de areia.

Porque eles fazem isso?

O que mais poderiam fazer? Eles não podem falar… Então naturalmente eles usam as únicas ferramentas que têm: chamar a sua atenção.

O problema do seu gato pode ser saúde, comportamental ou ambos. Embora recomendamos sempre consultar o seu veterinário para eliminar quaisquer problemas de saúde que ele possa ter, o stress tem um poder muito forte na saúde de um animal. O Stress e os problemas de saúde muitas das vezes andam de mãos dadas, por isso considere o bem-estar mental do seu animal de estimação.

Muitas coisas podem causar depressão, stresse ou infelicidade geral em gatos e geralmente se resume a um culpado: Mudança.

A maioria de gatos tornam-se muito confortáveis nas suas rotinas diárias, especialmente quando se trata de gatos indoor. O seu mundo é pequeno e, portanto, muito facilmente interrompido. Mover um mobiliário, remodelar um quarto, mover a caixa do gato, adotar um novo animal de estimação, ou ter convidados que vêm ficar para um fim de semana, pode ser um motivo de stress para o seu gato.

Encontrar a causa do problema pode muitas vezes pode ser uma pergunta difícil de responder uma vez que os gatos são conhecidos e amados pela sua natureza misteriosa. A boa notícia é que resolver um problema com um gato é geralmente mais fácil.

O que faz um gato feliz de qualquer maneira?

Além da adoração constante? Um monte de coisas!

1. Dieta saudável e água limpa

A boa comida faz um gato feliz e sobretudo saudável. É a coisa mais importante que pode fazer para o seu animal. Se estiver a comprar comida de marca branca o ideal é gastar um pouco mais e mudar para um alimento premium. Irá poupar algum dinheiro em contas do veterinário a longo prazo acredite. Introduza o novo alimento lentamente, misturando-o com o velho ao longo de algumas semanas até que a ração má seja eliminada. Além disto, limpe os pratos diariamente, especialmente o prato de água. Os gatos precisam de água limpa e fresca e evitam um prato sujo, não importa quão nova seja a água.

2. Utilizar areia de baixa poeira

Use um tipo de areia baixa em poeira e forneça mais de uma caixa de gato (especialmente se tiver mais que um gato ou uma grande casa). Mude a areia completa uma vez por semana.

 

3. Exercício e estimulação mental

Os gatos são talentosos e caçadores naturais. Se o seu gato fica dentro de casa todo o dia, a vida dele por vezes pode se tornar em tédio. Definir um tempinho todas as manhãs e à noite para brincar um pouco é uma boa opção para diminuir o tédio de estar sempre sozinho em casa. Existem também alguns jogos e desafios que pode dar ao seu gato para o despertar.

4. A zona de conforto e segurança

Se tem vários animais de estimação ou um família grande, pode encontrar a necessidade de dar ao seu gato o seu próprio espaço. Eles precisam de um lugar para se sentirem seguros e dormir durante o dia, especialmente se a sua casa é propensa a atividade agitada e muitos visitantes. Os gatos são criaturas simples que muitas vezes preferem caixas de papelão e sacos de papel em vez de camas compradas em lojas.

5. A importância do bronzeamento

Cada gato precisa de um local pacífico ao sol, onde eles possam cochilar e disfrutar do calor. Muitos gatinhos gostam de tomar banhos de sol durante horas e horas!

6. O poder do cartão e do catnip

Conhecemos muitos gatos, e quase nenhum deles resistem ao cartão. Os gatos necessitam de se esticarem e arranhar, muitos deles preferem arranhar em arranhadores de cartão. Em relação ao catnip é muito utilizado para atrair os gatinhos.

7. Formação

Quando falamos em formação não queremos dizer ensiná-los a sentarem-se e rolar (embora isso seja possível), mas mais importante é como ensinar um gato a sentir-se feliz comnosco e  educa-lo. Uma feramenta é o redirecionamento. “Não risques aqui não no meu sofá”,  “Aqui não na minha planta” e sucessivamente, concentre-se menos em parar um comportamento e mais em reorientá-lo para que o seu gato saiba onde fazer as coisas que são naturais para eles.

8. Socialização

Se o seu gato passa toda a sua vida dentro com as mesmas pessoas, animais e coisas, é seguro apostar que eles serão muito sensíveis a qualquer coisa nova. Exponha-os a novas pessoas, outros gatos bonitos e cães agradáveis, e incentive-os a mudanças enquanto eles são jovens. Parece tão simples, mas vai impactar a personalidade do seu gato mais do que qualquer outra coisa que fizer por eles.

Enquanto nenhum animal de estimação vem com uma garantia emocionalmente sólida, fazer essas coisas para o seu gato irá ajudá-lo a se tornar num membro da família confiante e feliz que pode se adaptar a mudar graciosamente.

O Blog Universo de gatos não assume qualquer responsabilidade pelo conteúdo desta página.

Este conselho não é um substituto a uma consulta adequada com um veterinário e destina-se apenas como um guia. Entre em contato com o seu veterinário local para aconselhamento ou tratamento imediato se estiver preocupado com a saúde do seu animal de estimação – mesmo que estejam encerrados, existe hospitais que dispõem de turnos diurnos e noturnos. Descubra mais sobre o que fazer em um fora de horas de emergência.

Veja também:

Gato versus carteiro [ BATALHA ÉPICA ]
Gatinho impertinente chateia gato adulto! [IMPERDÍVEL]
Gatinho versus sapatilhas [HILARIANTE]

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

caixa de areia para gatos, caixas de areia, gatos e saúde, saúde


Nídia Silva

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

Os comentários estão fechados.

Mantém-te ligada

Junta-te a comunidade e subscreve à newsletter semanal, assim ficas a par das últimas novidades.

© 2019 Universo de Gatos de Nídia Silva com ❤ Todos os direitos reservados