gato sphynx

O gato Sphynx – A primeira raça de gato sem pêlo

Na realidade o gato sphynx tem uma cobertura de “pêssego”, que é suave e quente ao toque.

Em 1966, uma gata doméstica de pêlo curto deu à luz um gatinho calvo em Toronto, Canadá. Foi batizado com o nome ‘Prune’ e foi acasalado com a sua mãe. Foi entao que começou o primeiro programa de reprodução sem pêlo. Outros gatos sem pêlos apareceram de tempos em tempos, sendo todos mostrados para transportar a mesma mutação recessiva, e foram levados para o programa de reprodução. As primeiras preocupações com problemas letais com o gene parecem não ter fundamentado, e na década de 1970 duas fêmeas sem pêlos foram enviadas para a Holanda. Eles foram criados para um Devon Rex manter a linha em andamento, e foi aqui que a nova raça se espalhou para a Europa. TICA e FIFE reconheceram o gato Sphynx na década de 1990, e em 1999 foi reconhecido na Austrália. CFA deu status de campeonato em 2002, e o GCCF começou a registrar os Sphynx em 2006.

 

O gato Sphynx não é totalmente sem pêlo, mas tem uma cobertura de pêssego, que é suave e quente ao toque. O óleo que normalmente seria disperso no pêlo do gato tende a acumular-se na pele dos Sphynx, então o banho regular é uma obrigação. Os Sphynx são mais propensos a se machucarem ou a ficarem queimados, pois não têm grandes pelos para os proteger, então a maioria das pessoas sente que eles deveriam ser gatos de interior. Se um sphynx viver num ambiente adequado, diz-se que o Sphynx gosta de ser um brincalhão, e que deseja se divertir com o seu dono pelo calor.

Veja também:

5 Maneiras de criar amizade com gato
Gatinhos quais os cuidados a ter
3 Dicas como fazer o seu gato o amar mais

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

Deixar Mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *