O gato siamês uma raça extremamente dócil

O gato siames uma raça extremamente dócil

O gato siames faz parte das raças mais amososas.

Conheça o gato siames,  uma raça social extrovertida que depende muito da companhia humana.

1. Características Físicas

A raça do gato siames tem orelhas largamente grandes e atraentes olhos azuis bebés. A sua figura lisa e fina é acentuada pelo seu pêlo curto e fino com longas linhas afiladas. O pêlo vem em quatro cores tradicionais: selo, chocolate, azul e ponto lilás – uma cor do corpo pálido com extremidades relativamente mais escuras; ou seja, o rosto, as orelhas, os pés e a cauda.

2. Personalidade e temperamento

Este é um gato social extrovertido que depende muito da companhia humana. É amoroso para se comunicar com os que o rodeiam. No entanto, não é um gato adequado para si caso não esteja em casa com frequência, pois fica solitário e triste com bastante facilidade.

O gato siamês precisa de ser tratado com cuidado, mas quando se mostra amor, paciência e cuidados, ele torna-se um companheiro ideal.

3. História

Este gato mundialmente famoso tem uma longa e colorida história. Como o nome sugere, o gato originalmente veio da Tailândia (anteriormente conhecido como Sião). A sua aparência e comportamento interessantes fizeram com que o gato fosse adorado pela realeza. Quando um membro da família real morreu, também se pensava que um gato siames receberia a alma dessa pessoa. O gato seria então movido para um templo, passando o resto da sua vida em luxo, com monges e sacerdotes como criados.

 

Outros mitos tentam explicar algumas das suas características fascinantes. Uma das lendas conta que um gato siames, tendo o dever de guardar o vaso real, enrolou a cauda ao redor e observou-a tão intensamente que os seus olhos se cruzaram. Mais uma vez fala-se de gatos siameses guardarem anéis pertencentes a uma princesa real. Os gatos deslizaram os anéis na cauda e desenvolveram torções de cauda para evitar que os anéis caíssem.

O Siamês também chegou ao Cat Book of Poems, um manuscrito escrito entre 1350 e 1767. Ele descreve um gato fino com coloração escura nos seus ouvidos, cauda e pés, e um corpo pálido.

Não se sabe exatamente quando este famoso gato fez sua primeira aparição na Grã-Bretanha. A conta documentada mais antiga, no entanto, fala de um par de gatos siameses dados à irmã de um cônsul geral britânico em Bangkok, em 1884. Estes gatos foram exibidos no ano seguinte em Londres. Embora, haja evidências anteriores de que o gato Siamês foi exibido no primeiro show de gato em 1871 no Crystal Palace, em Londres, onde finalmente recebeu uma recepção triste.

Apesar do início abrupto e não acolhedor, a raça do gato siames rapidamente começou a ganhar popularidade regional. O primeiro padrão britânico – um ideal estético abstrato para o tipo de animal – descreve o siamês como um “gato de tamanho médio de aparência impressionante e também Distinguido por uma torção na cauda ”

Veja também:

Gato siamês uma raça extremamente popular
As 10 raças de gato mais antigas
O que não sabe acerca do gato siamês

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

gato siames, gatos siameses, raça siamêsa, siamês


Nídia Silva

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Mantém-te ligada

Junta-te a comunidade e subscreve à newsletter semanal, assim ficas a par das últimas novidades.

© 2019 Universo de Gatos de Nídia Silva com ❤ Todos os direitos reservados