
Socorro! O meu gato não dorme á noite
Já notou que o seu gato ao contrário de si é mais ativo à noite?
Muitos acreditam que o gato acorda á noite porque os seus antepassados felinos selvagens preferiam ser mais ativos quando os outros predadores noturnos estavam mais calmos. Ao contrário de nós, os gatos de facto são mais activos durante a noite. A atividade do anoitecer para nós é menos preocupante pois também estamos acordados a esta hora. Mas as manhãs super matinais em que eles se lembram de brincar enquanto dormimos, para nós não são assim tão divertidas! Se tem um gato que acorda á noite saiba como evitar que ele não seja tão ativo durante a madrugada.
Esta tendência não significa que não seja possível nós dormirmos uma noite completa. Existem formas de modificar o relógio interno de um gato que acorda a noite. Não se esqueça que o seu pequeno carnívoro é deixado em casa enquanto está a trabalhar. Ele instintivamente quer perseguir e caçar, mas como durante o dia o gato fica sozinho, não tem forma de libertar a sua energia. Provavelmente este acto também se deve à falta de estimulação mental e física.
Tente encontrar formas de satisfazer a necessidade do seu gato pensar e se movimentar. Brinque com ele antes de anoitecer. Este deve ser um ritual diário para evitar ter um gato ativo de madrugada . Encontre brinquedos interativos que o façam perseguir e atacar. Dê-lhe uma saída para a sua inquietação natural. Um gato feliz é mais calmo e dorme melhor.
Quando o ritual do jogo terminar, não se esqueça de alimentar o seu gato com a sua refeição regular. A fome não o levará a acordar. Após o jantar, algum tempo de silêncio pode o ajudar a ficar mais calmo. Nunca o recompense quando ele o acordar. Se o seu gato perceber que ao acordá-lo você irá se levantar e colocar comida na sua tigela, ele será ainda mais impulsionado a perturbá-lo.
Antes de tentar treinar o seu gato, deve certificar-se que não existe nenhuma causa médica para ele interromper o seu sono. Alguns transtornos podem criar dor ou inquietação que pode ser confundido com a tendência natural. Um gato idoso que sofra de demência, doença renal ou hipertireoidismo tem tendência a aumentar a atividade noturna. Certifique-se de alertar o seu veterinário se este for um comportamento novo para o seu gato.
Todos os gatos (mesmo aqueles que ficam exclusivamente dentro de casa) devem ser vistos por um veterinário, pelo menos anualmente porque o gato é mestre em esconder as suas doenças. Os animais selvagens sempre tentam esconder a fraqueza e a dor por medo de serem atacados por um predador. O seu veterinário sabe disso também e pode recomendar alguns testes para verificar a sua saúde geral.
Se houver uma razão médica para o sono ser interrompido, todos os seus esforços para o treinar vão falhar e ambos podem sofrer desnecessariamente.
O Blog Universo de gatos não assume qualquer responsabilidade pelo conteúdo desta página.
Este conselho não é um substituto a uma consulta adequada com um veterinário e destina-se apenas como um guia. Entre em contato com o seu veterinário local para aconselhamento ou tratamento imediato se estiver preocupado com a saúde do seu animal de estimação – mesmo que estejam encerrados, existe hospitais que dispõem de turnos diurnos e noturnos. Descubra mais sobre o que fazer em um fora de horas de emergência.
Veja também:
Como manter os gatos longe da banca da cozinha
Porque o meu gatinho está stressado
O meu gato está com uma depressão
Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!
gato acorda á noite, gato ativo durante a noite, gato brinca durante a noite, gato chateia á noite