Socorro! o meu gato acorda á noite

Socorro! O meu gato não dorme á noite

Já notou que o seu gato ao contrário de si é mais ativo à noite?

Muitos acreditam que o gato acorda á noite porque os seus antepassados ​​felinos selvagens preferiam ser mais ativos quando os outros predadores noturnos estavam mais calmos. Ao contrário de nós, os gatos de facto são mais activos durante a noite. A atividade do anoitecer para nós é menos preocupante pois também estamos acordados a esta hora. Mas as manhãs super matinais em que eles se lembram de brincar enquanto dormimos, para nós não são assim tão divertidas! Se tem um gato que acorda á noite saiba como evitar que ele não seja tão ativo durante a madrugada.

 

Esta tendência não significa que não seja possível nós dormirmos uma noite completa. Existem formas de modificar o relógio interno de um gato que acorda a noite. Não se esqueça que o seu pequeno carnívoro é deixado em casa enquanto está a trabalhar. Ele instintivamente quer perseguir e caçar, mas como durante o dia o gato fica sozinho, não tem forma de libertar a sua energia. Provavelmente este acto também se deve à falta de estimulação mental e física.

Tente encontrar formas de satisfazer a necessidade do seu gato pensar e se movimentar. Brinque com ele antes de anoitecer. Este deve ser um ritual diário para evitar ter um gato ativo de madrugada . Encontre brinquedos interativos que o façam perseguir e atacar. Dê-lhe uma saída para a sua inquietação natural. Um gato feliz é mais calmo e dorme melhor.

Quando o ritual do jogo terminar, não se esqueça de alimentar o seu gato com a sua refeição regular. A fome não o levará a acordar. Após o jantar, algum tempo de silêncio pode o ajudar a ficar mais calmo. Nunca o recompense quando ele o acordar. Se o seu gato perceber que ao acordá-lo você irá se levantar e colocar comida na sua tigela, ele será ainda mais impulsionado a perturbá-lo.

 

Antes de tentar treinar o seu gato, deve certificar-se que não existe nenhuma causa médica para ele interromper o seu sono. Alguns transtornos podem criar dor ou inquietação que pode ser confundido com a tendência natural. Um gato idoso que sofra de demência, doença renal ou hipertireoidismo tem tendência a aumentar a atividade noturna. Certifique-se de alertar o seu veterinário se este for um comportamento novo para o seu gato.

Todos os gatos (mesmo aqueles que ficam exclusivamente dentro de casa) devem ser vistos por um veterinário, pelo menos anualmente porque o gato é mestre em esconder as suas doenças. Os animais selvagens sempre tentam esconder a fraqueza e a dor por medo de serem atacados por um predador. O seu veterinário sabe disso também e pode recomendar alguns testes para verificar a sua saúde geral.

Se houver uma razão médica para o sono ser interrompido, todos os seus esforços para o treinar vão falhar e ambos podem sofrer desnecessariamente.

O Blog Universo de gatos não assume qualquer responsabilidade pelo conteúdo desta página.

Este conselho não é um substituto a uma consulta adequada com um veterinário e destina-se apenas como um guia. Entre em contato com o seu veterinário local para aconselhamento ou tratamento imediato se estiver preocupado com a saúde do seu animal de estimação – mesmo que estejam encerrados, existe hospitais que dispõem de turnos diurnos e noturnos. Descubra mais sobre o que fazer em um fora de horas de emergência.

Veja também:

Como manter os gatos longe da banca da cozinha
Porque o meu gatinho está stressado
O meu gato está com uma depressão

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

gato acorda á noite, gato ativo durante a noite, gato brinca durante a noite, gato chateia á noite


Nídia Silva

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Mantém-te ligada

Junta-te a comunidade e subscreve à newsletter semanal, assim ficas a par das últimas novidades.

© 2019 Universo de Gatos de Nídia Silva com ❤ Todos os direitos reservados