Porquê o meu gato lambe

Porquê o meu gato lambe tanto?

Sabemos que lamber é uma forma dos gatos comunicarem. Mas não só…

O acto do gato lamber é a técnica que o gato utiliza para cuidar da sua pelagem, mas ainda o gato lambe também o seu proprietário. Uma vez que não costumamos ter cabelos emaranhados e geralmente não temos pulgas ou carrapatos, porque os nossos gatos nos lambem constantemente?

Compreender o porquê do seu gato lamber

O gato lambe as suas crias por razões de higiene e saúde. As suas línguas ásperas agem quase como um pente para suavizar o pêlo emaranhado. Eles também conseguem encontrar e remover parasitas. Um gato lambe com frequência porque ele gosta de estar aparentemente limpo e saudável. Um gato doente é menos propenso a se  limpar e tem um aspeto despenteado.

Para o gato, o grooming é uma necessidade de saúde, mas também é um comportamento de ligação. Todos os animais sociais têm as suas próprias rotinas comportamentais ou interações. Algumas pessoas não associam o gato a ser um animal social, mas na realidade ele é. Um gato pode ser feliz mesmo estando sozinho, mas em ambientes com recursos adequados (como comida abundante e lugares de repouso) Os gatos também podem residir pacificamente numa colônia ou num grupo.

 
Fique a conhecer as 9 Maneiras engraçadas de como o seu gato diz “eu te amo”

O grooming é visto como uma interação normal entre gatos que vivem em grupos. Os gatos são mais propensos a limparem os seus associados mais próximos.

Quando o seu gato escolhe lambê-lo, está a indicar não só o seu desejo de que seja saudável, mas também uma união consigo. Ele gosta de si e valoriza-o. o facto de o seu gato o lamber é apenas uma linda forma de dizer “Eu te amo!”

Veja também:

Socorro! o meu gato não dorme á noite
Caixa de areia para gatos evite problemas
Treinar o seu gato- Grandes dicas!

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

gato lambe, gato lambe dono, gato lambe-me, gato me lambe, meu gato lambe


Nídia Silva

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Mantém-te ligada

Junta-te a comunidade e subscreve à newsletter semanal, assim ficas a par das últimas novidades.

© 2019 Universo de Gatos de Nídia Silva com ❤ Todos os direitos reservados