Gato angora as duas principais doenças

Gato angora as duas principais doenças

O gato angora geralmente é saudável, contudo, poderá estar propenso a algumas doenças.

Tanto os gatos com pedigree como os gatos sem raça têm diferentes problemas de saúde que podem ser de natureza genética. Neste artigo vamos identificar quais os problemas de saúde mais comuns no gato angora.

Gato angora branco

No caso do gato angora branco sólido com um ou dois olhos azuis são propensos a surdez num ou nos dois ouvidos. Contudo, também existe um vasto numero de gatos brancos azul que não sofrem deste problema, e gatos surdos como qualquer animal pode levar uma vida perfeitamente normal, se for mantido dentro de casa.

Ataxia hereditária

Ataxia hereditária – Algumas crias do gato angora podem sofrer de ataxia hereditária, esta é uma doença rara que afeta a coordenação motora deixando o gatinho sem equilíbrio.

Cardiomiopatia hipertrófica

Cardiomiopatia hipertrófica – Esta é uma doença comum em várias raças onde o gato angora turco não é exceção. A cardiomiopatia hipertrófica por norma é detetada entre os 2 e os 6 anos. Os machos são mais afetados do que as fêmeas e acontece quando o coração não consegue bombardear sangue suficiente.

 

Estes gatinhos para além de serem muito bonitos e dóceis não dão muito trabalho e quase não exigem cuidados especiais, mas claro que como todos os outros não está livre de surgir algum problema. Se tem um gato angora em casa precisa de prestar alguma atenção para que ele continue a ter uma boa qualidade de vida.

O Blog Universo de gatos não assume qualquer responsabilidade pelo conteúdo desta página.

Este conselho não é um substituto a uma consulta adequada com um veterinário e destina-se apenas como um guia. Entre em contato com o seu veterinário local para aconselhamento ou tratamento imediato se estiver preocupado com a saúde do seu animal de estimação – mesmo que estejam encerrados, existe hospitais que dispõem de turnos diurnos e noturnos. Descubra mais sobre o que fazer em um fora de horas de emergência.

Veja também:

As 10 Raças de gato mais antigas
Gatinhos quais os cuidados a ter
Ração húmida é saudável para os nossos gatinhos?

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D