Gatinhos recém nascidos – Cuidados pós-parto

Gatinhos recém nascidos - Cuidados pós-parto

Conheça alguns cuidados a ter com os seus gatinhos recém nascidos!

Se tem em casa gatinhos recém nascidos, então está na altura de apoiar a sua mascote e os seus bebés nesta fase que é tão especial para a sua vida. Normalmente um parto de uma gata costuma ser bastante tranquílo. Contudo o pós parto não implica que deva desviar a atenção do seu animal de estimação. Listamos para si algumas informações que poderá aplicar aos seus gatinhos.

Primeiras semanas

As primeiras duas a três semanas são as mais cruciais para a sua gata e os seus gatinhos recém-nascidos. Eles começam a entrar em fase de desenvolvimento e a mãe poderá demonstrar sintomas de qualquer problema pós-parto neste momento.

Mantenha a mãe gata e a sua cria numa parte tranquila da casa; pode ser uma sala separada. Certifique-se que o quarto está quente o suficiente. O resfriado nesta fase é bastante crítico para os gatinhos. Deixe a mãe gato definir o ritmo para as suas atenções. Se ela é uma companheira de longa data e residente pode receber as suas visitas. Se for uma gata perdida ou resgatada pode preferir que fique afastado na maior parte do tempo.

Enquanto os gatinhos estiverem amamentando com frequência e parecerem estar prosperando, é bom sinal. No entanto, esteja atento, durante as primeiras seis a oito semanas podem ocorrer alguns problemas de saúde.

Ameaças à saúde dos gatinhos

Os problemas de saúde em gatinhos recém nascidos dividem-se em três categorias: doenças infecciosas, tais como infecções respiratórias, doenças causadas por parasitas e algumas doenças congênitas. Destas últimas, uma das mais conhecidas pelas denomina-se de Fading Kitten Syndrome.

O berçário

Use uma caixa grande, o suficiente para segurar confortavelmente a mãe e os seus gatinhos recém nascidos. Algumas toalhas limpas. As toalhas ficarão sujas rapidamente quando os gatinhos defecarem. Mantenha a caminha, a comida e as tigelas de água da mãe por perto, e continue a alimentá-la de forma apropriada.

Enfermagem gatinhos recém-nascidos

Cada gatinho irá escolher a sua própria tetina para a sua alimentação, procurando o seu próprio cheiro. Ele vai amamentar a cada duas a três horas. Um gatinho próspero desenvolverá rapidamente uma barriga gorda e dormirá pacificamente.

 

Limpeza

Durante as três primeiras semanas, a mãe irá lamber os gatinhos em torno do abdômen e s área anal após a amamentação para incentivar a eliminação de resíduos. Em sua ausência, esta tarefa seria sua, e deverá ser realizada com um pano morno e húmido.

 

 

Desenvolvimento de gatinhos recém-nascidos

Os olhos dos gatinhos recém nascidos começarão a abrir dentro alguns dias. O cordão umbilical também cai dentro deste tempo. O Seu sistema nervoso não está totalmente desenvolvido, irá vê-los com algumas contrações durante o sono. Isto é perfeitamente normal, indica o desenvolvimento do seu sistema nervoso e músculos.

 

Sete a Quatorze Dias

Os gatinhos vão começar a rastejar ao redor e por duas semanas eles começam a tentar ficarem de pé. Os seus dentes começam a aparecer durante este tempo.

 

Três semanas mais velhos

Por três semanas, os gatinhos começam a andar ao redor e jogar ativamente. Eles podem receber alimentos húmidos neste momento apropriados para a sua idade. Podem também ser ensinados a ir á caixa de areia.

 

O Blog Universo de gatos não assume qualquer responsabilidade pelo conteúdo desta página.

Este conselho não é um substituto a uma consulta adequada com um veterinário e destina-se apenas como um guia. Entre em contato com o seu veterinário local para aconselhamento ou tratamento imediato se estiver preocupado com a saúde do seu animal de estimação – mesmo que estejam encerrados, existe hospitais que dispõem de turnos diurnos e noturnos. Descubra mais sobre o que fazer em um fora de horas de emergência.

Veja também:

Primeiras seis semanas de um gatinho recém nascido
Gatinhos quais os cuidados a ter
O leite é mau para gatos. saiba o motivo

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

4 Comments

  1. Minha gata teve um filhote .Tudo ia muito bem calmo.Ate que ela agora fica querendo carregar ele.Tenho medo dela levar ele pra um lugar é não mais encontrar ele então venha a óbito.O que faço.To desesperada.

    • Olá!
      Provavelmente ela tenta levar ele para outro lugar pois se sente stressada. Se tiverem muitas pessoas a visitar o bebé ela pode estar com receio de levarem o gatinho, ou então ela pensa que corre perigo. Aconselho a vigiar a gatinha, tente mantê la num lugar seguro e de possivel calmo. Obrigada pelo seu testemunho, vai correr tudo bem :)

  2. Eu e a minha gata somos muito apegadas, resgatei ela quando tinha uma 5-6 meses, ela não me larga de jeito nenhum... Acabou de ganhar um bebê, que eu acredito ser prematuro por ser extremamente pequeno, ela tá totalmente perdida no que fazer com ele, ele começa a gemer e ela me chama. Coloquei a caixa dela do meu lado na cama, ela fez questão de carregar seu bebê até meu travesseiro e deitarem ali cmg, eu não tô conseguindo ir no banheiro sem a gatinha acordar a casa com seus miados exagerados. Obs: o filhote não está conseguindo se alimentar, por isso estamos dando um suplemento. Minha gata não o abandona, mas está bem perdida em como acalmar ele.
    Ela ficar carregando ele, de um lado pro outro atrás de mim sendo que ele acabou de nascer não vai fazer mal?

    • Olá Fernanda, o leite materno é muito importante, mas em opção existem os leites especiais para gatinhos que vêm com um biberão, ele vai precisar da sua ajuda. De noticias!

Deixar Mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *