Porque o meu gatinho está stressado

Porque o meu gatinho está stressado?

Os gatos são animais muito delicados e se não forem bem cuidados podem -se tornar em animais bastante stressados.

A vida quotidiana por vezes origina muito stress em nós donos. Alguma vez se questionou se o seu gato também se sente stressado? Conheça causas e sinais que podem provocar stress no seu animal de estimação.

Stress em gato

Os sinais de stresse incluem um comportamento alterado no seu gato. Um gato stressado ​​pode ter “acidentes” em casa, ou começar a marcar mais território do que o habitual. Por vezes, um gato stressado lambe-se excessivamente pelo que pode até resultar em perda de pêlo. O gato stressado ​​pode comer com menos frequência menos, ter um ritmo cardíaco acelarado, ou manter-se sentado ainda por longos períodos de tempo. Muitos destes sintomas também podem indicar problemas físicos e doenças, por isso, se notá-los procure o seu veterinário.

Porquê o meu gatinho está stressado?

Existem muitas causas possíveis. Se adicionou recentemente um animal de estimação novo à casa, o seu gato pode estar com dificuldades de adaptação. O mesmo vale para um novo membro da família, como um bebê. A mudança para uma nova casa também pode fazer com que o seu gato fique stressado.

 

Para ajudar o seu gato, a melhor coisa que pode fazer é aliviar o seu stresse. Se  estiver numa nova casa, certifique-se que ele se sente seguro e tem um lugar próprio para estar. Estabeleça uma rotina, se possível, e cumpra-a. Dê ao seu gato uma a hipotese de libertar a sua energia através de brincadeiras. os brinquedos com varinhas permitem que o seu gato corra em torno da casa, ao mesmo tempo, consegue construir a sua confiança.

Se estes métodos não funcionarem e o seu gato continuar stressado, fale com o seu veterinário. Existem feromônios felinos, que dão a alguns gatos algum alívio e ajudam a acalmá-los. Dependendo da gravidade do stresse do seu gato, o seu veterinário também pode prescrever medicação.

O Stress não é divertido para ninguém, incluindo gatos! Se observar sinais de stresse no seu gatinho, fale com o seu veterinário e tome medidas para o ajudar a se sentir melhor.

Veja também:

5 Maneiras de criar amizade com gato
Tenho um novo gatinho e agora?
Como saber se o seu gato está a sentir dor?

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

agressividade no gato, agressividade nos gatos, gato assustado, gato com stress, gato em depressão, gato irritado, gato stressado, meu gato está stressado


Nídia Silva

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Mantém-te ligada

Junta-te a comunidade e subscreve à newsletter semanal, assim ficas a par das últimas novidades.

© 2019 Universo de Gatos de Nídia Silva com ❤ Todos os direitos reservados