FIV – Factos e Mitos

FIV - Factos e Mitos

Existem muitos mitos que crescem á volta do tema FIV. Embora tenham vindo a ser ultrapassados pela verdade…

Muitas pessoas desconhecem alguns factos e ainda vivem envolvidas nessas histórias. Neste artigo iremos falar um pouco mais acerca dos mitos mais comuns de FIV.
Em algumas situações é aconselhável ser feito o teste FIV/FELV. Um dos casos em que se aplica o teste FIV/FELV pode ser quando um gato de rua é levado para um centro de resgate ou um veterinário. O teste deve ser feito para que saibam se o gatinho é portador do virus. O concelho que recebe muitas vezes não é o mais correto. Hoje em dia, um gatinho portador de FIV poderá ter uma vida normal e até mesmo conviver com outros gatos desde que sejam tomados alguns cuidados.

Aqui estão algumas informações:

Grande parte dos gatos com FIV são saudáveis. O que acontece é que eles têm um vírus que afeta lentamente o seu sistema imunológico. Por vezes pode levar vários anos até o virus ser descoberto.

Muitos dos gatos portadores de FIV vivem por longos anos e algum deles até morrem naturalmente através de causas comuns de morte que qualquer gato também possa vir a sofrer, incluindo ‘velhice’!

Se alguma vez ouviu dizer que um gato FIV positivo irá estar sempre doente e em sofrimento – este é um grande equívoco sobre FIV . Como o vírus age lentamente , ele leva muitos anos até ter qualquer efeito perceptível, e, na realidade, muitas vezes não chega a esse ponto. Os gatos portadores de FIV não vão sofrer mais doenças que os gatos não infectados. Se um gato FIV ficar doente, nem sempre pode ter a ver com o vírus.

Se lhe disseram que um gato portador de FIV contagiará outro gato inevitavelmente, e também passa o vírus a outras pessoas – ele é transmitido quase sempre através de uma mordida séria. O vírus está presente na saliva, mas é de muito curta duração, ele é eficaz quando é injectado (por uma picada) que entra em contacto com o sangue e é transferido para um outro gato.

Então, se o gato FIV não lutar, não vai transmitir o vírus, e os gatos normalmente não lutam uma vez que eles são castrados e devidamente alimentados e cuidados. Existem casos de pessoas que têm gatos com FIV e vivem juntos com gatos não infectados por muitos anos sem transmitir o vírus.

 

Sistema imunológico

Como já mencionado acima, os gatos FIV têm um sistema imunológico que enfraquece gradualmente, por isso, quando eles são afetados por qualquer uma das doenças habituais eles podem não ser capazes de lidar com isso de forma tão eficiente como deveriam. Pode demorar mais tempo a se recuperar, ou então precisem de uma medicação mais forte. Existem  poucas doenças que possam ser atribuídas ao próprio FIV, geralmente o tratamento das doenças num gato com FIV é o mesmo que seria para qualquer outro gato, pode é precisar de um tratamento mais longo.

Duração de vida

Voltando á questão da duração de vida de um gato com FIV… Quando adotamos um gatinho, tal como em nós, seja saudável ou portador de alguma doença, podemos prever mas com certeza, ninguém sabe quanto tempo irá durar, pode viver muitos anos assim como dias. Em relação a um gatinho portador de FIV, se for bem cuidado, se tiver uma boa dieta, se for controlado em casos que se encontre menos bem em termos de saúde, certamente irá ter uma esperança média de vida maior que um gatinho que não seja bem cuidado.

Em relação á transmissão do virus a partir de tigelas de alimentos, isto é uma confusão que fazem com FELV (virus da leucemia). Embora o vírus esteja presente na saliva, ele morre muito rapidamente quando está fora do corpo. Em segundo lugar, mesmo se um outro gato levar o vírus por via oral, ele ainda tem de atravessar a membrana mucosa, a fim de entrar na corrente sanguínea. Nota: foi demonstrado que os ácidos do estômago são muito eficazes em destruir o vírus, de modo que qualquer vírus precisaria de atravessar a membrana mucosa antes de chegar ao estômago. Um gatinho normalmente não irá herdar o FIV da sua mãe, mas o vírus está presente no seu leite, que, obviamente, os gatinhos irão consumir durante várias semanas, mas é incomum para um gatinho contrair o vírus dessa maneira. Desta forma, se um gatinho bebé que apresenta muita exposição ao vírus não é infetado assim tão facilmente, menos provável é para um adulto que compartilha uma tigela de comida lambida por uma gatinho portador de FIV anteriormente contrair o vírus.

Com isto tudo, se descobriu recentemente que o seu gatinho é portador de FIV, por favor não entre em pânico, fale com o seu veterinário, ele mais que ninguém tem as informações necessárias acerca deste assunto e em conjunto, certamente conseguirão controlar a saúde do seu bichinho. Como costumo dizer, o maior remédio para uma doença seja ela qual for é o amor, cuide com carinho, não dê importância a tudo que falam pois nem sempre tudo é a realidade!

O Blog Universo de gatos não assume qualquer responsabilidade pelo conteúdo desta página.

Este conselho não é um substituto a uma consulta adequada com um veterinário e destina-se apenas como um guia. Entre em contato com o seu veterinário local para aconselhamento ou tratamento imediatamento se estiver preocupado com a saúde do seu animal de estimação – mesmo que estejam encerrados, existe hospitais que dispõem de turnos diurnos e noturnos. Descubra mais sobre o que fazer em um fora de horas de emergência.

Veja também:

FIV e FELV Tudo sobre estes virus felinos
Gatos com FIV podem viver com outros gatos… CONFIRMADO PELA CIÊNCIA
Pensando em adoptar um gatinho?

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

Deixar Mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *