Esterilização ou Castração nos gatos e os principais cuidados a ter

Esterilização ou Castração nos gatos

É natural que o seu gato após a esterilização ou castração demonstre um tipo de comportamento diferente. Esteja atento e conheça os principais cuidados após a esterilização/castração.

Esterilização ou Castração

Após a esterilização (cirurgia em gata) ou no caso de ser gato (castração ), o gato requer tempo para se recuperar da anestesia. Nas próximas horas o seu gato poderá apresentar também tonturas, a anestesia provoca nauseas no gato. Normalmente este comportamento existe nas próximas 12 horas.

Outro comportamento frequente na esterilização/castração, o seu gato poderá também vomitar.

Após a esterilização o gato terá tendência em querer dormir mais do que o habitual pelo que é um comportamento perfeitamente normal para um gato que sofreu deste tipo de cirúrgia.

Se o comportamento do seu gato não voltar ao normal após 18 horas ou mais, deverá entrar em contato com o seu veterinário. Provavelmente irá fazer um check-up para confirmar que está tudo bem.

Comida  e Água

Um dos cuidados que deverá ter com o seu gato é dar-lhe acesso a água limpa e fresca. Em relação á comida ofereça-lhe uma pequena porção. Caso ele não tenha grande apetite, não se preocupe de imediato, pois é normal que nesta fase ele não tenha muito apetite.

Os gatos geralmente não querem comer nada entre 12 a 24 horas após terem feito a esterilização ou castração. Se o seu gato comer e depois vomitar, não há necessidade de entrar em pânico porque provavelmente é o efeito do anestésico novamente.

 

Se observar que o seu gato dirige-se mais vezes para a caixa de areia, tenha em conta que é apenas uma forma do gato liberar toda a medicação que recebeu para a sua operação. Coloque a bandeja perto do seu gato para lhe facilitar o acesso.

Vigiar a cicatriz

A incisão pode se tornar um pouco inchada durante as primeiras horas e pode haver um pouco de vermelhidão. Não é motivo para se preocupar e o inchaço, vermelhidão e descarga desaparecerão gradualmente nas 48 horas seguintes.

No entanto, se após 48 horas o inchaço não cair e a vermelhidão parece estar ficando vívida, então você precisa entrar em contato com seu veterinário e levar o seu gato para a cirurgia. Se você notar que há um cheiro bastante desagradável proveniente da incisão, isso é sério e você precisaria levar o seu gato ao veterinário logo que puder, porque significa que existe uma infecção grave.

  • Mantenha o seu gato num lugar tranquilo e agradável para que ele repouse. Tente evitar que ele salte.
  • Para evitar que a areia entre na incisão e provoque infecção, use papel higiénico na liteira. 
  • Se o seu gato se esconder ele poderá estar com dor. Entre em contato com o seu veterinário logo que possível.

 

 

O Blog Universo de gatos não assume qualquer responsabilidade pelo conteúdo desta página.

Este conselho não é um substituto a uma consulta adequada com um veterinário e destina-se apenas como um guia. Entre em contato com o seu veterinário local para aconselhamento ou tratamento imediato se estiver preocupado com a saúde do seu animal de estimação – mesmo que estejam encerrados, existe hospitais que dispõem de turnos diurnos e noturnos. Descubra mais sobre o que fazer em um fora de horas de emergência.

Veja também:

Gato castrado e os seus benefícios
Gatinhos quais os cuidados a ter
3 Dicas como fazer o seu gato o amar mais

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

castração, castrar gato, esterilização, esterilizar gata, gato castrado


Nídia Silva

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Mantém-te ligada

Junta-te a comunidade e subscreve à newsletter semanal, assim ficas a par das últimas novidades.

© 2019 Universo de Gatos de Nídia Silva com ❤ Todos os direitos reservados