Grandes dicas para gatos de pêlo longo

Grandes dicas para gatos de pêlo longo

O gato de pêlo longo precisa de cuidados diários para manter o seu pêlo lindo e brilhante. 

Embora os gatos de pêlo longo sejam apreciados por muitos de nós, eles requerem cuidados para que se mantenham bonitos com um pêlo sedoso e admirado. Aqui estão as grandes dicas que poderá utilizar no seu dia a dia para manter o seu gato maravilhoso, com um pêlo brilhante.

 

1. Grooming: Quanto mais longo for o pêlo, mais cuidados necessita 

Esta é uma regra geral que pode aplicar a gatos de pêlo longo. Enquanto alguns pêlo nunca desenvolvem emaranhados, os gatos com pêlo longo macio e mais sedoso emaranham mais fácilmente e exigem um pouco mais de cuidados. Para manter o pêlo tratado e prevenir os emaranhados que podem se tornar dolorosos, a escovação diária é recomendada. A maioria dos gatos gostam de ser escovados ou penteados por isso não se surpreenda se o seu gato ficar feliz quando o vir com uma escova de pentear na mão.

2. Os gatos mais velhos precisam de mais assistência

Embora os gatos são pensados para se auto-cuidarem, um gato mais velho pode ter dificuldade em se limpar. Com a idade a falta de energia aparece e a tarefa de grooming pode revelar-se demasiado complicada para um gato de pêlo longo cansado, envelhecido. Ajude-o com escovagem diária para que ele possa olhar e se sentir bem o tempo todo, independentemente da idade.

3. Os gatos persa derivado ao formato do focinho podem precisar de ajuda para lugares difíceis de alcançar

As raças, tais como persas que têm o pêlo longo e o nariz achatado precisam de assistência de grooming as áreas ao redor dos olhos para evitarem infecções oculares. Se praticado rotineiramente o seu gato ficará acostumado e acaba por não se não incomodar com o numero de vezes que será penteado.

4. Gatos com excesso de peso precisam de mais auxílio

Se o seu gato de pêlo longo tem excesso de peso, ele podem ter dificuldade em limpar o seu corpo para e alcançar lugares em torno da sua cauda e nádegas. Ajude-o com a escovagem nesta área para eliminar a possibilidade de aglomerar emaranhados. Para os gatos de pêlo longo mais pesados o banho pode ser uma necessidade de mantê-los limpos e evitar o risco de infecções.

5. Dê banho ao seu gato

É verdade que os gatos banham-se rotineiramente, mas se de ao seu gato um banho cerca de uma vez por mês ajuda-o a manter-se fresco. Quanto mais pêlo um gato tem mais necessita de grooming, e principalmente para os gatos mais velhos ou com excesso de peso que podem precisar de alguma ajuda extra a manterem-se limpos. Se gosta que seu gato este limpo, comece a partir de uma idade jovem a implementar um banho na sua rotina para que ele possam a se acostumar a tomar banhos regulares.

 

 

6. Não há necessidade de contratar um profissional

Ao contrário do que alguns possam acreditar, o grooming para gatos de pêlos compridos pode ser feito em casa e não requer um grooming profissional, a menos que seja absolutamente necessário. O grooming regular manterá o seu gato limpo e sedoso diariamente e não tem que se preocupar em transportar o seu gato de forma a ele poder ficar irritado.

 

7. mais vezes de grooming para si menos bolas de pêlo para eles.

Cada gato é propenso ao desenvolvimento de bolas de pêlo. Os gatos de pêlo comprido são mais suscetíveis a este aparecimento. O grooming regular ajudará a reduzir o número de bolas de pêlo que um gato produz. Reforce a escovagem e eliminação de pêlo morto.

 

 

O Blog Universo de gatos não assume qualquer responsabilidade pelo conteúdo desta página.

Este conselho não é um substituto a uma consulta adequada com um veterinário e destina-se apenas como um guia. Entre em contato com o seu veterinário local para aconselhamento ou tratamento imediato se estiver preocupado com a saúde do seu animal de estimação – mesmo que estejam encerrados, existe hospitais que dispõem de turnos diurnos e noturnos. Descubra mais sobre o que fazer em um fora de horas de emergência.

Veja também:

5 Maneiras de criar amizade com gato
Gatinhos quais os cuidados a ter
3 Dicas como fazer o seu gato o amar mais

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

Deixar Mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *