Diarreia nos gatos o que fazer?

Diarreia nos gatos o que fazer?

A diarreia nos gatos é um problema comum com uma ampla variedade de causas. A gravidade é determinada pelas características da própria diarreia e quaisquer sinais associados, bem como a saúde geral do seu gato.

Hoje iremos abordar melhor este assunto que também está inserido num dos distúrbios mais comuns dos nossos gatos.

Seguem os tópicos que serão abordados

  • Diarreia nos gatos
  • Como sei se o meu gato sofre de diarreia?
  • O que pode causar diarreia nos gatos?
  • Como tratar de um gato com diarreia?
  • Cuidados a ter em casa?

Diarreia nos gatos

A diarreia é uma condição que pode ser provocada por várias doenças e representa uma disfunção no processo normal de defecação. Este problema pode se originar no intestino delgado ou no intestino grosso (colite) e pode ser denominada de diarreia crónica ou diarreia aguda.

Este distúrbio pode surgir e passar rapidamente. Outras vezes, pode durar dias, semanas ou meses ou ou então voltar regularmente.

A diarreia pode ser originária do intestino delgado ou intestino grosso (colite), podendo ser classificada em aguda ou crónica.

Como sei se o meu gato sofre de diarreia?

Um gato com diarreia, vai manifestar alguns sinais de alerta. O gatinho pode por exemplo usar a caixa de areia mais vezes que o habitual. Com este sinal de alerta comece por analisar se as fezes se encontram mais líquidas.

Verifique também se existe algum aumento de volume ou se o gatinho produz fezes sem consistência.

A consistência das suas fezes pode apresentar um aspeto mole ou aguado, quanto À cor ela pode inclusive ser mais clara ou escura ou até mesmo verde, amarela ou vermelha.

O que pode causar diarreia nos gatos?

As causas podem ser variadas, e por isso é de estrema importância que consulte o seu Veterinário para detetar o que está a provocar diarreia no seu gatinho.

Principais causas:

Existência de Vírus

A Panleucopenia , o Rotavírus, o FIV (Vírus da Imunodeficiência Felina), o FELV (Vírus da Leucemia Felina), a Coronavirose, entre outros. Estes micro-organismos devem ser rapidamente identificados e tratados por um especialista.

Vermes e Parasitas

Os parasitas e vermes mais comuns são: as lombrigas, giárdia, ancilóstomo, a coccidia e a criptosporidiose e são uma das possiveis causa para ocorrer diarreia no seu gato.

Factores psicossomáticos

O stress, como por exemplo uma alteração de casa podem desencadear também este distúrbio. Os gatos são animais demasiado sensíveis, não gostam de mudanças de rotina. Por isso, se tiver que fazer alguma alteração aos seus hábitos, é importante que o faça de forma gradual.

Diarreia nos gatos provocada por alimentos

Sendo os nossos gatos animais bastante curiosos, adoram explorar todo o ambiente que o rodeia. E nós como responsáveis por eles temos o dever de não deixar ao alcance alimentos tóxicos para gatos.

 

Restos de comida, ratos, insetos, comida deteriorada, pode ser também um dos motivos.

 Aparecimento de Bactérias

As bactérias também são uma causa frequente e podem passar despercebidas devido à dificuldade em as identificar.

Os Micro-organismos como: escherichia coli (que ataca as vias urinárias) , a salmonella, e a campylobacter são as mais comuns e que devem ser identificadas urgentemente através de exames feitos por especialistas.

Inflamações intestinais

Alguns gatos de algumas raças são muito sensíveis a determinados tipos de rações, especialmente se não for uma alimentação de boa qualidade.

Diarreia em gatos provocada por alergias

Este fator pode ser difícil de ser diagnosticado, mas não deixa de seu uma das possíveis causas . O seu gatinho pode ser alérgico a substâncias que estejam presentes na alimentação, poderá fazer reação a alguma medicação que esteja a fazer.

É importante que faça a consulta com o seu Veterinário para encontrar a causa.

Obstrução das vias intestinais

Problemas de bola de pelo, objetos e até tumores podem ainda ser responsáveis Bolas de pelo, objetos pequenos e até tumores são também factores que podem ser responsáveis por esse tipo de transtorno nos gatos.

Em casos de tumores, somente uma consulta com especialistas, inclusive, com a realização de uma biópsia será capaz de identificar o problema.

Como tratar de um gato com diarreia?

Se os sinais não resolverem dentro de 24 horas, são acompanhados por outros sinais como vómitos ou letargia, o seu gato sofre episódios recorrentes, deverá marcar uma consulta no seu veterinário.

Cuidados a ter em casa?

Certifique-se que o seu gato tem muita água fresca disponível. Forneça -lhe uma dieta terapeutica indicada pelo seu veterinário. Por vezes uma alimentação  dietética com frango ou peixe branco cozido pode ajudar.

Mantenha uma dieta consistente e minimize a sua exposição a coisas que possam causar diarreia nos gatos.

Veja também:

Ajudar um gato sem apetite a voltar a comer
Gato não come, o que fazer?
Como saber se o seu gato está a sentir dor

O Blog Universo de gatos não assume qualquer responsabilidade pelo conteúdo desta página.

Este conselho não é um substituto a uma consulta adequada com um veterinário e destina-se apenas como um guia. Entre em contato com o seu veterinário local para aconselhamento ou tratamento imediato se estiver preocupado com a saúde do seu animal de estimação – mesmo que estejam encerrados, existe hospitais que dispõem de turnos diurnos e noturnos. Descubra mais sobre o que fazer em um fora de horas de emergência.

causas de diarreia nos gatos, diarreia, diarreia no gato, diarreia nos gatos, gatos e saúde, saúde, vómitos e diarreia


Nídia Silva

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

Mantém-te ligada

Junta-te a comunidade e subscreve à newsletter semanal, assim ficas a par das últimas novidades.

© 2019 Universo de Gatos de Nídia Silva com ❤ Todos os direitos reservados