
Como dar Banho a um Gato Sphynx?
A higiene é muito importante no gato sphynx. Se compararmos com a maioria das raças de felinos que geralmente tendem a cuidar si mesmos, este gato precisará da ajuda do seu dono para ser limpo.
Devido à ausência de pêlo, ao fato de ganhar oleosidade existe sempre uma tendência para acumular sujidade. Se o dono não cuidar do seu gato sphynx com alguma regularidade, a sua aparência irá ser feia e com um aspecto oleoso.
Sigam neste artigo grandes passos para dar banho a um gato sphynx
1. Preparar o Banho
Para dar banho ao seu gato Sphynx, tenha tenha em conta que deve proporcionar um acto agradável para o seu animal. Coloque-o numa área calma, evite ruídos para não o assustar. Habitue o seu gato Sphynx aos movimentos normais do banho para que esta rotina lhe seja familiar.
2. Temperatura
O gato sphynx é propenso ao frio, então a área do banho deve ser aclimatada assim como a água. A queda de água deve ser suave de forma a provocar uma massagem agradável. Molhe gradualmente o seu gato Sphynx, começando pela parte posterior de cima.
3. Escolha do Shampô
Leia com muito cuidado o rótulo do Shampô. Nunca use shampôs inadequados pois podem ser nocivos para o seu gato.
4. Não use a banheira
Alguns gatos não gostam de água corrente . Em vez da banheira, poderá optar pelo lavatório ou uma bacia grande. Coloque primeiro as patas traseiras. Como os gatos gostam de se agarrar a coisas, pode colocar por baixo uma toalha, assim estará a evitar que ele escorregue e o possa arranhar. Ligue a água devagar e habitue-o a ouvir a água a correr.
5. Limpeza dos olhos
A higiene ocular também é muito importante para a prevenção de possíveis infecções oculares no gato sphynx. O facto de não ter cílios, faz com que o líquido lacrimal seja abundante para evitar a penetração de agentes patogénicos nos seus olhos. Então eles devem ser limpos regularmente. Existem soros fisiológicos que podem ser comprados em farmácias ou lojas em geral, são produtos que já foram esterilizados e não têm efeitos colaterais.
Utilize um pano macio e esfregue com muito cuidado nos seus olhos. Retire o lixo acumulado. Se ele tem os olhos muito sensíveis, talvez seja necessário utilizar o produto com mais frequência do que os banhos.
6. Limpeza dos ouvidos
Para limpar os ouvidos, evite inserir cotonetes no interior das suas orelhas pois pode escorregar e magoar o canal auditivo. Em vez disso pode usar bolas de algodão mas atenção, não force demasiado.
7. Secagem
Seque-o sempre com uma toalha, antes o soltar certifique-se que o seu gato está totalmente seco. tenha duas toalhas, uma delas use-a para secar o pêlo e de seguida envolva-o com a segunda toalha. Fale com ele com calma para o ajudar a manter-se seguro.
8. Recompensar o seu gato
Por fim recompense o seu gato oferecendo-lhe algo que ele goste muito. Lembre-se que lhe deve dar banho em momentos que ele não esteja stressado. faça destas sessões uma ocasião agradável.
Espero que este artigo o tenha ajudado e não se esqueça de partilhar as suas dúvidas com o Universo de Gatos. Temos muito interesse em o ajudar.
Saudações Felinas!
Veja também:
6 curiosidades sobre gatos sphynx
Gato Sphynx- A primeira raça sem pêlo
3 Dicas como fazer o seu gato o amar mais
Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!
cuidar de gato sphynx, dar banho gato sphynx, gato sphynx, gato sphynx cuidados, gato sphynx olhos, gato sphynx ouvidos, gato sphynx pelagem, tratar de gato sphynx