Como tratar um gato com nariz congestionado

Como tratar um gato com nariz congestionado

O congestionamento é comum nos gatos e geralmente causado por uma infecção respiratória superior.

Tal infecção pode ser causada por um vírus, que seja possível de ser o resultado de bactérias ou alergias. Os sintomas mais comuns num gato congestionado gato são tosse, espirros, coriza e olhos lacrimejantes.

A maioria do congestionamento desaparece passado alguns dias, contudo, se notar que o seu gato tem dificuldade em respirar contacte o seu veterinário imediatamente. Se achar que o seu gato está sofrendo de congestão leve, existem muitos meios de tratá-la.

Para tratar o congestionamento do seu gatinho irá precisar de:

  • Alimentação húmida
  • Água
  • Humidificador
  • Cobertores
  • Pano macio ou almofada de algodão

 

Dê alimentação húmida para estimular o apetite.

Quando os gatos estão congestionados normalmente têm falta de apetite porque o seu sentido de olfacto não está a funcionar a 100%. A ração húmida tem um forte cheiro que irá atrair o seu gato para comer. Certifique-se de que há água limpa e fresca disponível para o seu animal de estimação em todos os momentos para que ele fique hidratado. Isso irá ajudá-lo a recuperar mais cedo.

 

Coloque um humidificador na divisão onde o seu gato dormir.

Isto irá aumentar o nível de umidade na sala. ajudando a aliviar passagens nasais congestionadas do seu gato. Pode trazer o seu gato para o banheiro enquanto tomar um banho; isso pode permitir que ele respire no vapor para ajudar a eliminar o muco e congestionamento.

Mantenha o seu gato o mais quente e seco possível.

Húmidade e frio pode agravar o congestionamento e torná-lo pior. Mantenha a sua casa em torno de 70 graus F, e coloque cobertores confortáveis na cama do seu gato e em locais onde ele goste de estar para que se possa sentir quente e acolhido.

Limpe qualquer vestígio de muco dos seus olhos e nariz.

Consulte o seu veterinário para ele poder prescrever algumas gotas nasais de forma a ajudar a aliviar um pouco o desconforto do seu gato e o nariz entupido.
Agende ainda uma consulta com seu veterinário para se certificar que as vacinas estão em dia. As vacinas lutam contra muitas doenças felinas que resultam de problemas respiratórios superiores.

O Blog Universo de gatos não assume qualquer responsabilidade pelo conteúdo desta página.

Este conselho não é um substituto a uma consulta adequada com um veterinário e destina-se apenas como um guia. Entre em contato com o seu veterinário local para aconselhamento ou tratamento imediatamento se estiver preocupado com a saúde do seu animal de estimação – mesmo que estejam encerrados, existe hospitais que dispõem de turnos diurnos e noturnos. Descubra mais sobre o que fazer em um fora de horas de emergência.

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D