Como controlar o peso do meu gato gordo?

Como controlar o peso do meu gato gordo?

A taxa obesidade felina está em ascensão 

Embora um gato gordo seja fofo e divertido, o peso em excesso pode tornar o seu gato muito mais suscetível a problemas de saúde como diabetes, artrite e doença hepática. Aqui estão 5 dicas para evitar o excesso de peso do seu gato.

 1. Alimentos de alta qualidade

As marcas de alimentos que têm muita gordura exigirão que o gato gordo coma mais para se sentir satisfeito. Em vez disso, pergunte ao seu veterinário sugestões para um alimento de alta qualidade que possa atender às necessidades nutricionais do seu gato.

2. Alimentar de acordo com o peso

Por vezes o dono de um gato gordo não lê os rótulos nos recipientes de comida do gato antes de distribuir o jantar. Se ler com atenção, encontrará algumas informações úteis, incluindo diretrizes sobre a quantidade que o seu gato deve digerir de acordo com o seu peso. Alimente o seu gato gordo de acordo com essas diretrizes e garanta que ele está a ter uma quantidade razoável de calorias.

 

3. Estabelecer um horário para as refeições do seu gato gordo

Os nossos gatos por vezes gostam de nos “formar”. Eles sabem que ao circular em torno da tigela de comida e miarem, certamente nós iremos colocar mais comida no seu prato. Desta forma eles comem habitualmente a comida, independentemente de estarem ou não com fome. Para regularizar a dieta do seu gato, estabeleça um horário de alimentação e mantenha-o.

Veja também: Porquê o meu gato está com fome o tempo todo?

4. Enigmas alimentares

Crie um ambiente familiar mais estimulante, adicione um quebra-cabeças de comida às refeições. Um quebra-cabeças de comida irá prolongar a refeição e controla a quantidade de grãos da sua ração para além de que activa ainda os seus instintos de presas.

5. Não alimente gratuitamente

É conveniente estar longe de casa durante o dia e deixá-los com uma tigela de comida, mas essa não é a melhor opção para o seu gato gordo. Se a sua agenda não permite que esteja em casa em horários definidos para preparar as refeições, considere adicionar um alimentador temporizado à sua casa. Um alimentador temporizado mantém as refeições dos seus gatas numa programação consistente mesmo quando não estiver por perto.

Veja também:

Obesidade nos gatos é preocupante?
Obesidade nos gatos e como a combater
Diabetes Mellitus

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

2 Comments

  1. E gato magro? Vcs nao falam? Estou tão preocupada. O veterinário diz estar c peso normal, mas é magro ....Ja troquei varias vezes a ração e ainda continuam comendo tao pouco.

    • Olá Claudia! Obrigada por nos escrever, já experimentou dar ração humida ou snacks que eles adoram? talvez seja uma forma de fazer com que o seu gatinho engorde mais um pouco. Iremos disponibilizar mais artigos relacionados com a sua questão ;)

Deixar Mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *