Cistite Idiopática Felina: Não fique indiferente a estes sinais

Cistite Idiopática Felina: Não fique indiferente a estes sinais

Cada vez mais gatos sofrem de doenças de vias urinárias como uma cistite idiopática, que influencia os seus hábitos de higiene e também o seu comportamento.

Estudos Veterinários demonstraram que uma grande percentagem dos casos de doenças do trato urinário relaciona-se com a formação de cálculos e cristais na bexiga ou infeções bacterianas.

Já ouviu falar em cistite idiopática?

Pois bem, a a doença do trato urinário tem como resultado condições que perturbam a bexiga e uretra, sendo a cistite idiopática felina a sua forma de manifestação mais comum.

A causa efetiva de cistite idiopática felina (CIF) permanece desconhecida.

O artigo de hoje irá abordar este problema de cistite idiopática felina que infelizmente tem afetado muitos gatos. Como sabem, os gatinhos são peritos em esconder as suas doenças.

Vamos descobrir sinais que nos podem ajudar em casa a perceber se algo se passa com o trato urinário dos nossos gatos.


Cistite Idiopática Felina e Doença do Trato Urinário Inferior Felino (DTUIF)

A Cistite idiopática felina é um conjunto de condições que podem afectar a bexiga e/ou a uretra dos gatos.

Apesar da causa de cistite idiopática  efetiva permanecer desconhecida, tem tendência para ser mais comum nos gatos de meia-idade, sedentários e com excesso de peso que vivem em lares com vários gatos, e ainda em gatos stressados.

Os sintomas de cistite idopática felina incluem:

  • esforço excessivo
  • Tentar frequentemente urinar, mas devido a uma obstrução passa apenas pequenas gotas de sangue na urina ou não urinar nada.
  • Mostrar sinais de desconforto e dor
  • Miar de dor (Alta frequência)
  • Urinar sangue
  • urinar em locais inapropriado

No caso dos machos, pode ocorrer por vezes uma obstrução uretral total, pelo que exige tratamento médico de emergência de forma a evitar insuficiência renal.

Na Cistite idiopática o seu gato começa a contrair-se frequentemente na sua caixa de areia (ou em qualquer outro lugar).

As pedras na bexiga podem bloquear o fluxo de urina e impedir o esvaziamento da bexiga. Isto torna-se muito doloroso e é uma ameaça à sua saúde.

Outros dos sinais de infecção urinária em gatos podem estar ligados a alterações comportamentais.

O gato pode lamber-se frequentemente ao redor do abdómen ( muito possivelmente isto está ligado à dor).

A infecção urinária nos gatos é muito angustiante para o gatinho e para o seu dono.

Existe uma teoria que indica que a raíz do problema pode estar no distúrbio do fluxo de impulsos nervosos que afeta a bexiga, a micçao e a parede interior da bexiga.

Stress influencia na saúde de um gato

Porém, está devidamente provado que o stress é uma causa importante para existir uma infecção urinária no gato. Vou dar um exemplo de de uma situação que aconteceu comigo:

Uma das minhas gatinhas Luna sempre foi uma gata exigente com as suas rotinas, com a sua higiene. Tudo tinha de estar sempre devidamente limpo e conforme ela gostava.

Eu sempre usei areia aglomerante da mesma marca, era uma areia que tanto ela como eu gostávamos devido à pouca quantidade que fazia de pó.

 

Até que houve um dia que a areia estava a acabar, e como era feita por encomenda não a conseguia ter de uma hora para a outra.

Como obviamente a Luna não podia ficar sem areia limpa, tive de comprar uma semelhante mas de outra marca.

Naquela altura eu ainda não tinha bem a perceção de quanto os gatos são animais especiais, então não tinha a noção que um gato poderia desenvolver um comportamento de stress por algo que não estivesse do seu agrado.

No dia seguinte reparei que a Luna estava estranha, então vigiei o seu comportamento e entrei em contacto com o Veterinário.

Após as análises ficou diagnosticado que a Luna desenvolveu uma cistite idiopática.

Aprendi a lição e tento melhorar a cada dia os cuidados com as minhas gatas, pois no que toca a este assunto eu aprendo muito com elas.

Por este motivo gostaria de alertar que um problema de stress pode fazer com que o nosso gatinho desenvolva uma cistite ideopática.

postura-cistite-trato-urinario-felino

O que eu devo fazer se suspeitar que o meu gato pode estar a desenvolver um problema urinário?

Se acha que seu gato macho pode estar com uma obstrução é preciso procurar tratamento veterinário imediatamente.

Esta não é uma condição para ser deixada para o dia seguinte. A gata deve ser vista dentro de 24 horas ou mais cedo, se ela está mostrando outros sinais como vómitos ou letargia.

É frequentemente difícil idealizar que os nossos gatos estejam stressados, mas é fundamental compreendermos que as suas preocupações na vida são muito diferentes das nossas.

O stress num gato pode ser provocado por alterações de condições atmosféricas, da sua dieta ou rotina, ou por introdução de outras pessoas e animais na família.

É extremamente importante que consulte um veterinário quando o seu gato mostrar sinal de qualquer doença.

Comida de boa qualidade, abundância de água doce, e uma caixa de areia limpa regularmente são as melhores medidas para evitar a cistite.

Como prevenção mantenha sempre o seu ambiente limpo, forneça um alimento de qualidade e proporcione um ambiente calmo para o seu gatinho, longe de stress.

O Blog Universo de gatos não assume qualquer responsabilidade pelo conteúdo desta página.

Este conselho não é um substituto a uma consulta adequada com um veterinário e destina-se apenas como um guia. Entre em contato com o seu veterinário local para aconselhamento ou tratamento imediato se estiver preocupado com a saúde do seu animal de estimação.

CIF, cistite gato, doença do gato, doença do trato inferior urinário, doença do trato urinário inferior felino, DTUIF, infecção urinária em gatos, infecção urinária gatos, infecção urinária gatos remédio, obstrução do trato urinário, ração urinária para gatos, saúde, trato urinário inferior felino


Nídia Silva

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

Mantém-te ligada

Junta-te a comunidade e subscreve à newsletter semanal, assim ficas a par das últimas novidades.

© 2019 Universo de Gatos de Nídia Silva com ❤ Todos os direitos reservados