ansiedade_no_gato

Causas de ansiedade no gato

Podem surgir vários episódios de ansiedade no gato sem que estejamos conscientes desta situação.

É bastante mais frequente do que podemos pensar surgir ansiedade no gato.

Existem várias situações que podem causar ansia no gato. Uma delas pode ser a mudança de uma casa, ou a chegada de um novo membro na família. O gato é um animal com hábitos, e as alterações do seu ambiente pode influenciá-lo.

O transtorno que a ansiedade apresenta no gato é um estado a que o animal se encontra mais recetivo emocionalmente e está muito mais atento ao que sucede no ambiente.

Sintomas Comuns

A ansiedade no gato deteta-se através de alterações comportamentais. Quando um gato está stressado podem apresentar-se variações gástricas no seu organismo, ou transpiração nas patas. Em casos de muita ansiedade, podem apresentar-se alterações cardíacas.

 

Ao apresentar estes sintomas, deve consultar um veterinário. Exponha situações concretas que podem estar a transtornar o seu gato. Ao conhecer as razões, é muito mais fácil ter um diagnóstico e procurar um tratamento acertado.

Alterações de comportamento

A ansiedade também pode manifestar com mudanças no comportamento do gato. Um deles, e talvez o mais comum, é a perda de apetite ou em outros casos, o contrário. O stresse felino, também pode gerar marcação de território, excesso de higiene, ou ausência. Nos casos mais extremos, o gato torna-se vigilante ou agressivo caso se sinta ameaçado.

 

O Blog Universo de gatos não assume qualquer responsabilidade pelo conteúdo desta página.

Este conselho não é um substituto a uma consulta adequada com um veterinário e destina-se apenas como um guia. Entre em contato com o seu veterinário local para aconselhamento ou tratamento imediato se estiver preocupado com a saúde do seu animal de estimação – mesmo que estejam encerrados, existe hospitais que dispõem de turnos diurnos e noturnos. Descubra mais sobre o que fazer em um fora de horas de emergência.

Veja também:

Porquê o meu gatinho está stressado?
Mudar de casa com o seu gato sem motivo de stress
3 Dicas como fazer o seu gato o amar mais

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

ansiedade no gato, gato ansioso, gato com stress, gato e ansiedade, gato stressado, stress em gato


Nídia Silva

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Mantém-te ligada

Junta-te a comunidade e subscreve à newsletter semanal, assim ficas a par das últimas novidades.

© 2019 Universo de Gatos de Nídia Silva com ❤ Todos os direitos reservados