caixa de areia para gatos evite problemas

Caixa de areia para gatos EVITE PROBLEMAS

Não há nada tão angustiante para um dono como ter um gato que faz as suas necessidades fora da caixa de areia para gatos. Sabia que é também uma das razões mais comuns para os gatos serem devolvidos às associações de abrigo?


As razões pelas quais os gatos fazem as suas necessidades fora da caixa de areia variam, e incluem a aversão às boxes, marcação de urina, problemas hormonais, e problemas médicos. Quando confrontados com fezes ou urina no local inadequado, um exame completo no veterinário deve ser sempre o seu primeiro passo.
Muito pouco se pode fazer para evitar os problemas com a caixa de areia. Em primeiro lugar, e o primeiro passo é entender o que o seu gato quer quando se trata da caixa de areia. Enquanto alguns gatos podem ser particularmente exigentes e precisam de ter a sua caixa de areia para gatos limpa ou com um granulado especial, há erros comuns que muitos donos de gato, especialmente os que são novos, tendem a fazer.

Poucas caixas de areia para gatos

A regra de ouro é que você deve ter para cada dois gatos uma caixa de areia. As vezes mesmo se você só tem um gato, e este suja bastante a caixa de areia tem duas soluções, limpar com mais frequência ou ter outra caixa como alternativa. Em casos de casas de vários pisos é mesmo aconselhável.

Escolheu o local errado

Os seres humanos tendem a querer caixas de areia a perder de vista, de modo que muitas vezes acabam em lavandaria ou em cantos escuros na cave. Isso pode ser bom para muitos gatos, mas pode causar problemas se essa área não for tranquila. Se a caixa de areia para gatos é colocada ao lado de uma máquina de lavar barulhenta ou de secar, ou até mesmo de um forno, e se o aparelho começa a funcionar assim que o seu gato está fazendo as suas necessidades tranquilamente, assustando-se pode ganhar aversão aquele local. Os melhores locais para caixas de areia são casas de banho, ou uma sala silenciosa que não tem muito uso.

O tipo de areia errado

Nunca houve tantas opções de areia para gatos como agora. Infelizmente, muitas das suas características foram concebidas a pensar nas necessidades humanas e não no gato. Não há a areia perfeita – cada tipo de areia tem as suas vantagens e os seus inconvenientes. A maioria dos gatos preferem um substrato arenoso como o grão de argila aglomerada.

Nunca use areias perfumadas. Os gatos têm o sentido ao cheiro mais sensível do que o nosso, e o cheiro insuportável dessas areias pode ser um grande problema para eles.

Pouca quantidade de areia

Deve manter pelo menos 2 a 3 dedos de altura de areia na caixa em todos os momentos – adicionar uma camada de areia nova depois que limpe os resíduos para manter o nível. A maioria dos gatos gostam enterrar bem fundo as suas necessidades, e eles vão ficar frustrados quando não há areia suficiente para permitir que eles façam isso.

A caixa de areia para gato está muito suja

Limpar a caixa, pelo menos, duas vezes por dia e remover todos os resíduos de urina e fezes. Isso só é possível com areia aglomerada. Se usar uma areia não-aglomerada, deve eliminar todo o conteúdo da caixa sempre que houver resíduos nele, e aplicar uma camada de areia nova.

 

A caixa está demasiado limpa

Cuidado, não utilize detergentes de limpeza demasiado agressivos para limpar a caixa de areia. Poderá utilizar água quente ou então uma dica, pode colocar vinagre pois desinfecta. Antes de acrescentar a areia, seque muito bem a caixa para não ganhar grumos.Se quiser utilizar lixívia para desinfectar, não se esqueça de enxaguar com água quente para eliminar vestígios de cheiro de lixívia.

Plásticos

Por vezes alguns gatos não gostam de caixas forradas com saco de plástico, o gato é um animal que gosta de se sentir confortável, então eles não gostam do barulho que o plástico faz quando caminham sobre ele assim como o toque do material nas suas patas.

Caixas de areia fechadas

A maioria dos gatos não gostam de caixas fechadas. Por vezes elas são pequenas e o gato não se consegue virar confortavelmente. Outro motivo são os odores que se armazenam no interior pelo que tornam desconfortável para o seu gato. A poeira também pode ser mais um problema numa caixa coberta, uma vez que se torna mais concentrada. Gatos sempre respiram poeira quando cavam na caixa de areia, mas em uma caixa coberta, torna-se num. Se for necessário usar uma caixa coberta, pelo menos, remova os filtros fornecidos por alguns fabricantes. Eles vão projetar o pó e armazenar odores, tornando-o agradável para você, mas não tão bom para o gatinho dentro da caixa!

Tapetes

Existem tapetes que fazem com que a areia não se espalhe pela casa, no entanto por vezes eles são feitos num material que não é agradável para as patas do seu gato. Essa situação pode fazer com que o gato evite ir á caixa de areia pelo que será um problema na sua saúde.

 

Encontre a caixa de areia para gatos perfeita na Miscota ou Americanas têm uma variedade incrível!

 

Veja também:

Dicas para ter um gato FELIZ
9 Dicas para o seu gato não fazer as necessidades fora da caixa
Gatinhos quais os cuidados a ter

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

areia para gatos, caixa de areia para gatos, caixas de areia, casa cheira a gato, casa cheira mal, higiene, problemas de cócó, problemas de urina


Nídia Silva

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

Mantém-te ligada

Junta-te a comunidade e subscreve à newsletter semanal, assim ficas a par das últimas novidades.

© 2019 Universo de Gatos de Nídia Silva com ❤ Todos os direitos reservados