Bolas de pêlo e a dor

Bolas de pêlo e a dor

As bolas de pêlo podem ser a causa da dor de barriga do seu gatinho.

Se é um dono experiente provavelmente sabe muito bem o incómodo que são as bolas de pêlo. As bolas de pêlo, ocasionalmente, podem levar à obstrução intestinal pelo que se pode tornar potencialmente perigoso e doloroso.

 

Obstrução

Em alguns casos raros, as bolas de pêlo podem levar ao bloqueio dos intestinos do seu gato. Quando uma bola de pêlo cresce normalmente viaja através do sistema digestivo do seu gato e corre-se o risco de obstrução intestinal – uma situação potencialmente muito perigosa e dolorosa para o seu pobre animal de estimação. Ocasionalmente, as bolas de pêlo também podem levar ao bloqueio do esôfago, o que pode provocar desconforto na garganta e dor no gatinho.

Sinais de dor

Quando seu gato simplesmente aparentar mal-estar, tosse ou tenta vomitar provavelmente estamos presentes de uma crise de bola de p~elo. Se ele se encontrar agachado pode indicar dor abdominal grave – uma indicação muito reveladora de uma bola de pêlo grande e potencialmente prejudicial. Outros sintomas de alerta incluem diarreia, vómito persistente com nenhum sinal de uma bola de pelo e perda de apetite. Em caso de qualquer um desses sintomas, procure atendimento médico de emergência para o seu gato sem hesitação. O bloqueio provocado por bola de pêlo às vezes pode ser fatal, por isso, não perca tempo.

 

Tratamento

Em casos graves de obstrução de bolas de pêlo, a remoção cirúrgica pode ser a única solução. No entanto, alguns veterinários também optar por tentar obter a bola de pelos em no sistema digestivo de um gato através de laxante e hidratação intravenosa. O método de remoção, geralmente depende da severidade da obstrução dos felinos.

Escovar regularmente

Embora possa não ser possível para si achar que realmente a bola de pêlo pode provocar um desconforto enorme no seu gatinho tente ajudar a prevenir estes transtornos no futuro. Esta situação é especialmente possível quando se trata das bolas de pêlo maciças que realmente levam a um bloqueio perigoso! Escove regularmente o pêlo do seu gato – faça isto duas ou três vezes por semana – este hábito ajudará a eliminar pêlos mortos. Assim existe uma menor a hipotese dele os engolir. As bolas de pêlo são geralmente causadas por ingestão de pêlo, enquanto o seu gato trata da sua higiene. Apenas um pouco de esforço pode fazer uma grande diferença para o seu gatinho. Acredite que vale o seu tempo!

O Blog Universo de gatos não assume qualquer responsabilidade pelo conteúdo desta página.

Este conselho não é um substituto a uma consulta adequada com um veterinário e destina-se apenas como um guia. Entre em contato com o seu veterinário local para aconselhamento ou tratamento imediatamento se estiver preocupado com a saúde do seu animal de estimação – mesmo que estejam encerrados, existe hospitais que dispõem de turnos diurnos e noturnos. Descubra mais sobre o que fazer em um fora de horas de emergência.

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

bola de pêlo, gato com vómitos, gatos e saúde, pêlo, pêlo longo, saúde, vómitos


Nídia Silva

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Mantém-te ligada

Junta-te a comunidade e subscreve à newsletter semanal, assim ficas a par das últimas novidades.

© 2019 Universo de Gatos de Nídia Silva com ❤ Todos os direitos reservados