
Asma em Gatos
A asma felina é uma doença que pode ser ser desencadeada por uma alergia ou até mesmo por stresse.
A asma em gatos é uma inflamação crônica. A asma não deve ser ignorada. Infelizmente esta doença é incurável, mas é possível ser controlada. Hoje iremos abordar este tema muito procurado por muitos de vocês, queridos seguidores.
Tal como em seres humanos, a asma em gatos é uma inflamação crônica das pequenas passagens nos pulmões. Embora seja incurável, é possível ser controlada através de acompanhamento médico e alguns cuidados.
O que causa a asma em gatos?
As causas mais comuns incluem pólen, mofo, ácaros, fumaça de tabaco, lixo, produtos de limpeza doméstica e até mesmo alguns alimentos.
A condição geralmente desenvolve-se entre as idades de dois a oito anos de idade, com um aparecimento ligeiramente maior em gatas. Algumas raças também têm uma disposição genética para esta condição, como os Gatos Siameses e o Gato do Himalaia.
Quais são os sintomas da asma felina?
– Respiração rápida ou difícil, ou maior esforço para respirar
– Tosse persistente ou vomito
– Muco ao tossir
– Dificuldade em respirar após o esforço
– Manter a boca aberta enquanto respira
– Agachamento com os ombros curvados, o pescoço estendido e baixo no chão
– Fraqueza geral e letargia
– Gritos
– Aumento da deglutição
– Lábios e gengivas azuis
ATENÇÃO:
Se o seu gato mostrar algum dos sintomas acima, deve falar com seu veterinário imediatamente. Qualquer tosse é um problema grave de saúde, pois significa que os pulmões estão inflamados.
Ao descansar ou dormir, um gato normalmente leva 24 a 30 respirações por minuto – qualquer coisa acima de 40 pode precisar de atenção médica (lembre-se, os gatos podem respirar mais rápido quando estão excitados ou a ronronar). O ronco ou a respiração alta ao descansar não é necessariamente um sinal de asma.
O Blog Universo de gatos não assume qualquer responsabilidade pelo conteúdo desta página.
Este conselho não é um substituto a uma consulta adequada com um veterinário e destina-se apenas como um guia. Entre em contato com o seu veterinário local para aconselhamento ou tratamento imediato se estiver preocupado com a saúde do seu animal de estimação – mesmo que estejam encerrados, existe hospitais que dispõem de turnos diurnos e noturnos. Descubra mais sobre o que fazer em um fora de horas de emergência.
Veja também:
5 Maneiras de criar amizade com gato
Gatinhos quais os cuidados a ter
3 Dicas como fazer o seu gato o amar mais
Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!
asma, asma em felinos, asma em gato, asma nos gatos, gato com asma