pulgas_nos_gatos

As Pulgas em gatos podem provocar anemia

As pulgas são uma causa bastante conhecida de problemas cutâneos nos nossos gatos

Trata-sede um pequeno inseto que se nutre de sangue para viver e reproduzir-se na mesma pelagem. Este parasita afeta os gatos e outros animais.

As pulgas  podem surgir desde a primavera até ao verão. Elas reproduzem-se mais rapidamente com o calor e a humidade e o seu ponto culminante é o fim do verão.

A picada de pulgas provocam comichões no gato e este transtorno força-o a coçar na zona afetada. Este tipo de parasita, pode fazer com que o animal chegue até a sofrer de anemia grave pela sucção do seu sangue.

Como precaução faça com regularidade uma desparasitação externa ao seu gato e dobre os cuidados nos seus primeiros meses de vida.

Para comprovar se o nosso gato tem pulgas eu costumo passar um pente fino pela base do rabo e deixar cair os pelos num papel. Molha o pelo com algumas gotas de agua e depois raspe o pelo com as unhas. Se aparecer um rasto vermelho, é porque o pelo tem pulgas. Poderá também ver na sua pelagem umas pequenas bolas pretas, que são os excrementos das pulgas.

 

Existem vários tratamentos anti pulgas em diversas formas, que vão desde coleiras feitas de espuma, até pulverizadores que se aplicam na pele do gato. Todos estes tratamentos devem ser usados com precaução.

A pulga dos gatos e os seus ovos podem infestar todo o ambiente. Elas podem caír do animal em qualquer espaço da casa e reproduzirem-se nesses locais voltando novamente para o animal. É de extrema importância que faça uma boa limpeza a todo o espaço caso o seu gato tenha contraído pulgas.

Devemos passar o aspirador por toda a casa e deitar fora o saco no final. Também devemos limpar com agua quente e sabão os recantos da casa onde o gato possa ter passado, alem da roupa da cama de toda a família.

Noutros casos mais graves devemos usar inseticidas sueguindo as instruções em sítios como portas, janelas, entre outros. Trate das zonas exteriores onde o gato anda diariamente.

Veja também:

Gato com caspa 
Gatinhos quais os cuidados a ter
3 Dicas como fazer o seu gato o amar mais

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

anemia, desparasitação externa, desparasitante, gatinho com pulga, gato com pulgas, gato infestado, parasitas, parasitas nos gatos, prevenir pulgas em gatos, pulga, pulga de gato, pulga em gato, pulgas, tratamento para pulgas


Nídia Silva

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Mantém-te ligada

Junta-te a comunidade e subscreve à newsletter semanal, assim ficas a par das últimas novidades.

© 2019 Universo de Gatos de Nídia Silva com ❤ Todos os direitos reservados