Ajuda - Encontrei um gato assustado, o que devo fazer?

Ajuda – Encontrei um gato assustado

Ganhar a confiança de um gato assustado pode ser complicado mas não é impossível.

 

Se você tem ou por acaso encontrou um gato assustado, tenha consciência que pode ser um pouco dificil ganhar a sua confiança. Contudo é possivel tornar um gato confiante. Conheça a chave para conquistar a confiança do seu gato e tornem-se grandes amigos!

1. Compreender a linguagem corporal de um gato assustado

A parte a mais importante de construir a confiança de um gato assustado está em compreender a línguagem do corpo felino. Saber quando o gato está stressado, quando o gato está a começar a se sentir mais confortável. Perceba qual a melhor altura para o abordar. Um gato assustado, requer tempo e paciência. Se o tentar abordar muito cedo, poderá correr o risco de não obter sucesso no seu objectivo. O objetivo é pegar o gato sem o prejudicar ou o assustar. Um gato assustado pode se tornar agressivo ao tentar se defender.

 

 

2. Utilize comida

O alimento é seu amigo. Use alimentos com cheiros apurados. Alguns pedaços de frango cozido (sem temperos, para não fazer mal á sua saúde) podem atrair um gato faminto. Dito isto, obviamente não dê alimentos que sejam tóxicos ou perigosos, como os ossos de frango cozido. Primeiro coloque a comida no chão e mantenha-se longe dela. Se estiver muito perto, o gatinho não irá se aproximar da comida porque ele tem medo de si. Ofereça poucas quantidades de cada vez. Comece por observar o gato enquanto estiver afastado. Poderá ter que o deixar só e retornar no dia seguinte, ou se aproximar cada vez mais até que o gato consiga comer perto de si. Uma vez que o consegue alimentar desta forma, pode começar por tentar aos poucos a cuidar do gato. Passado algum tempo conseguirá tocar no gato facilmente e começarem uma nova etapa.

3. Seja paciente

A paciência é a chave. Um gato assustado não se sente confiante a interagir com as pessoas. Mesmo que seja um gatinho solto do seu vizinho pode ter medo de cumprimentar estranhos. A paciência impedirá que você e o gato se magoem. Não apresse nada. O processo de construção de confiança leva um longo tempo, mesmo que tente atrair o gato assustado com uma “armadilha humana”. A captura de um gato vadio pode levar muitas horas e às vezes até mesmo dias. Se apressar o processo irá causar mais medo para o gato, e colocá-lo em risco de ser mordido. Todos nós queremos ver gatos vadios resgatados e em boas mãos, mas fazer demais muito cedo pode causar muito mais mal do que bem. Seja paciente, ganhe confiança gradualmente, e em breve, estarão a ir para casa juntos.

Veja também:

5 Maneiras de criar amizade com gato
Gatinhos quais os cuidados a ter
3 Dicas como fazer o seu gato o amar mais

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

gatinho assustado, gato abandonado, gato agressivo, gato assustado, gato vadio


Nídia Silva

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Mantém-te ligada

Junta-te a comunidade e subscreve à newsletter semanal, assim ficas a par das últimas novidades.

© 2019 Universo de Gatos de Nídia Silva com ❤ Todos os direitos reservados