como afastar gatos

Como Afastar gatos: Dicas Intemporais e Repelentes Caseiros

Existem vários motivos que o podem levar a querer afastar gatos.

Poderá querer afastar o seu gato de algum sítio, poderá querer proteger o seu animal doméstico de doenças transmitidas por gatinhos que vivem na rua, ou então simplesmente poderá ter um cão e não querer que ele magoe um gato selvagem.

Uma das formas de afastar gatos sem os prejudicar é utilizando repelentes caseiros. Hoje iremos conhecer os melhores repelentes caseiros e ainda grandes dicas para afastar gatos da vizinhança ou impedir que um gato arranhe sofás ou mobílias.

Estes são os tópicos que irei abordar:

  • Gatos Indoor: como evitar que um gato arranhe nos sofás
    Repelentes Caseiros para afastar gatos
  • Gatos de Exterior: conselhos para afugentar os gatos de rua da sua casa ou jardim

Gatos Indoor: Dicas para evitar arranhões nos sofás

Se tem um gato sabe que adora arranhar e muito provavelmente o seu sofá tornou-se no seu arranhador de eleição. Outro hábito frequente é subir para os cortinados ou arranhar as suas preciosas mobílias.

O seu gato não está a estragar as suas mobílias propositadamente. Apenas está a mostrar-lhe o seu lado inato territorial. Tal como nós humanos os gatos gostam de ter as suas próprias coisas.

Através dos seus arranhões as suas glândulas sebáceas das patas soltam um odor que serve de alerta a outros felinos.

As suas unhas precisam de estar afiadas, para além disso necessitam sempre de uma parte dura para remover as camadas exteriores das unhas.

como afastar gatos

Felizmente poderemos dizer que o comércio de produtos para animais criou iniciativas para a resolução deste problema.

Quantos mais objetos o seu gato tiver para poder arranhar consoante as suas necessidades, melhor será o processo de impedir que o seu gato arranhe um sofá.

Alguns gatos preferem arranhar sobre a forma horizontal. Por isso é muito comum ver o seu gatinho arranhar num tapete. Existem disponíveis arranhadores que pode colocar no chão, normalmente feitos em cartão.

Outros gatos gostam de arranhar no sentido vertical. Daí essa necessidade de arranhar nos braços do seu sofá sobre a forma vertical. Coloque um arranhador perto do seu sofá.

 

Poderá salpicar com erva valeriana por exemplo ou utilizar Feliscratch Feliway.

Feliscratch é um produto da felliway com uma coloração azul que contém erva gateira e uma cópia sintética dos feromónios dos gatos.

O catnip atrai o gato para o arranhador a cor chama a sua atenção visual ao simular arranhões e os feromónios o convidam a arranhar.

  • Elogie o seu gato sempre que ele arranhar o arranhador.
  • Poderá colocar fita dupla face perto de um cortinado que ele goste de subir.
  • Coloque recipientes altos com água para desencorajar o seu gato a subir as cortinas.

Pode aínda usar papel alumínio ou lixa para proteger móveis, tapetes e bancadas. Esses itens fornecem uma superfície desagradável para andar.

Repelentes Caseiros para afastar gatos

  • Misture vinagre de maçã e água em numa porção 1: 1.
  • O vinagre também pode ser substituído por um óleo essencial, como citronela, lavanda, hortelã-pimenta ou capim-limão (1 parte de óleo para 3 partes de água).
  • Qualquer um destes mencionados podem se tornar num spray repelente de gato fantástico. Basta pulverizá-lo onde seu gato vai e ele irá neutralizar a área.
  • Teste sempre numa pequena parte do material para se certificar de que não mancha os móveis.
  • Coloque dentro de um frasco com água quente 3 colheres de sopa de canela em pó, 3 colheres de sopa de lavanda seca e 3 colheres de sopa de alecrim seco
  • Tape o frasco, agite bem e deixe a repousar durante pelo menos umas 8 horas.
  • Depois, peneire o líquido e passe-o para um frasco borrifador. O repelente está pronto para usar é só borrifar no local onde quer que o seu gato se mantenha afastado esse líquido onde quer que o seu gato se mantenha afastado.

Gatos de Exterior: conselhos para afastar de rua da sua casa ou jardim

repelentes caseiros para afastar gatos

Óleos essenciais: uma vez que os gatos têm habilidades superiores de olfato, eles são extremamente sensíveis a repelentes de gatos baseados em perfume.

Pode usar óleo de hortelã para repelir gatos ao ar livre. Basta misturar 3 partes de água para 1 parte de óleo em um frasco de spray e aplicar nas áreas necessárias.

Alecrim: O alecrim pode ajudar a manter gatos. Plante um raminho de alecrim num vaso e coloque no exterior de sua casa.

Odores cítricos: por norma os gatos não gostam de limas, laranjas, limões e cheiros semelhantes. Pode espalhar algumas cascas de laranja por exemplo na zona do seu jardim onde quer que o gato não vá.

Lavanda e Tomilho: poderá fazer ainda um jardim e plantar plantas como lavanda ou tomilho. O seu cheiro não é agradável para o gato.

Veja também:
Como manter gatos longe da banca da cozinha
Como adestrar gatos
Dicas para evitar compotamentos indesejados

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D