Adotar um gato – 4 Dicas importantes!

Adotar um gato - 4 coisas importantes a considerar!

Trazer para casa um gatinho é sem dúvida uma enorme alegria. Mas ter a certeza que está pronto para ter um novo habitante é de uma grande responsabilidade.

Um gatinho deve ser visto como um membro da família. Se quer adotar um gato, conheça as quatro coisas mais importantes que deve considerar antes de tomar este passo. Uma adoção deve ser feita com consciência e de extrema responsabilidade.

1. Adotar um gato requer tempo e atenção

Os gatos são conhecidos por serem animais solitários, mas na realidade eles realmente precisam de muito amor e atenção. Se que adotar um gato saiba que o gatinho precisa de afeto diário e brincadeira para estimular o seu corpo e sua mente. Um gato entediado é um gato infeliz e não deve haver motivo que o leve a não ter a atenção que necessita. Brincar com o seu gato deve ser uma atividade de rotina, não só para o exercício físico e mental do seu gato, mas para construir o vínculo entre o adotante e o gato. Só porque o gato é capaz de ficar sozinho por longos períodos de tempo não significa que ele devem ser deixado sozinho o tempo todo. Um gato precisa de atenção, e se você trabalha horas muito longas ou estão fora da cidade com frequência, deve considerar  ter um animal de estimação que não precise de tanta consideração.

2. Situação económica estável

Não necessita de ser rico para adotar um gato, mas deve estar preparado para gatos em cuidados de rotina como comida, habitação, brinquedos e grooming. Além disso, o seu gato vai precisar de um check-up veterinário, pelo menos, uma vez por ano, ou mais se ficar doente ou ferido. Os gatinhos precisam de ser vistos por um veterinário com alguma frequência porque eles precisam de vacinas. Qualquer pessoa pode perder o seu emprego ou a sua fonte primária de rendimento a qualquer momento e sem aviso prévio. Por isso não se sinta mal se estiver a passar por dificuldades. Apenas certifique-se de que é capaz de fornecer para o seu felino a futuro os cuidados necessários.

 

3. Vida estabilizada

Certifique-se de que onde quer que você vive é confortável ter um gato na casa. Muitos apartamentos alugados e casas não permitem animais de estimação e é importante respeitar essas políticas. Ninguém prevê o futuro, mas antes de adotar um gato considere se tem possibilidade de ficar com o gatinho caso tenha que mudar de espaço. Os animais sentem, é muito triste de repente o animal sem culpa alguma e sem perceber o motivo sentir que não pode ficar mais com o seu compenheiro.

4. Paciência

Todos os animais de estimação exigem paciência. Precisará de ajustar a sua programação um pouco para atender às necessidades do seu gato, especialmente se tem um gatinho que precisa de treino para fazer as suas necessidade na caixa de areia. Precisa de paciência para o educar. Alguns gatos são mais sensíveis do que outros, então ao adotar um gato pode ter que esperar um pouco a fim de construir um vínculo com ele. Pode demorar um pouco mais para os gatos se aproximarem de nós e mostrarem afeto aos seus novos proprietários.

Há muitas coisas a considerar quando trazemos para casa um novo animal de estimação de qualquer espécie. Os gatos exigem tanto cuidado como qualquer outro animal. Eles são criaturas afetuosas que precisam de amor e atenção e fazem o melhor para verem os seus donos felizes. Então, se após esta leitura acha que está preparado para trazer um novo gato ou gatinho para sua casa siga em frente e sejam felizes!

Veja também:

Luhu, o gatinho mais triste do mundo
Gatinhos quais os cuidados a ter
3 Dicas como fazer o seu gato o amar mais

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

Deixar Mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *