acne felina

Acne Felina – Saiba como prevenir

Acne Felino

A acne felina é uma condição comum que aparece na pele dos gatos. Ela pode aparecer em qualquer idade, qualquer sexo, pode surgir e diminuir, ou ser teimosamente difícil de tratar. Os sinais variam de inflamações pouco visíveis a borbulhas severamente inflamadas. Alguns gatos não são aparentemente incomodados, mas para alguns pode ser muito doloroso. A perda de pêlo no local e vermelhidão também é frequente.

Aparecimento

O aparecimento de acne felina surge quando os gatos apresentam o queixo sujo (pequenos pontos pretos no queixo).
Para outros, isto pode progredir para inchado, feridas vermelhas que podem ou não inflamar.

O que causa acne nos felinos

Existem vários fatores que podem contribuir para acne felina como por exemplo:

  • Stresse
  • Falta de cuidado diário
  • Sobrecarga bacteriana (isto é, a partir de tigelas de comida sujas)
  • Produção de sebo anormal (substância oleosa)
  • Sensibilidade de contato / dermatite
  • Sistema imunológico suprimido
  • Infecção ou doença concomitante
  • As bacias plásticas de alimentos já foram consideradas um possível culpadas por causar acne felino, pensa-se que os níveis bacterianos encontrados em pratos de plástico podem ser o verdadeiro problema. Use vidro, metal ou pratos de cerâmica.

Como o queixo é diagnosticado?

Muitas vezes o diagnóstico de acne felina é feito pelo exame do seu veterinário. Ele irá querer descartar outras possibilidades, como ácaros, infecções fúngicas e bacterianas (primário ou secundário), pulgas e avaliar a sua saúde geral.

Os métodos de ensaio incluem culturas fúngicas e bacterianas, raspagens de pele e possivelmente uma biópsia de pele em casos graves.

 

Como a acne é tratada?

Pode ser tratada através de lavagem suave do queixo uma ou duas vezes por dia com um sabão suave, peróxido de benzoíla, clorexidina ou outro produto recomendado pelo seu veterinário.
Use compressas de água morna ou compressas de saco de chá vai ajudar a acalmar e curar. Use pratos de metal, vidro ou cerâmica para alimentos e água. Lave os pratos diariamente. Para casos mais graves, o seu veterinário provavelmente irá prescrever tratamentos adicionais.

O que fazer se o seu gato for afetado por acne felino?

Se suspeita que o seu gato tem acne felina, consulte o seu veterinário nos primeiros sinais observados. Isto irá reduzir ou prevenir infecções secundárias e tornar o tratamento mais fácil. Ele também irá reduzir quaisquer infecções relacionadas com o facto do gato arranhar o queixo em casos coceira.

Nota: Nunca use produtos humanos ou medicamentos no seu gato sem primeiro falar com o seu veterinário. Alguns produtos podem ser fatais para o seu felino.

O Blog Universo de gatos não assume qualquer responsabilidade pelo conteúdo desta página.

Este conselho não é um substituto a uma consulta adequada com um veterinário e destina-se apenas como um guia. Entre em contato com o seu veterinário local para aconselhamento ou tratamento imediato se estiver preocupado com a saúde do seu animal de estimação – mesmo que estejam encerrados, existe hospitais que dispõem de turnos diurnos e noturnos. Descubra mais sobre o que fazer em um fora de horas de emergência.

Veja também:

Esporotricose atinge humanos e gatos
Gatinhos quais os cuidados a ter
3 alergia a Gato – 7 grandes dicas

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

acne felina, gato com acne, gato com queixo inflamado, queixo de gato com pintas pretas


Nídia Silva

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Mantém-te ligada

Junta-te a comunidade e subscreve à newsletter semanal, assim ficas a par das últimas novidades.

© 2019 Universo de Gatos de Nídia Silva com ❤ Todos os direitos reservados