ácaros-nos_ouvidos

Ácaros nos Ouvidos do Gato

Os ácaros os ouvidos são parasitas que vivem nos ouvidos dos gatos, causando uma boa dose de irritação.

Os gatos infectados podem arranhar as suas orelhas excessivamente ou balançear a cabeça com frequência. Se você observar que o seu gato está a demonstrar esses sintomas o seu gato provavelmente tem ácaros nos ouvidos. Existem formas para prevenir o aparecimento de ácaros nos ouvidos. Saiba mais qui no nosso blog Universo de Gatos.

Ácaros nos ouvidos

Os ácaros nos ouvidos alimentam-se através de detritos da pele, fluidos celulares e sangue e podem roer o tecido do canal auditivo. Os ácaros nos ouvidos são uma infestação comum e são facilmente espalhados entre gatos e outros animais. O tratamento de ácaros da orelha envolve a remoção dos detritos das orelhas com o uso de um inseticida tópico no canal auditivo para matar os ácaros restantes e impedir o aparecimento de novos ácaros que choquem outros ovos. Todos os animais da casa têm de ser tratados – se não fizer isso, os ácaros da orelha do gato podem se alojar nas orelhas do outro animal.

Tratamento

Antes de tratar o seu gato,  você precisa de ter um prova de que eles realmente estão lá. Remova suavemente um pouco dos detritos quebradiços do canal auditivo do seu gato com uma bola de algodão. Em seguida, examine-o sob luz brilhante com um ampliador ou espalhe-o num pedaço de papel escuro. Qualquer movimento que haja incluindo pequenas manchas brancas móveis – significa ácaros. Às vezes os detritos de ácaros estão localizados no canal do ouvido. Se suspeitar que o seu gato tem ácaros, massageie suavemente a parte de trás da orelha na base entre o polegar e o indicador aplicando um produto de limpeza apropriado e limpe o ouvido do seu gatinho com frequência.

Para se certificar que realmente o seu gato sofre de ácaros nos ouvidos, leve o seu animal ao veterinário.

Como tratar

Tratar o caso do seu gato é um processo que envolve três etapas. O primeiro passo é limpar a orelha de forma a remover os parasitas. Pode usar uma solução de limpeza de ouvido (disponível em lojas para animais. Coloque várias gotas da solução no canal auditivo e massageie suavemente. A Massagem vai ajudar a trazer detritos para a parte externa da orelha onde ele pode ser enxugado e afastado com uma bola de algodão. Não use cotonetes, pois um deslizamento pode perfurar um tímpano. Repita o procedimento de limpeza até que os detritos tenham desaparecido.

 

Em seguida, você precisa administrar um miticida de orelha que poderá encontrar no seu veterinário ou em lojas de animais. Siga as instruções cuidadosamente, certificando-se de massagear as gotas muito bem e retirar qualquer excesso. Uma única limpeza e um tratamento com gotas de orelha não fará o truque, porque vasta existir um ácaro fêmea sobrevivente com ovos e começa tudo de novo. Limpe as orelhas do seu gato todos os dias e use o miticida seguindo todas as instruções (que pode demorar algumas semanas, dependendo do produto).

Finalmente, mantenha seu gato livre de ácaros nos ouvidos. Os ovos microscópicos do ácaro podem chocar dias após um tratamento, deve fazer um exame algumas semanas antes para que possa ter a certeza que o seu gato está livre de ácaros. Os gatos com ácaros na orelha também precisam de tratamento regular com desparasitantes externos.

Por vezes as pessoas ouvem falar de remédios caseiros. Na minha opinião sendo eu dona de três gatas e querer o melhor para elas, eu não tomo qualquer tipo de medida que envolva medicação (tirando uma coisa simples como por exemplo um produto de limpeza que pode ser indicado numa loja de animais) sem consultar primeiro a nossa veterinária em quem deposito 100% de confiança. Nem sempre estas informações são verdadeiras e até podem prejudicar o animal, por isso, consulte a ajuda de um profissional caso o problema do seu gatinho tenha a haver com saúde. Uma infestação não tratada de ácaros de orelha pode levar a uma doença de pele ou a uma infecção de orelha.

O Blog Universo de gatos não assume qualquer responsabilidade pelo conteúdo desta página.

Este conselho não é um substituto a uma consulta adequada com um veterinário e destina-se apenas como um guia. Entre em contato com o seu veterinário local para aconselhamento ou tratamento imediato se estiver preocupado com a saúde do seu animal de estimação – mesmo que estejam encerrados, existe hospitais que dispõem de turnos diurnos e noturnos. Descubra mais sobre o que fazer em um fora de horas de emergência.

Veja também:

Ouvidos – 4 Problemas comuns nos gatos
Gatinhos quais os cuidados a ter
3 Dicas como fazer o seu gato o amar mais

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

ácaros nos ouvidos, gato com ácaros nos ouvidos, gato com otite, parasitas nos ouvidos


Nídia Silva

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Mantém-te ligada

Junta-te a comunidade e subscreve à newsletter semanal, assim ficas a par das últimas novidades.

© 2019 Universo de Gatos de Nídia Silva com ❤ Todos os direitos reservados