temperatura do gato

A temperatura do gato – Tudo o que precisa de saber

Assim como os humanos, os gatos mantêm uma temperatura corporal constante e por isso, são chamados de animais homeotérmicos. Entender e conhecer a temperatura do seu gato é essencial para o seu bem estar.

A temperatura do gato normal varia entre 38 a 39,2° Celsius

Por vezes um simples stress como uma ida ao veterinário pode geral uma subida de temperatura mesmo que seja um processo temporário.

A forma mais fiável de medir a temperatura do gato é através da via retal. A grande maioria dos gatos, ficam bastante irritados ao tentar medir a temperatura por via retal e por isso alguns veterinários não fazem a mensuração da temperatura retal do gato caso esse esteja normal em casa e sem queixas que remetam a suspeita de febre.
Medir a temperatura do corpo pela umidade do nariz não é confiável. Por vezes um veterinário poderá sentir uma febre através das orelhas ou gengivas.

Quando ocorre uma infecção, o corpo geralmente aumenta a temperatura interna como uma forma de combater e matar o organismo infeccioso, a este processo damos o nome de pirexia .

Como entender a temperatura do gato:

Um dos sintomas que poderá indicar que o seu gato não está confortável é a ansiedade . Quando um gato está incomodado com alguma coisa poderá ficar inquieto e entrar em ansiedade.

A respiração do seu gato fica acelerada quando ele está com febre. Tente ouvir os batimentos cardíacos dele, repare que também estarão mais acelerados que o habitual.

O nariz dos gatos deve estar sempre úmido. Um gato com febre poderá ter o nariz ressecado.

 

O seu nariz pode ficar assim por outros motivos, então não use somente esse critério para diagnosticar se o seu gato está com febre.

Além do nariz seco, as orelhas e patas do gato também estarão mais quentes e vermelhas que o normal.

Á medida que a febre aumenta o gato perde o apetite, torna-se mais apático e deprimido e os olhos ficam mais pesados

Se suspeita que o seu gatinho está com febre , leve-o ao veterinário para que seja determinada a causa do seu estado de saúde.

O Blog Universo de gatos não assume qualquer responsabilidade pelo conteúdo desta página.

Este conselho não é um substituto a uma consulta adequada com um veterinário e destina-se apenas como um guia. Entre em contato com o seu veterinário local para aconselhamento ou tratamento imediato se estiver preocupado com a saúde do seu animal de estimação – mesmo que estejam encerrados, existe hospitais que dispõem de turnos diurnos e noturnos. Descubra mais sobre o que fazer em um fora de horas de emergência.

Veja também:

5 Maneiras de criar amizade com gato
Gatinhos quais os cuidados a ter
3 Dicas como fazer o seu gato o amar mais

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

animais homeotérmicos, febre gato, gato com febre, gato febre alta, homeotermia, medir temperatura no gato, pirexia


Nídia Silva

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Mantém-te ligada

Junta-te a comunidade e subscreve à newsletter semanal, assim ficas a par das últimas novidades.

© 2019 Universo de Gatos de Nídia Silva com ❤ Todos os direitos reservados