9 Dicas para o seu gato não fazer as necessidades fora da caixa

9 Dicas para parar o seu gato de fazer as necessidades fora da caixa

Os gatos são animais bastante limpos e quando educados fazem as suas necessidades sem pedir ajuda.

Uma das melhores razões para escolher um gato é que ao contrário dos cães, não tem que levá-los a fazer as suas necessidades. Eles para além de tomarem a iniciativa são bastante limpos. Portanto, se o seu gato urinar fora da caixa de areia, não é algo que seja comum. Experimente estas 9 dicas para acabar com esse incómodo.

1. Visitar o veterinário

Antes de fazer qualquer coisa, certifique-se que o gato não tem uma condição médica que faz com que ele vá urinar fora da caixa. Se for um motivo de sáude, é importante que descubra a causa.

2. Manter a caixa de areia limpa

A maioria dos gatos são exigentes e gostam de ter a sua a caixa de areia sempre limpa. Se não houver uma boa higiene o seu gatinho provavelmente irá entrar em stress pelo que provocará outros transtornos.

3. Neutralizar

Se tem um gato macho, ele pode querer marcar território. Educa-lo muitas vezes resolve esse problema. Se ainda assim persistir, converse com o seu veterinário acerca de algumas opções de treino.

4. Dar opções

Tendo várias caixas também pode ajudar. Isto é especialmente importante se tiver mais que um gato. Coloque as caixas em locais diferentes. A maioria de gatos não quer fazer as suas necessidades em caixas expostas. Caixas de areia fechadas são uma boa opção. Dê ao seu gato algumas escolhas para perceber qual ele prefere.

5. Recompensar com um elogio

Quando o seu gato urinar dentro da caixa de areia dê-lhe um elogio e até mesmo uma recompensa. Pode ser um petisco, ou uma sessão de brincadeira. O gato responde muito bem ao reforço positivo.

 

6. Área restrita

Se o seu gato está a ir constantemente a uma área particular, deve restringir o acesso a essa área até que ele use a caixa de areia. Comece por colocar a caixa num lugar pequeno e expanda a sua área gradualmente.

7. Limpar os tapetes

Se o seu gato urinar no seu tapete, precisará de limpá-lo de forma a eliminar o cheiro, pois de outra forma eles continuarão a usar o tapete.

8. Feromônios

Eu não tentei isso, mas alguns acreditam que a pulverização de um feromônio felino, como Comfort Zone com Feliway no lugar fora da caixa de areia onde seu gato foi irá afastá-lo. Obviamente, não deverá pulverizar pela casa todas em todos os dias, mas por exemplo no caso do tapete é uma excelente opção.

9. Contactar Profissionais

Se já tentou tudo e o seu gato ainda não está a usar a sua caixa de areia, é hora de chamar um profissional. Um instrutor poderá ajudá-lo a resolver o seu problema. Na verdade, chamar um profissional antes de tentar todas essas coisas pode poupar tempo e dinheiro, porque eles vão saber como descobrir exatamente o que está a a contecer com o seu gato mais rápido do que você.

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

Deixar Mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *